domingo, fevereiro 17

PALAVRAS


Correntes. É difícil não corresponder ao desafio. Ainda por cima correntes de palavras. Apesar de pensar que as imagens, muitas vezes, se sobrepõem às palavras. Busquem aqui. Escolher doze palavras preferidas é um jogo e neste momento não sei qual a primeira peça que vou jogar. A minha atracção pelo jogo é ténue ao contrário do meu prazer pela comunicação. Inscrever sinais nos interstícios das decepções. Justapor sinais vitais à morte dos rostos. Ao esquecimento. A luz que derramamos e ilumina a nossa vida e a vida dos outros.

Comunicar por palavras é jogar no tabuleiro de todas as interacções possíveis. Romper barreiras. Acender aquela luz bruxuleante de que falava Sena. Nos limites do saber adquirido em cada tempo ou simplesmente no ronronar da rotina. Tantos já teorizaram acerca deste tema. Não escrevemos, em regra, acerca do que nos toca mais fundo. Não o sabemos fazer. Mas outros escrevem, lúcidos, não interessam os estados de alma, nem as servidões ou as circunstâncias do seu tempo, palavras que tocam todos ou quase todos. São os artistas.

Tenho que ir buscar as palavras a qualquer lado. Mesmo que utilize sempre as mesmas palavras. Leia os mesmos livros. Quase. Nas folgas do tempo que formato para não perder o equilíbrio penso nas línguas do mundo com mais falantes. Esse mar de palavras que não seria capaz de representar. Ninguém domina as palavras, muito menos a sua ausência, o silêncio das palavras. Escrevo e as novas tecnologias permitem-me saber que já escrevi duzentas e setenta e tantas palavras, agora já vou em duzentas e oitenta e tantas, nunca conseguimos fixar o número delas …
.
Vou inventar doze “palavras preferidas” lembrando-me dos poetas brasileiros que tenho andado a ler como Ferreira Gullar, Manoel de Barros, … e tantos outros que, em todos os tempos e lugares, … inventaram palavras tal como o vozear do povo da minha terra … palavras fora do dicionário oficial das palavras.
.
Aqui alinho doze palavras de uso corrente, por ordem alfabética, doze palavras pequenas, um quase poema, dedicado aos que me olham e que, mesmo sem me conhecerem pessoalmente, se interessam, me estimulam e me desafiam, rezam assim:

Abraço

Amor

Ângulo

Azul

Beleza

Devagar

Longe

Luz

Rosto

Sonho

Terra

Vento
--------------------------------

E, por fim, ainda mais difícil, escolho doze destinatários aos quais passo o desafio de escolher doze palavras:
.

5 comentários:

Luís Maia disse...

Nem sempre acho piada aos desafios que se fazem por ai.

Desafiei-o para este e ainda bem porque proporcionei a todos os que visitam este blogue, a leitura desta magnífica peça, cumprindo-se assim o único objectivo interessante deste desafio, um estímulo à criatividade

Obrigado

Luis Maia

Conceição Paulino disse...

palavras com peso e sentidas.
Bjs
Luz e paz

addiragram disse...

Olá! Que distraída sou! Só agora vi o desafio...Já tinha escolhido outro dia as minhas primeiras "doze", escritas num instante. Sei que as minhas segundas serão outras, quais,desta vez,não sei... Irá demorar um pouquito...Venho trazê-las, saídas do forno, logo que elas estiverem "prontas".
Um abraço e um obrigada pelo convite.

addiragram disse...

Afinal, não demorou assim tanto..

Vaga

Silêncio

Chama

Musgo

Tecido

Gruta

Navio

Porto

Cidade

Noite

Suave

Ninho

Tinta Azul disse...

Caro Ed,
Preciso mesmo de voltar rapidamente ao oftalmologista. Não é que, apesar de ter visto este post, só agora vi que faço parte da lista dos desafiados?
Mais vale tarde e com gosto do que nunca, porque sem gosto.