quarta-feira, julho 11

O ESTADO SOCIAL E A LIBERDADE

Posted by PicasaFotografia de Hélder Gonçalves

"O estado social não é a liberdade: é o controlo, pelo poder político, da vida de cada um. E o que o Governo faz, neste momento, é o necessário para manter e reforçar esse controlo."

Rui Ramos, PÚBLICO, 11-07-2007


Nesta série de citações, oriundas de artigos do Público, é-nos oferecido um painel saboroso como se fosse o espelho da ideologia do seu director José Manuel Fernandes. Há um evidente problema mal resolvido na relação dele com a questão da liberdade.

O tema é um clássico do debate político e filosófico de todos os tempos e não serei eu que aprofundarei a dissertação acerca do mesmo. A razão é simples: não vou expor a minha ignorância sobre tão magna questão.

Mas não resisto a transcrever aquela citação de hoje acerca da questão da liberdade, (para não ir directo ao emérito bispo Azevedo), como uma espécie de cereja no cimo do bolo. Para os liberais, embora com variantes, o estado social é a raiz de todos os males; poder-se-ia mesmo simplificar mais a questão e dizer que para eles o estado é a raiz de todos os males.

A questão do “estado social”, apesar dos desvios de percurso, ficou resolvida, na minha cabeça, aí pelos meus 20 anos quando li, pela primeira vez, os Cadernos de Camus.

Nessa longínqua primeira leitura não entendi tudo mas entendi certamente o essencial da questão da relação entre a justiça e a liberdade. Ao longo da vida, por vezes, de forma brutal, outras vezes, de forma subtil, somos obrigados a fazer opções nas quais se joga o equilíbrio entre os dois conceitos na vida prática e na acção social e política.

Ora a questão da liberdade, abordada por Camus, no imediato pós guerra, por volta de Setembro/Outubro de 1945, mantém plena actualidade:

"Gosto imenso da liberdade. E para todo o intelectual, a liberdade acaba por confundir-se com a liberdade de expressão. Mas compreendo perfeitamente que esta preocupação não está em primeiro lugar para uma grande quantidade de Europeus, porque só a justiça lhes pode dar o mínimo material de que precisamos, e que, com ou sem razão, sacrificariam de bom grado a liberdade a essa justiça elementar.
Sei estas coisas há muito tempo. Se me parecia necessário defender a conciliação entre a justiça e a liberdade, era porque aí residia em meu entender a última esperança do Ocidente. Mas essa conciliação apenas pode efectivar-se num certo clima que hoje é praticamente utópico. Será preciso sacrificar um ou outro destes valores? Que devemos pensar, neste caso?"

(…)

"Finalmente, escolho a liberdade. Pois que, mesmo se a justiça não for realizada, a liberdade preserva o poder de protesto contra a injustiça e salva a comunidade. A justiça num mundo silencioso, a justiça dos mundos destrói a cumplicidade, nega a revolta e devolve o consentimento, mas desta vez sob a mais baixa das formas. É aqui que se vê o primado que o valor da liberdade pouco a pouco recebe. Mas o difícil é nunca perder de vista que ele deve exigir ao mesmo tempo a justiça, como foi dito. (...)"

In “Cadernos” – Setembro/Outubro de 1945

Não basta gostar imenso da liberdade e, finalmente, perante todas as misérias da vida material, escolher a liberdade. O difícil está em não perder de vista que o primado do valor da liberdade deve exigir, ao mesmo tempo, a justiça … e aqui entra o inevitável papel do estado, e o conceito de estado social, … uma discussão, como se vê, muito antiga.
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NUMA DEMOCRACIA PARLAMENTAR, FUNDADA NOS PARTIDOS, O DISCURSO ANTI-PARTIDOS PODE SER CONSIDERADO ANTI-DEMOCRÁTICO?
ZITA SEABRA POR NUNO RAMOS DE ALMEIDA, FILHO DE PEDRO RAMOS DE ALMEIDA QUE CONHECI COMO CLANDESTINO DO PCP - MUITO INTERESSANTE

terça-feira, julho 10

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Parece mentira mas é verdade. Vital Moreira sentiu-se obrigado, nos dias de hoje, a escrever um post, em jeito de esclarecimento, acerca da existência de fundações públicas de direito privado. Eu mesmo, em Maio de 2006, escrevi acerca do caso concreto do projecto de reforma estatutária do INATEL que vai exactamente nesse sentido. Desconfio que deve estar, após quase dez anos no armário, para sair à luz do dia. Mais tarde, quando for oportuno, volto ao assunto.

