quinta-feira, agosto 24

"ESQUERDA SOCIALISTA"

Posted by Picasa Imagem cedida por Margarida Boto
Clicar no cartaz para aumentar

Cartaz do MES – Lisboa, Ano: 1975, Arquivo: BN

Nas vésperas do 25 de Novembro de 1975. Os últimos estertores da deriva leninista do MES – curta mas pungente – foram, ainda assim, sempre acompanhados pelo símbolo que assinalou o acto fundador do Movimento.

Lembro-me muito bem do pano de fundo do I Congresso, realizado em Dezembro de 1974, na Aula Magna da Cidade Universitária de Lisboa [desse é que precisava de uma fotografia!], a bola vermelha, a estrela de cinco pontas e a sigla. A mancha de fundo foi desenhada com os pés – literalmente – e visto de longe o símbolo ostentava aquele jeito de ter sido esculpido pelos nossos corpos que seríamos capazes de sacrificar por uma causa nobre. (Seríamos?)

Não tenho qualquer receio em dar público testemunho desse tempo e das circunstâncias que o envolveram mostrando mesmo – se for o caso – as entranhas de um processo que foi marcado por muitas situações típicas dos “amanhãs que cantam”.

Ainda agora o “Didas” me enviou uma crónica, “em memória do Zé Trigo que faria 50 anos este ano”, e que morreu a 27 de Novembro de 1981, na qual descreve com bastante detalhe o percurso, ideológico e vivencial, dessa geração a que ele pertence – a do “Todo o Poder aos Cursos” – que seria um dos esteios da própria criação do MES.

Mas o que eu queria dizer verdadeiramente, aqui e agora, é que – mesmo hoje – me espanta a qualidade gráfica e a perenidade do símbolo, resistente a todas as derivas, marca de uma alternativa política utópica que é conhecida, por toda a parte, pela designação de “esquerda socialista” (conhecem?).

5 comentários:

António P. disse...

Boa noite Eduardo,
Também estou a ver o pano de fundo do 1º Congresso, como se fosse hoje ! Seria interessante pesquisar para saber se alguém terá uma foto. Possivelmente no aruivo da RTP ou de jornais ( incluindo os já desaparecidos DN, Dp e República ).
Aos leitores do ABSORTO lanço esse desafio.
Um abraço

Carminda Pinho disse...

Esquerda Socialista, será que ainda existe?

Anónimo disse...

Porto, 2006.08.24
Viva
Colaborar com o António não tenho possibilidade disso. se pudesse ... estava lá.
Quanto à pergunta “Esquerda Socialista”será que ainda existe?... gostava de dar aí um palpite. Aí vai:- “A pergunta sobre se a Esquerda Socialista ainda existe, parece querer obter uma resposta, a modos de se saber se a dita existe, quiçá, no contexto de algum Partido Político.. Não sei se é isto. Mas se é, eu penso que a Esquerda Socialista está viva e está aí, carecendo apenas dessa mesma organização num Partido Político ou noutra estrutura semelhante. Porque aparentemente não há Esquerda Socialista traduzida em Partido Político. E eu acho que é preciso. Apesar de se ter chegado à conclusão, durante a Revolução Francesa, que o aparecimento dos partidos políticos, (Jacobinos e Girondinos) complica as coisas, por cada um deles julgar-se detentor da verdade e, possuindo programas diferentes, brigarem nas conclusões, os partidos são aceites e tidos como imprescindíveis no modelo de Democracia Representativa vigente. E eu acho que há lugar para a Esquerda Socialista aparecer.
O que se passa na actual cena política portuguesa é que somos todos uns bons rapazes... e parece estar tudo bem. Já ninguém refila. Mas continuo a pensar que há espaço para a Esquerda Socialista, mas, atenção, Esquerda Socialista, Socialista mesmo.
JS

Anónimo disse...

Caro Graça,
Envia-me o teu mail para te poder remeter umas fotos do 1º Congresso.
Envia também o mail do António P.

Um abraço
Luísa Ivo

Anónimo disse...

P.S. - Afinal, parece que o meu mail não aparece como link no comentário acima escrito! Descobri, entretanto, o do António e vou enviar para ele. Entendam-se depois.