segunda-feira, maio 31

FERREIRA GULLAR - Prémio Camões


O poeta e dramaturgo brasileiro Ferreira Gullar, nascido em 1930, venceu o Prémio Camões 2010, anunciou hoje a ministra da Cultura Gabriela Canavilhas em Lisboa acompanhada pelos membros do júri.

Um dia li, de um fôlego, “Toda a Poesia” de Ferreira Gullar e escrevi em cima das páginas impressas com a sua magnífica poesia uma série de 25 modestos poemas. Só assim acontece quando por detrás da leitura vive o gozo dela por ser voluptuosa a relação com a poesia mais do que com a técnica perfeita dela. No caso de Gullar é tudo mais do que perfeito mesmo quando se não entende, em suas linhas, perfeição alguma. É um ir mais além. Um nada que se subentende. Uma voz que se eleva por cima do pensamento.

.

domingo, maio 30

FARENSE

O Farense subiu à 2ª Divisão. Eis uma notícia que me enche o coração de alegria. O clube da minha cidade, no qual me iniciei na prática desportiva, afundado pelos erros de gestão, e a má sorte, emerge devagar. Algo está a mudar e espero que a cidade e o futebol se não prejudiquem mutuamente e, pelo contrário, se engrandeçam. Uma tarefa difícil e exigente. Mas se no passado, tantas vezes, foi possível por que não no presente?
.


In A Defesa de Faro
.

Portugal Old, New and Undiscovered



MUNDIAL (III)

Conversa, relações públicas, publicidade, fazem parte do fenómeno do futebol. É a parte do negócio. As audiências, as transferências, as comissões, os empresários, a capacidade de gerar a paixão de que o povo precisa. No fim, se o jogo for limpo, o que duvido, vence a selecção que resistir melhor à pressão, recolhendo para si o maior reconhecimento público. Portugal vai iniciar o Mundial como a terceira selecção no ranking da FIFA. À nossa frente somente a Espanha e o Brasil. Mesmo que a glória seja efémera, ainda para mais em tempo de crise, a nossa obrigação é ganhar um lugar entre as quatro melhores.
.

sábado, maio 29

JARDIM BORDALLO PINHEIRO


Fui visitar o Jardim Bordallo Pinheiro, criação de Joana Vasconcelos, no Museu da Cidade. Tão perto de minha casa, familiar à vista na passagem para o centro da cidade, mas pouco visitado. Mas valeu muito a pena a visita. O Jardim Bordallo Pinheiro é uma pequena jóia no género. Mas o museu merecia dispor de alguns equipamentos que o tornariam mais acolhedor e atraente. Pequenos detalhes e modernidades que não acarretam despesa … mas essa parte fica para as sugestões que vou enviar para a CML.
.

terça-feira, maio 25

SINAIS DE GUERRA


Werner Bischof    -   SOUTH KOREA. Kaesong. South Korean soldiers. Located just below the 38th parallel, in 1951 Kaesong was chosen as the sight of the first truce talks between Northern and Southern Korea, and in 1953 it was incorporated into North Korea. Between 1950 and 1953 the Democratic People's Republic of Korea (North Korea) fought against the Republic of Korea (South Korea). The United Nations, with the United States as the principal participant, joined the war on the side of the South Koreans, and the People's Republic of China came to North Korea's aid. The armistice divided Korea into a Northern and a Southern part, along the 38th parallel. 1952.

.

segunda-feira, maio 24

Mundial (II)



A coisa começou mal!
.

'Património de Origem Portuguesa no Mundo'

A partir daqui uma verdadeira notícia do mundo da cultura. É hoje lançado, pelas 18,30 horas, na Fundação Gulbenkian, o primeiro de três volumes da obra 'Património de Origem Portuguesa no Mundo', dedicado à ‘América do Sul. Arquitetura e Urbanismo’. O projecto, que teve início em 2007, é coordenado pelo Prof. José Mattoso.
.

sábado, maio 22

MOURINHO - MAIS UMA VEZ! ...



AI...AI ...


ALBERT CAMUS - “UNA VISIÓN Y UN PENSAMIENTO EN EVOLUCIÓN”


Hace 50 años, el 4 de enero de 1960, Albert Camus murió en un accidente de auto, lo que privó al mundo muy tempranamente de uno de los más eminentes escritores, Premio Nobel de Literatura 1957.

En conmemoración de este hecho se realizará en Buenos Aires, los días 23, 24 y 25 de agosto de 2010, el Coloquio Internacional : “Albert Camus, una visión y un pensamiento en evolución”.