CHIPRE E MALTA

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FASCISTA


"Que se exija uma lealdade aos chefes que proíbem a crítica política é algo que não merece outra qualificação senão a de fascista"
José Vítor Malheiros, PÚBLICO, 10-07-2007

A minha boca abre-se de espanto. Estes jornalistas, que assim falam, estavam no activo entre Março de 2002 e Março de 2005? O Dr. José Manuel Barroso, e os seus ministros, o Dr. Portas e os seus ministros, incluindo o actual comentarista Bagão Félix, o Dr. Santana Lopes, e os seus ministros, são fascistas? Estes jornalistas, cuja profissão é o uso do verbo, não sabem medir o alcance das suas palavras? Sabem o que é o fascismo? Sinceramente começa a ser demasiado evidente que há gente a ocupar o espaço público que ensandeceu de vez. Terá sido, simplesmente, no caso dos jornalistas, pelo facto do governo ter acabado com a “Caixa” que lhes concedia benefícios na saúde? Se é essa a razão da espiral de irracionalidade que emerge na pena de muitos jornalistas estamos no reino da pura “vendetta” política. Das duas uma: ou metem baixa psiquiátrica ou apresentam queixa dos crimes de que têm conhecimento às autoridades competentes!



A NOTÍCIA DO DIA: "PEPE" NO REAL MADRID

segunda-feira, julho 9

ZECA AFONSO - 1963

Posted by PicasaFotografia de A Defesa de Faro
(Clicar na fotografia para aumentar)

Ainda acerca das fotografias de A Defesa de Faro aqui lhes deixo uma imagem extraordinária de um grupo em que avulta o Zeca Afonso. Conheci quase todos os que nela surgem e como os seus rostos serenos, estranhamente, me comovem.
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PÚBLICOS

Posted by PicasaFotografia de A Defesa de Faro
(Clicar na fotografia para ampliar)

O Nuno de A Defesa de Faro enviou-me uma fotografia da série dos públicos de que já tenho publicado outras. É difícil saber a data e o local exactos onde foram fixados os rostos dos espectadores num tempo em que o estádio de futebol era um local, ao mesmo tempo, de convivência e rivalidade.

A curiosidade desta fotografia é que, à semelhança de outra já anteriormente publicada, é provável que eu próprio nela figure. O prélio em causa deve ter sido disputado fora de portas. Não tenho a certeza absoluta mas é bem provável que esteja por ali entre a multidão.

Sei que o Nuno está a organizar uma exposição de fotografias desta série para a qual escrevi o texto de apresentação. A Defesa de Faro está a fazer um caminho de âncora da informação e, ao mesmo tempo, de apoio à descoberta e preservação de uma parte do património cultural da cidade que, de outra forma, corria o risco de se perder.

É uma iniciativa particular e, outro dia, em conversa com o Nuno, disse-lhe que se não admirasse com as exigências para com A Defesa de Faro de muitos agentes culturais e personalidades da região. A explicação é simples: é que A Defesa de Faro, sendo uma iniciativa particular, se transformou, paulatinamente, num serviço público. Agora é preciso aguentar o balanço!

Declaração de interesses: o Nuno é meu sobrinho.
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LEITURAS - FRESCAS E BOAS

Posted by PicasaPoetry Reading, de Irene Sheri

A corrente de leituras rola e diversifica-se, leva-nos a conhecer “novos mundos”, aí está o seu encanto, como é o caso do Ciências ao Natural desafiado pelo Porfírio. E, indo mais além, no Brasil, encontra resposta, através do catatau, no Márcio Pimenta e no Hermenauta. E a corrente aí vai até que seja impossível dar mais notícias dela …
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AS LIBERDADES

Posted by PicasaFotografia de Hélder Gonçalves

"Sócrates e os seus ministros nada fizeram para convencer os militantes de que não é assumindo o papel de agentes infiltrados que melhor servem o partido e o país".

