quarta-feira, abril 1

UM PROBLEMA QUE VEM DE LONGE

Michael Matsil

O ponto de vista situacionista: tudo o que aconteceu na educação nos últimos quatro anos não é verdade. Mas será verdade o que aconteceu nos últimos 149 anos? Durante quase século e meio ocuparam a pasta da Educação 120 Ministros. Destes só 7, contando com a actual ministra, exerceram funções por mais de 4 anos.
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terça-feira, março 31

ACERCA DA CRISE

Carlos Tarrats

A crise financeira internacional vai revelando um infindável cortejo de aberrações na gestão dos empórios financeiros e industriais, um magma, por vezes indecifrável, de aberrantes privilégios que só podem encontrar justificação na crença cega nas virtudes do mercado como antes, com o império soviético, muitos acreditaram cegamente nas virtudes da propriedade colectiva dos meios de produção. O problema é que, sob as mais diversas formas, a crise faz sempre engrossar as fileiras dos extremistas. Os cidadãos trabalhadores, em todos os níveis da escala social, crentes na vantagem do regime democrático, exigem que os governos eleitos não distribuam os recursos de todos em favor dos “ladrões do templo”. Os governos democráticos não podem ceder às facilidades de apoiar, indiscriminadamente, quem mais alto grita a sua aflição. Não quero sequer pensar que aqueles que pagam, a tempo e horas, os seus impostos, contribuições, taxas e afins, os cidadãos cumpridores das suas obrigações perante a comunidade, sejam espoliados por uma aliança espúria entre políticos eleitos e ladrões com estatuto de empreendedores. É preciso desmanchar a trama. E para surpresa de muitos que acreditaram, com boa fé, nos amanhãs que cantam, têm que ser os partidos do centro esquerda a tomar a iniciativa de empreender políticas regeneradoras. A direita fará sempre renascer a especulação desenfreada, a esquerda da esquerda os mitos do colectivismo empobrecedor. É preciso, nesta época difícil, como aconteceu outras vezes no passado, ter a coragem de defender as reformas centradas no bom senso, na conciliação dos interesses, na defesa de um modelo de radicalismo centrista. A alternativa é o populismo que conduz à guerra. Mas como os políticos do ocidente, seja qual for o seu quadrante político, nos dias de hoje, não têm a memória da guerra era uma boa terapia que frequentassem a rua e ouvissem, na pastelaria, a conversa da mesa do lado. Um exercício simples mas eloquente para informar políticas. Como Obama confessava, numa entrevista recente, faz-lhe falta ouvir a rua e essa falta, na verdade, é um handicap terrível para os políticos da era mediática.
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segunda-feira, março 30

25 de Abril de 1974 - três momentos fascinantes

Foto de Bruno Barbey
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A rendição de um PIDE

Num post anterior, publicado em 16 de Março, aniversário do «Golpe da Caldas» descrevi, de forma mais sucinta possível, a minha insólita participação na coluna de Salgueiro Maia na madrugada do 25 de Abril.

Nessa madrugada já após termos ultrapassado a coluna de Salgueiro Maia não sei já se na Rua do Arsenal, ou na Av. Ribeira das Naus, entrámos, ia alta a noite, no Quartel do Campo Grande e desde essa madrugada, até depois do dia 1º de Maio de 1974, não saí do quartel senão uma única vez.

Não vivi na rua a verdadeira festa do 25 de Abril após a consumação da vitória da revolução. Não assisti à enxurrada de manifestações populares nem participei, com muita pena minha, na manifestação do 1º de Maio de 1974. Os soldados ficaram, horas a fio, alinhados nas casernas, por detrás das janelas de armas apontadas para a rua, preparados para o que desse e viesse. Alguém tinha que cuidar desses detalhes da «cozinha» da revolução.

Num desses dias, estava de oficial de dia o António Dias, quando foi procurado por alguém que da rua pretendia falar. Era um agente da PIDE que se queria entregar. Foi recebido com deferência. Identificou-se e fez a entrega da arma. Uma bela pistola que, devo confessar, me suscitou cobiça e nunca mais esqueci.

De seguida coube-me a tarefa de o escoltar a caminho da Ajuda onde o entreguei em «Cavalaria 7» ou «Lanceiros 2». Foi a minha única saída do quartel em todos aqueles dias de brasa.

No percurso, realizado em jipe, nem uma palavra se trocou. Lembro-me de ter cumprido a missão, com rapidez, respeitando e defendendo, do primeiro ao último momento, a dignidade de um homem aterrorizado que tinha passado, de um dia para o outro, de agente do poder a prisioneiro do poder.
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O passo em frente

Os dias que se seguiram ao 25 de Abril foram de ansiedade e expectativa. Nas ruas a euforia disfarçava o nervosismo mas nos quartéis o ambiente não era de certezas definitivas. O Oficial que assumiu o Comando da minha unidade, certamente o Major Azevedo, mandou reunir os oficiais milicianos.