Con el auspicio de la Société des Études Camusiennes,de la Alianza Francesa, de La Academia Nacional de Ciencias de Buenos Aires y de la Cancillería Argentina, con la adhesión de la Fundación Villa Ocampo, se organiza el COLOQUIO INTERNACIONAL ALBERT CAMUS “UNA VISIÓN Y UN PENSAMIENTO EN EVOLUCIÓN” que se llevará a cabo los días lunes 23, martes 24 y miércoles 25 de agosto de 2010 en la Ciudad Autónoma de Buenos Aires (República Argentina).

[Por informação de Maria Luísa Malato que me diz poder vir a realizar-se um Colóquio em Portugal no final do ano.]
.

quinta-feira, maio 20

BANQUEIROS AOS SEUS LUGARES ...


Justine Reyes

Dá vontade de chorar - mais raiva do que tristeza - ouvir dizer isto àqueles mesmos que durante anos massacraram os portugueses com campanhas intensivas no sentido contrário àquilo que hoje apregoam em tom dramático senão provocatório. Lembro-me de um dia ter sido eu a massacrar um mensageiro qualquer, coitado, sediado algures num call-center, dando-lhe recado para transmitir ao chefe que não queria mais cartão de crédito nenhum, que estava farto de receber telefonemas com as mais incríveis ofertas, que não me telefonassem mais àquela hora, que as vantagens que me ofereciam eram impossíveis de cumprir, blá blá blá … há que tempos que o telefone não toca (!) mas os mandantes, hoje, não mostram arrependimento (nem se suicidam!), antes pelo contrário, escondem de forma agressiva, e grosseira, as suas responsabilidades como se os cidadãos, clientes … consumidores … tivessem nascido ontem. Honra seja feita aqueles poucos banqueiros que, certamente, por pudor, se mantêm em recato.
.

quarta-feira, maio 19

LULA PARA QUÊ?


Uma vergonha os critérios editoriais da maior parte da nossa comunicação social. Estava a ver, e ouvir, agora mesmo, na RTPN o discurso, de improviso, e em directo, de Lula da Silva no final da última cerimónia pública da visita do presidente do Brasil a Portugal, que deverá ser a última nessa  qualidade, quando a voz do repórter se sobrepôs e a emissão passou para o estúdio. O discurso era muito interessante mas não cheirava a escândalo e Lula falava ao lado de Sócrates. Nos outros canais nada de Lula em directo pois que importância tem para os nossos pigmeus do jornalismo a opinião de um dos políticos mais influentes a nível global! Num outro canal estava Passos Coelho, noutro Bagão Félix e nos outros coisa nenhuma! E assim vamos andando!
.

terça-feira, maio 18

AINDA O CASAMENTO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO


Justine Reyes

In Da Literatura

Os sectores mais conservadores da direita (e de alguma esquerda) andaram anos a dizer que o casamento entre pessoas do mesmo sexo provocaria alarme social, fazendo desmoronar a família tradicional. (...)

Se houvesse alarme, a sociedade tradicional tinha-se mobilizado. Ora nem a Igreja, que se limitou a cumprir os mínimos, nem os partidos da direita, desobrigados de acção directa para lá da retórica parlamentar, fizeram mais do que salvar as aparências. Em Fevereiro, a marcha da indignação deu a medida do desinteresse do país real.

Dentro de dias, quando for publicada a Lei ontem promulgada pelo Presidente da República, Portugal tornar-se-á o oitavo país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Para já, os outros sete são a África do Sul, a Bélgica, o Canadá, a Espanha, a Holanda, a Noruega e a Suécia (cinco monarquias!). Além destes, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal em seis estados americanos: Connecticut, District of Columbia (Washington), Iowa, Massachusetts, New Hampshire e Vermont. E também na tribo Coquille da Nação Navajo. E ainda na cidade do México e no estado de Coahuila. Israel, por exemplo, não casa mas reconhece os casamentos efectuados noutros países. Estamos a falar de casamento. (...)
.

domingo, maio 16

O RELATOR


A "JUSTIÇA"


Fotografia de Hélder Gonçalves

A justiça em Portugal não é feita pela hora do nosso tempo mas por uma hora antiga. São infindáveis os danos das penas aplicadas pela usura do tempo. A suspeita duradoira faz a vez do castigo. Assim se encobrem os culpados com o silêncio dos inocentes. O quarto poder decide a pena a aplicar a que se segue o silêncio da morte. Diz-se que só os ricos podem lutar contra a injustiça. Eu digo que nem os ricos. A justiça passeia-se impune perante os olhos da nossa sociedade impotente. Até quando? [A propósito, e apesar, do que aqui se escreve.]
.

quarta-feira, maio 12

CRESCIMENTO - o ângulo da notícia


                                     Justine Reyes

O Expresso coloca este título para a notícia do dia acerca da economia: Portugal cresce 1% nos primeiros três meses. O JN utiliza este: Economia nacional com o maior crescimento da UE