Manuel Carvalho, PÚBLICO, 08-07-2007


Os jornalistas mais novos não conhecem o ambiente opressivo e repressivo da ditadura. Os jornalistas mais velhos estão, quase todos, na reforma ou afastados dos lugares onde se fazem as notícias. Basta fazer as contas para entender esta realidade cronológica.

Do lado daqueles que confeccionavam os instrumentos da opressão e da repressão, nas suas diversas facetas, também já restam poucos no activo embora ainda seja possível ouvir algum eco dos seus métodos e mesmo das suas vozes.

Hoje não é possível reproduzir o discurso do método da opressão construído pela ditadura, ao longo de décadas, nem inculcar na opinião pública o medo de que ela retorne, sufoque, elimine ou condicione as liberdades.

Lembro-me do erro de João Soares quando no final da campanha autárquica de Dezembro de 2001 puxou pelos galões do anti fascismo, apoiado no seu parceiro de coligação – o PCP, – tendo feito até projectar, no derradeiro comício no Pavilhão dos Desportos, uma declaração de Cunhal. Logo vi, nessa noite, que iria perder!

Ninguém hoje, na verdade, acredita no perigo do regresso a uma qualquer forma de autoritarismo que ponha em causa as liberdades consagradas na ordem constitucional e na prática quotidiana das relações sociais.

Mas talvez valesse a pena que, quer o governo, quer a oposição, quer os jornalistas, explicassem, com factos concretos, o que querem dizer com certas afirmações como aquela que tomo como epígrafe: “militantes assumindo o papel de agentes infiltrados”? Ponham lá, se faz favor, os “nomes aos bois” para ver se nos entendemos!
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domingo, julho 8

FERNÃO PERES CATIVO

“Não menos paradoxal do que a franca colaboração prestada pelos fidalgos de origem galega durante os primeiros anos do governo de Afonso Henriques (…) é o facto de um dos seus principais auxiliares, Fernão Peres Cativo, ser, talvez, um parente muito próximo de Fernão Peres de Trava. Como vimos, desempenhou as funções de alferes- mor entre 1129 ou 1130 e 1136, e de mordomo-mor entre 1146 e 1155. Foi, portanto, um dos principais auxiliares do nosso primeiro rei durante mais de um quarto de século desde que assumiu o poder.
(…)
Ora, segundo afirma o
Livro de Linhagens do Conde D. Pedro, Fernão Cativo era filho do Conde de Sobrado.(…) Se Fernão Peres Cativo era filho do conde de Sobrado, era também irmão de Fernão Peres de Trava. Se este surpreendente parentesco é verídico, teríamos, assim, que um dos principais auxiliares de Afonso Henriques membro da sua corte desde Dezembro de 1128 teria sido o próprio irmão do seu principal inimigo, Fernão Peres de Trava. A hipótese de identificação não parece ter ocorrido a nenhum investigador, ou, se ocorreu, deve ter parecido tão inverosímil que ninguém se atreveu a exprimi-la ou sequer discuti-la.
(…)
…Afonso Henriques contou, afinal, com uma grande quantidade de adeptos galegos, além das famílias de Entre Douro e Minho, ao passo que o senhor de Trava não foi apoiado por nenhum dos seus primos vindos para Portugal nem pelo seu próprio meio-irmão.
(…)
Seja com for, Afonso Henriques sabia escolher bem os seus colaboradores. Fernão Mendes Cativo foi, sem dúvida alguma, um fiel vassalo.”

In “D. Afonso Henriques” de José Mattoso, ”5. As relações com a Galiza e o reino de Leão”, pgs. 72/74 (19).
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O ESTADO DE DIREITO
Escutas com Portas levam PJ a seguir rasto de 24 milhões

sábado, julho 7

JANIS JOPLIN

Posted by PicasaJanis Joplin

Janis Joplin lembrada no Legendas & Etcaetera na verdade uma legenda, uma voz original, estranha e divinal, que me estimulava, em fundo, na maratona dos estudos. Mais do que uma voz, um símbolo da revolta contra os “bons costumes” e de busca desenfreada dos caminhos da liberdade.