Formámos um semi-círculo e o comandante perguntou se alguém estava contra, ou tinha reservas, face ao Movimento das Forças Armadas. Quem estivesse contra daria um passo em frente. Gerou-se um ambiente de silêncio e passividade total.

Eis senão quando o Graça (Mário), o de Moçambique, deu um passo em frente. Ficámos sem saber o que pensar. Mas ele explicou. Não tinha a certeza se os militares levariam até ao fim o processo de libertação do povo português e a descolonização.

Ficamos mais descansados e destroçamos com sorrisos. Na prática todos os oficiais milicianos do quartel estavam com o MFA.

Mário Viegas

Mas o oficial miliciano mais fascinante do meu Quartel era o Mário Viegas. O seu estatuto no serviço militar era apropriado ao seu talento de actor.

Vivemos em comum aqueles momentos inesquecíveis em que a liberdade foi devolvida aos portugueses. Tinha por ele um natural fascínio que sempre me retribuiu até à sua morte prematura.

Por um daqueles dias entre o 25 de Abril e o 1 de Maio de 1974, se não erro, no Quartel do Campo Grande, assisti ao espectáculo mais extraordinário de toda a minha vida. Havia que festejar o que agora comemoramos com nostalgia. O refeitório foi transformado numa sala de espectáculos. Nele se reuniu toda a gente de serviço no quartel.

Imaginem o elenco daquela festa improvisada: Carlos Paredes, Zeca Afonso e Mário Viegas. Todos mestres geniais na sua arte. A certa altura o Mário Viegas subiu para o tampo de uma mesa e a poesia brotou, em palavras ditas, como se diante de nós se revelasse um novo mundo ou tivéssemos da vida renascido.

[A partir de um conjunto de posts publicados no Absorto em Março/Abril de 2004.]
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Fascistas de vanguardia

[Também em IraoFundoeVoltar]
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domingo, março 29

El error Ratzinger se agiganta

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Vivemos num mundo em que é preciso escolher sermos vítimas ou carrascos e nada mais.

“Antinomias políticas. Vivemos num mundo em que é preciso escolher sermos vítimas ou carrascos – e nada mais. Esta escolha não é fácil. Pareceu-me sempre que na realidade não há carrascos, há apenas vítimas. No fim de contas, bem entendido. Mas é uma verdade que está pouco espalhada.
Gosto imenso da liberdade. E para todo o intelectual, a liberdade acaba por confundir-se com a liberdade de expressão. Mas compreendo perfeitamente que esta preocupação não está em primeiro lugar para uma grande quantidade de europeus, porque só a justiça lhes pode dar o mínimo material de que precisamos, e que, com ou sem razão, sacrificariam de bom grado a liberdade a essa justiça elementar.
Sei estas coisas há muito tempo. Se me parecia necessário defender a conciliação entre a justiça e a liberdade, era porque aí residia em meu entender a última esperança do Ocidente. Mas essa conciliação apenas pode efectivar-se num certo clima que hoje é praticamente utópico. Será preciso sacrificar um ou outro destes valores? Que devemos pensar, neste caso?” (Texto escrito entre Setembro e Outubro de 1945.)

“Antinomies politiques. Nous sommes dans un monde où il faut choisir d´être victime ou bourreau – et rien d´autre. Ce choix n´est pas facile. Il m´á toujours semblé qu´en fait il n´y avait pas de bourreau, mais seulement des victimes. Au bout du compte, bien entendu. Mais c´est une vérité qui n´est pas répandue.
J´ai un goût très vif pour la liberté. Et pout tout intellectuel, la liberté finit pour se confondre avec la liberté d´expression. Mais je me rend parfaitement compte que ce souci n´est pas le premier d´une très grande quantité d`Européens parce que seule la justice peut leur donner le minimum matériel dont ils ont besoin et qu´à tort ou à raison ils sacrifieraient volontiers la liberté à cette justice élémentaire.
Je sais cela depuis longtemps. S´il me paraissait nécessaire de défendre la conciliation de la justice et de la liberté, c´est qu´à mon avis là demeurait le dernier espoir de l`Occident. Mais cette conciliation ne peut ce faire que dans un certain climat qui aujourd´hui n´est loin de me paraître utopique. Il faudra sacrifier l´une ou l´outre de ces valeurs ? Que penser, dans ce cas ? »*


Vivemos num mundo que não escolhemos
foi-nos dado viver nele e buscar um destino
ser colhidos como uma flor nascida acaso
na beira da estrada ou no canteiro florido
do lugar que não escolhemos para nascer

vivemos num mundo sombrio onde a luz
alumia um só caminho que não sabemos
percorrer lugar perdido em que é preciso
escolher toda a vida o incrédulo absurdo:
sermos vítimas ou carrascos e nada mais.