Quais as razões do Expresso para esconder as boas notícias? Ou, se quiserem ser pessimistas, as notícias menos más? A economia em Portugal cresceu mais do que o previsto, registando o maior crescimento da UE. Ponto final. Mais tarde virão outras notícias e, certamente, algumas serão más notícias. Nem é preciso ser adivinho ou economista, mas cada notícia no seu galho ...
.
O EUROSTAT confirma.
.

segunda-feira, maio 10

BENFICA



Pronto! O Benfica é campeão. Os bastidores do futebol não devem ser melhores, nem piores, do que os bastidores da política ou de qualquer outra actividade humana. Não sei, na verdade, se vencem sempre os melhores. Acho, sinceramente, que não. Mas se os que vencem são os nossos somos capazes de, sem esforço, considerá-los os melhores do mundo. Fora do terreno do jogo - com suas regras - tantas vezes inexplicáveis, ou mal aplicadas, restam os adeptos, a massa associativa(!), espectadores, hoje mais telespectadores que, apaixonados, se degladiam. Fiquei contente, mas era excusada a violência que a inevitável paixão não justifica.  

domingo, maio 9

ANIVERSÁRIOS


Esperar é deixar o tempo passar, compreender que o tempo não nos espera. Não é o tempo que nos envelhece. O combate da nossa vida não é contra o tempo. É contra nós mesmos. O que somos para os outros e como nos vemos a nós próprios. É como nos sentimos quando nos olhamos ao espelho e nos vemos. Sós. Sem mais ninguém. Ver correr à desfilada as imagens dos que mais amamos. É isso viver. Na fronteira do vazio da vida que não deixa nada para contar. Uma memória apagada no dia da missa do sétimo dia. As vidas comuns. As vidas de milhões dos nossos irmãos de caminhada em levas sucessivas. Vidas com prazo. Finitas. Escreveu Camus: “a imortalidade é uma ideia sem futuro”. Observação certeira. 22/05/2008

                           Agostinho Roseta no jantar de extinção do MES (fragmento)
.

sábado, maio 8

POR QUEM OS SINOS DOBRAM





































Fotografia de Hélder Gonçalves

Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do género humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti.

John Donne

[Epígrafe a “Por Quem os Sinos Dobram” de Ernest Hemingway.]
.

B.B. King

quinta-feira, maio 6

U.K. - ELEIÇÕES (HOJE)


Fotografia de Hélder Gonçalves

No Margens de Erro:

1. Conservadores deverão ter mais votos.
2. Impossível saber o que se passa entre Trabalhistas e Liberais Democratas.
3. Nenhum simulador sugere a possibilidade de uma maioria absoluta para os Conservadores.
.
Exit poll gives Tories 307 seats, Labour 255 and the Lib Dems 59.
.

quarta-feira, maio 5

Cristiano, un futbolista bestial, superlativo ...


Num dia de recolhimento por efeitos da alergia, que sempre me ataca pela primavera, para fechar este assunto antes do mundial, vi agora mesmo o Cristiano Ronaldo marcar três golos seguidos ao Maiorca, um hack-tric na linguagem dos futebóis. O El País escreve que Ronaldo é un futbolista bestial ...
.

.

O PAPA E O PALCO


O palco para o Papa celebrar missa no renovado Terreiro do Paço ganhou forma. O Tomás Vasques tem razão: o cenário é espectacular.
.

sábado, maio 1

FUTEBOL - CAMUS E OUTROS



Algumas imagens de Albert Camus a propósito de um assunto sério: o futebol.
.

ALBERT CAMUS - Solitaire et Solidaire


Os meus amigos António Reis e Fátima fizeram-me chegar às mãos uma prenda escolhida em liberdade. Antes não me havia sido possível encontrar – por estar esgotado – este livro: Albert Camus, Solidaire et Solitaire, de autoria de sua filha Catherine Camus, edição Michel Lafon. Um livro composto por imagens, fotografias e não só, já conhecidas ou reveladas. Está lá o homem todo, sua vida e obra, uma luz que brilha por entre as sombras que povoam o nosso tempo.

« Mes enfants et mes petits-enfants, mes neveux et ma petite-nièce ne l’ont pas connu. Pour eux, j’ai voulu traverser toutes les images. Pour retrouver son rire, sa légèreté et sa générosité, pour retrouver cet homme attentif et chaleureux qui me laissait vivre. Pour montrer, comme l’écrit Séverine Gaspari, qu’Albert Camus était "un homme parmi les hommes et qui tenta, parmi ces hommes, d’être aussi homme qu’il le pouvait". » Catherine Camus
.