Janis Joplin - Summertime (Live Gröna Lund 1969)
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"AS LIBERDADES EM PERIGO"

Posted by PicasaFotografia de Hélder Gonçalves

"De repente, acordámos e o país é outro. O clima de medo e delação está instalado. Na função pública principalmente, mas não só."
São José Almeida, PÚBLICO, 07-07-2007

"Vive-se hoje, com a conivência do primeiro-ministro, um clima de asfixia e intolerância democrática"
Zita Seabra, Expresso online

Duas frases apanhadas, em destaques, na imprensa “on line” para mostrar como, subitamente, emergiu na nossa vida pública a preocupação com as liberdades. Em debates, declarações, depoimentos, artigos e posts surgem frases conhecidas da boca dos mais estrénuos defensores das liberdades.

O PSD, para não falar do PP, aparentemente, uma espécie em vias de extinção, à falta de ideias alternativas à governação de Sócrates lança mão de uma “bomba atómica”, para uso doméstico, reclamando as liberdades que são uma componente estruturante do património programático e histórico do PS, e também do PSD.

Mas esta campanha, em prol das liberdades, não é mais do que uma comédia de terceira categoria. O PSD passou, sem peso nem medida, da referência aos “tiques autoritários” do primeiro-ministro à mais grave acusação que se pode encontrar no glossário da terminologia empregue na luta política: as liberdades estão em perigo!

O PSD, como qualquer outro partido, caso estivessem em causa as liberdades, o que deveria fazer? Apresentar uma moção de censura ao governo no sítio próprio, a Assembleia da República? Avançar com um pedido de intervenção do PR tendo em vista o pronunciamento do Tribunal Constitucional? Conclamar o povo à rua para que desse o corpo na defesa do bem mais precioso pelo qual se bateu no 25 de Abril? Estão à espera do quê?

Acho que o problema, como diria a saudosa Zita, ao contrário do que disse acerca dos comunistas, não são as ideias mas os processos. Deixo um conselho ao PSD: ousem inovar, ponham a Zita a mandar, ela muda os processos, pois de ideias já mudou, e logo terão a liberdade de volta!

Entretanto, no dia 15 de Julho, vamos ter oportunidade de assistir a um teste ao vivo para saber qual o sentimento da opinião pública – Lisboa é uma amostra significativa e dizem que o candidato do PS era a segunda mais importante figura do governo – acerca dos níveis de medo, asfixia e intolerância democrática (?) em Portugal.

Não se esqueçam de votar nas eleições, às quais até concorre um partido de extrema-direita, diria, fascista. Os amantes das liberdades são uns “mãos rotas” insistindo em jogar o seu jogo, apesar do governo que temos, segundo o PSD, todos os dias, por todos os meios, contra elas atentar!
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MARIZA

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sexta-feira, julho 6

PORTUGAL NA PRESIDÊNCIA

Posted by PicasaFotografia de Hélder Gonçalves

Já está disponível no “Semanário Económico” e no IR AO FUNDO E VOLTAR o artigo, com o título em epígrafe, de que reproduzo a entrada.

Portugal chegou tarde à Europa das nações bastando, para ilustrar esse afastamento, lembrar que entre as esperanças de democratização que afloraram no imediato pós guerra, na primavera/verão de 1945, e a revolução de 25 de Abril de 1974, mediaram 29 anos e que, após o 25 de Abril, decorreram mais onze anos até à concretização da adesão de Portugal à CEE.

Entre o fim da 2ª guerra mundial, período decisivo para a reconstrução democrática e económica da Europa, e a adesão de Portugal à CEE, mediaram, nada mais, nada menos, de 40 anos que podem ser levados, salvo algumas tímidas experiências de abertura, ao deve e haver do nosso atraso estrutural.