* Citação de 1945, in versão portuguesa dos Cadernos de Albert Camus – Caderno Nº 5 (Setembro 1945 – Abril de 1948) - página 131, edição Livros do Brasil; in versão original francesa “Carnets (1935 – 1948) – “Cahier V (Septembre1945- avril 1948) – página 1026, Oeuvres complètes – II. (Mesmo quando surgem duvidas tenho mantido sempre a tradução original.) [Também no Caderno de Poesia.]

sábado, março 28

VAMOS LÁ A MAIS 1 HORA E MEIA DE SOFRIMENTO


O futebol está mais polémico do que nunca. No mau sentido. Quanto mais a crise aperta mais se aguça o engenho para ganhar a qualquer custo. O negócio esmaga absolutamente o jogo. Duvidamos do carácter aleatório dos resultados – o grande encanto do jogo. Pairam suspeitas com cada vez mais evidências empíricas acerca da verdade desportiva. Até há pouco tempo as selecções nacionais pairavam – ao menos na aparência – acima desta descrença. Mas as selecções nacionais, que podiam ser um último reduto benévolo de um nacionalismo são, tornam-se, pouco a pouco, numa réplica, com bandeira e hino, dos negócios de ligas, sociedades anónimas desportivas e empresários. O passo seguinte é acabar com as selecções em nome da competitividade e da salvação do futebol. Parece-me que está tudo ao contrário! Entretanto vamos ver se o Prof. Queiroz com aquele ar de deputado, deambulando nos Passos Perdidos, consegue fazer um esforço para transmitir um sopro de entusiasmo à selecção. Neste jogo Portugal (10ª selecção no ranking da FIFA, com 1025 pontos) confronta-se com a Suécia (25ª, com 782 pontos). Se não ganharmos confirma-se uma fase de declínio que aparenta ter tomado conta dos destinos da selecção e do futebol português. Se ganharmos acende-se uma luz ao fundo do túnel.
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Clarice Lispector

No dia 31 de Março estreia no Chapitô, a peça teatral "Que Mistérios tem Clarice" que aborda a vida e obra de uma das escritoras brasileiras mais emblemáticas do século XX. Com esta peça, Rita Elmôr recebeu a indicação para o prémio Shell de melhor actriz no ano de 1998.

A seguir, nos dias 1 e 2 de Abril, realiza-se na Casa Fernando Pessoa um colóquio sobre a escritora que contará, entre outros, com a presença da Profª Nadia Gotlib (Universidade de São Paulo) - autora da fotobiografia de Clarice da qual foram retiradas as imagens que compõem a mostra "Clandestina Felicidade" que poderá ser vista de 01 de Abril a 15 de Maio também na Casa Fernando Pessoa - e do Prof. Carlos Mendes de Sousa (Universidade do Minho), especialista em literatura brasileira, autor do livro: Clarice Lispector. Figuras da Escrita.

Como um recital, o espectáculo "Que Mistérios tem Clarice" reúne fragmentos de contos, entrevistas, cartas, reflexões e crónicas da autora. A peça busca as vivências mais quotidianas da escritora que tinha uma extraordinária capacidade de abordar o universo feminino a partir das suas próprias experiências.Rita Elmôr ressalta que a peça destaca textos onde Clarice falava sobre si mesma, a sua relação com a família e com o ato de escrever.

Confissões explícitas nos seus relatos escritos entre 1968 e 1973.

A encenação de Luiz Arthur Nunes, foi centrada no texto e privilegiou a palavra. A montagem se propõe a levar o espectador numa viagem imaginária para dentro da casa da escritora, conversando com ela, compartilhando momentos íntimos e desfrutando de sua inteligência, delicadeza e ironia, num clima de mistério e fantasia.
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sexta-feira, março 27

Maneiras Cooperativas de Pensar e Agir - Contributo para a História do Cooperativismo

Fotografia de Hélder Gonçalves

O José Hipólito dos Santos vai lançar um livro acerca de um tema interessante e muito pouco estudado: a história do cooperativismo. É na Universidade Lusófona – Campo Grande – em Lisboa, no dia 3 de Abril, pelas 18,30 horas. O edifício desta Universidade é o mesmo onde estava instalado o 2º Grupo de Companhias de Administração Militar (2ºGCAM) onde eu prestava serviço militar aquando do 25 de Abril de 1974. Coincidências.
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terça-feira, março 24

ANTÓNIO QUADROS

Leio em Da Literatura que o governo aprovou, no passado mês de Janeiro, a Fundação António Quadros. Fez bem o governo. Dão-se alvíssaras a quem, nos vários quadrantes político-partidários, emita um juízo, uma opinião …!
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PLAYBOY

“Playboy” desnuda os seus arquivos na Internet – o “Público” presta um verdadeiro serviço público.
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sábado, março 21

DIA MUNDIAL DA POESIA

Fotografia de Hélder Gonçalves

Não: não digas nada!
Supor o que dirá
A tua boca velada
É ouvi-lo já
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É ouvi-lo melhor
Do que o dirias.
O que és não vem à flor
Das frases e dos dias.
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És melhor do que tu.
Não digas nada: sê!
Graça do corpo nu
Que invisível se vê.