Chegados onde chegamos não há outra porta de saída para o nosso destino colectivo senão a Europa. Voltámos às origens.
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FIM DE SEMANA ALUCINANTE

O António Pais, o fotógrafo amador que registou para a posteridade o Jantar de Extinção do MES, porque estava lá, e é minucioso a preservar as memórias, foi o primeiro a responder à corrente das leituras e o último a que faço referência. A razão é simples: ele inicia a lista dos seus cinco livros preferidos com “O Estrangeiro”, de Albert Camus, exactamente aquele que é o marco maior na história das minhas próprias leituras.
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quinta-feira, julho 5

As relações com a Galiza e o reino de Leão

“As concessões de D. Teresa e de Afonso Henriques aos Templários e às instituições que protegiam os peregrinos da Terra Santa colocam o Condado Portucalense na órbita do grande movimento que projecta a Cristandade em direcção a Jerusalém, o que, só por si, desmente o carácter periférico que quase sempre se atribui à história portuguesa. Nos anos seguintes, esta característica, por assim dizer “europeia”, acentuar-se-á ainda mais devido à repetida conjugação da conquista do território com as expedições de cruzados que se lhe seguiram, até ao princípio do século XIII. ”
(…)
A vitória obtida em São Mamede excluiu Fernão Mendes de Trava das funções que desempenhava em Portugal, e retirou o poder a D. Teresa. O conde não tinha outra alternativa senão abandonar o condado.
(…)
Procurando na documentação da época os indícios dos acontecimentos verificamos, em primeiro lugar, que Fernão Peres se retirou, de facto, para a Galiza com a “rainha" D. Teresa, decerto já com as duas filhas que dela teve, Sancha e Teresa Fernandes, sem dúvida ainda pequenas.”
(…)
D. Teresa morre em 1 de Novembro de 1130 e sucedem-se um conjunto de acontecimentos que comprovam a renúncia de Peres de Trava ao Condado Portucalense o que leva José Mattoso a concluir:

“A reconciliação do senhor de Trava com Afonso Henriques foi, portanto, anterior à morte da “rainha”. Estes factos contrariam as especulações de sentido quase freudiano que por vezes se atribuem ao comportamento do nosso primeiro rei para com sua mãe, obviamente fantasistas, embora inspiradas nas fontes narrativas de carácter popular que exploram o conflito entre eles e o interpretam como origem de uma severa maldição.” [sublinhado de minha autoria].

In “D. Afonso Henriques” de José Mattoso, ”5. As relações com a Galiza e o reino de Leão”, pgs. 67/68 (18).
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O BLOG QUE NINGUÉM LÊ

As leituras de O BLOG QUE NINGUÉM LÊ, nesta corrente, nas quais se inclui uma das minhas preferidas [Constantin Cavafy].
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CATATAU

Uma chamada de atenção para as escolhas do catatau internacionalizando, com muito prazer, esta corrente de leituras.
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UMA MEDIDA HISTÓRICA: LIBERALIZAÇÃO DA PROPRIEDADE DAS FARMÁCIAS
AH! A SITUAÇÃO JÁ ERA CONHECIDA? MUITO NOS CONTA SENHOR BASTONÁRIO!

ELIS REGINA

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quarta-feira, julho 4

Machina Speculatrix

Uma chamada especial para as escolhas do Porfírio Silva, da Machina Speculatrix, na corrente das leituras.
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A ÚLTIMA CARTA

Posted by PicasaRené Char

A última carta de René Char a Albert Camus é datada de uma segunda-feira de Dezembro de 1959. Char manifesta interesse em passar, ao menos, um dia com Camus, e família: (...) “Ne vous inquiétez pas. Je me ferai transporter en auto à Lourmarin* dans la matinée du jour fixé. Embrassez Catherine et Jean pour moi. Affection à Francine. De tout cœur à vous toujours. René Char.»

*Deux jours avant le départ d’Albert Camus, René Char vint, en compagnie de Tina Jolas, passer une journée avec lui. Au moment de se quitter, Albert Camus lui dit, en parlant de La Postérité du soleil : « René, quoi qu’il arrive, faites que notre livre existe !»

Char foi a última pessoa a visitar Camus antes da sua morte, na viagem de regresso a Paris, no dia 4 de Janeiro de 1960.
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HENRIQUE VIANA: ERA UM PRAZER VÊ-LO REPRESENTAR!
O TIRANETE ESTREBUCHA

LEITURAS

Posted by PicasaFotografia de Hélder Gonçalves

O Tomas Vasques apanhou-me numa corrente à qual não tenho coragem, nem razão, para escapar. Há dias assim! Livros/leituras, mais presentes que passadas, ou, no meu caso, uma simbiose pois sou daqueles que, na verdade, lêem sempre o mesmo livro, no que diz respeito à prosa, mas que se dispersa, com mais liberdade, como leitor de poesia.

Mas como é regra do jogo deter-me na indicação de 5 livros, não querendo fugir à realidade, aí vão as leituras presentes e as mais próximas (passadas e futuras):

1 – “D. Afonso Henriques”, de José Mattoso, Edição do Círculo de Leitores – uma obra-prima imprescindível para compreender Portugal; é uma obra, ao contrário do que se possa pensar, de leitura relativamente fácil, que assume as limitações das fontes, reconhece os mitos, buscando dar a conhecer aos leigos a realidade dos factos históricos (leitura em curso);

2 – “Correspondance, 1946 – 1959”, Albert Camus/René Char, organizada por Franck Planeille, Edições Gallimard – uma novidade surpreendente e sedutora para os apreciadores, como é o meu caso, de publicações revelando a correspondências entre criadores, amantes das artes ou da vida. A revelação de uma amizade, com laivos de paixão, entre dois criadores que se reconhecem, não só na convergência das sensibilidades artísticas, como nas posições políticas de ruptura, no início dos anos 50, com os mitos da esquerda comunista pró soviética.(leitura concluída.)

3 – “Camus et l’homme sans Dieu”, de Arnaud Corbic, Les Édition du Cerf – uma reflexão aprofundada acerca da presença de Deus na obra de Camus. Uma boa ideia para a compreensão da obra pode encontrar-se no título, e no primeiro parágrafo, da “Conclusão”:"Um mundo sem Deus mas não sem sagrado”. “A obra de Camus lança os fundamentos de uma filosofia do homem sem Deus numa tripla perspectiva: uma maneira de conceber o mundo (o absurdo); uma maneira de existir (a revolta); uma maneira de se comportar (o amor)." (Tradução livre, leitura concluída).

4 – “A Longa Marcha”, de Ed Jocelyn e Andrew mcEwen, edição da QUIDNOVI, -leitura iniciada e a retomar nas próximas férias para matar uma curiosidade antiga acerca dessa epopeia extraordinária, seja qual for a nossa apreciação política, que foi “A Longa Marcha”. (leitura a prosseguir).

5 – “Poesia III”, de Jorge de Sena, das Edições 70 – para reler nas férias que, tempos atrás, descobri que não tinha o livro, propriamente dito, e o comprei. Nele se encontram algumas obras-primas de Sena, o poeta que mais marcou a minha sensibilidade para a poesia: “Peregrinatio ad loca infecta”, “Exorcismos”, “Conheço o sal … e outros poemas”. “Peregrinatio …” começa com a palavra PORTUGAL e, em epígrafe: ”Eis aqui quase cume da cabeça/de Europa toda, o reino Lusitano”Camões – Os Lusíadas, III, 20. (leitura/releitura)

E, na sequência de ter assumido o desafio, com as minhas desculpas para as/os mais avessos a estas cadeias, passo o desafio sem nenhum critério de ordenamento:

CATATAU, O BLOG QUE NINGUÉM LÊ, FIM DE SEMANA ALUCINANTE, LINHA DE CABOTAGEM, MACHINA SPECULATRIX
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terça-feira, julho 3

7 MARAVILHAS DA BLOGOESFERA

Agradeço a nomeação de “O BLOG QUE NINGUÉM LÊ” para esta “corrente” mas, como os próprios reconhecem, o prazo era até 1 de Julho. Como tal aproveito para me escapulir a fazer as nomeações que me competiriam. Não levem a mal!

POSTAL A PRETO E BRANCO AO MINISTRO VIEIRA DA SILVA

Posted by PicasaFotografia de António Pais – Jantar de Extinção do MES
Vieira da Silva, da camisa aos quadrados, em baixo.