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No: ¡No digas nada!
Suponer lo que dirá
Tu boca velada
Es oirlo ya
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Es oir lo mejor
De lo que dirías.
Lo que eres no viene a la flor
De las frases y de los días.
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Eres mejor de lo que tú.
No digas nada: ¡Sé!
Gracia del cuerpo desnudo
Que invisible se ve.

Fernando Pessoa (5/6-2-1931)

[Pelo Dia Mundial da Poesia a minha homenagem aos sites poesias coligidas de F E R N A N D O P E S S O A, edição bilingue, português/espanhol e HARTZ, Revista Digital Española de Poesia que muito contribuem, de forma séria e persistente, para a divulgação da poesia e, em particular, da poesia portuguesa.]
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sexta-feira, março 20

A imortalidade é uma ideia sem futuro.

“Privado daquilo que é pecado, o homem não poderia viver; mas viveria perfeitamente privado do que é são.” – A imortalidade é uma ideia sem futuro.

“Privé de ce qui est péché, l´homme ne saurait vivre; il ne vivrait que trop bien privé de ce qui est saint. » - L´immortalité est une idée sans avenir.*


Viver a vida inteira. O muito. O pouco.

O nada. O que se queira.


Feliz é viver a vida inteira

sem memória.


Infeliz é morrer com a obra

no cabouco.


A imortalidade é uma ideia sem futuro.


* Citação de 1941, in versão portuguesa dos Cadernos de Albert Camus – Caderno Nº 3 (Abril de 1939 – Fevereiro de 1942) - página 168, edição Livros do Brasil; in versão original francesa “Carnets (1935 – 1948) – “Cahier III (avril 1939 – février 1942) – página 922, Oeuvres complètes – II.

[Também no Caderno de Poesia.]
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quinta-feira, março 19

Uma coisa bem esgalhada!



E porque não fazer uma projecção para o ano 3000?

Carlos Tarrats

O futuro é assim tão longe? E porque não fazer uma projecção para o ano 3000, ou mesmo para o ano 10000, assim para uma época indefinível, um mundo imperscrutável, com pessoas que podem ter recomeçado a rastejar com as árvores mortas sem memória dos frutos que delas pendiam, gente vivendo em escafandros que as protegem de temperaturas impensáveis. Mas está bem, qual foi o ano escolhido para esta projecção do INE? 2060! O meu filho festejará, se sobreviver a todas as vicissitudes da vida, as suas 78 primaveras e aposto que será um jovem com um futuro radioso à sua frente. Esta actividade do INE é ciência da pura, categoria das ciências ocultas. Porque é que não se dedicam a fazer previsões assim à distância do tempo da vida que cada um de nós!

quarta-feira, março 18

MOMENTOS FELIZES

O meu amigo Eduardo Aleixo publicou o poema que dá o título ao livro “Há um momento em que a juventude se perde. É o momento em que os seres se perdem. E é preciso saber aceitar. Mas esse momento é duro.” Num dos comentários simpáticos deixados no blogue dele, e que bom é ler comentários simpáticos, alguém mostra vontade em encontrar o livro. Não o vai encontrar pois se trata de uma micro edição que não foi colocada no mercado. Tenho alguns (poucos) exemplares que enviarei pelo correio, a título de oferta, a quem me enviar a morada exacta para o endereço electrónico que consta deste blogue (em cima, à direita, clicando em "ver o meu perfil completo"). Enviarei por ordem de chegada dos pedidos, portanto já sabem que se não receberem é porque acabou … Esta ideia de dar alguma coisa pode parecer uma loucura mas não é … pelo menos para mim. Olhem que, outro dia, no sítio onde trabalho descobri que uma funcionária tinha aberto em cima da mesa um livro de poesia. Seria falta de zelo? Perguntei-lhe o que lia: Florbela Espanca. Uma paixão! Achei que era uma boa escolha e disse-lhe: espere aí que lhe vou oferecer um livro meu. Ofereci-lhe este do qual o Eduardo Aleixo retirou o poema que publica. O comentário que aquela funcionária me enviou, por correio electrónico, no dia seguinte, vale uma fortuna pelo que mostra de bom gosto, dignidade pessoal e desejo de partilha. São as surpresas felizes da vida no trabalho …
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