(Clique na fotografia para ampliar)

ENQUANTO CRESCE A REVOLTA

Há pessoas que se entregam em plenitude a um projecto e depois a outro, e assim sucessivamente, uma vida inteira, ao serviço do público ou do privado, rentabilizando recursos materiais e imateriais, abarcando várias áreas do saber, exigindo muito mais que saberes formais, tornando-se depositários de experiências únicas e intransmissíveis, julgando-se úteis, assumindo a plenitude das suas capacidades e eis que, subitamente, surge o ditame de uma qualquer nomenclatura, um critério de selecção, uma norma imperceptível, um código de ética, uma teia de interesses, algo de ininteligível, e o sujeito é arrumado na penumbra, vê o tempo estreitar-se, adensar-se o silêncio, esfumar-se a auto estima, tornar-se um potencial “excedentário”, enquanto a esperança de vida aumenta e o discurso oficial é o de corrigir a retirada precoce da vida activa. Eu até estou de acordo com a filosofia minoritária, talvez utópica, herdada da tradição camponesa, do trabalho até ao fim da vida, ou seja, a aceitação natural do adiamento infinito da retirada da vida activa, mas desde que a sociedade honre essa inevitabilidade e os governos sejam consequentes no discurso e na prática pela salvaguarda da igualdade de tratamento de todos os cidadãos. Que a sociedade se não valoriza sem a experiência dos seus trabalhadores é discurso recorrente que carece de ser caucionado pela política dos governos e a prática das empresas. Mas não esqueçamos que o pensamento dominante é exactamente o contrário, ou seja, buscar todas as formas de antecipar a idade da reforma e lançar pela janela fora essa ideia da valorização da experiência individual. "As vítimas da fome", nas sociedades ditas desenvolvidas, são os novos deserdados que se auto excluem, ou são excluídos, da vida activa, na plenitude das suas capacidades, humanas e profissionais. Esses desocupados, a tempo inteiro, ou parcial, desempregados, despedidos, dispensados, sub empregados e reformados, sábios de experiência feita, novos e velhos, homens e mulheres, indígenas e imigrantes, são o rastilho de uma nova revolução. Não há estado que lhes valha nem mercado que os compreenda. Estão cercados e quando o seu número, e desespero, atingirem o ponto de ruptura teremos o confronto, não sabemos sob que forma, do qual surgirá um novo paradigma de estado social. Tantas perguntas para tão poucas respostas!


[Nestes tempos de presidência portuguesa da União Europeia resolvi escrever uns POSTAIS A PRETO E BRANCO dirigidos, directamente, a membros do governo português. Sei que eles estão muito ocupados, as suas agendas, por estes meses, são pesadíssimas, que o tempo é escasso, os assuntos se encadeiam, se confundem, e as vozes livres dos cidadãos, porventura, os incomodam. Mas a vida continua e a sociedade subsistirá ao governo e à presidência da UE assim como os problemas que preocupam os cidadãos. Colocarei um problema de cada vez, da forma o mais clara possível, sabendo, de antemão, que poucos serão os membros do governo que chegarão, sequer, a dele tomar conhecimento. O primeiro POSTAL vai para um ministro que conheço pessoalmente, José António Vieira da Silva, do Trabalho e da Solidariedade Social, que tomo a liberdade de ilustrar com uma fotografia em que ele próprio surge no jantar de extinção do MES, em 7 de Novembro de 1981.]
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ROLLING STONES SEMPRE A ABRIR

Após ganhar o Oscar na categoria de Melhor Direção por Os Infiltrados, Martin Scorsese anuncia seu novo projeto: The Rolling Stones - Shine a Light.

Essa não é a única parceria entre Mick Jagger e Scorsese: mais um filme está sendo produzido por ambos, com estréia prevista para 2009. The Long Play também abordará o rock, mas dessa vez como fator de ligação entre dois amigos. A estréia de The Rolling Stones - Shine a Light está prevista para o dia 21 de setembro nos EUA.
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A NATALIDADE SOBE EM ESPANHA POR EFEITO DA IMIGRAÇÃO

segunda-feira, julho 2

OS "BOYS" AGORA SÃO DOS OUTROS

Posted by PicasaFotografia de Hélder Gonçalves

Passou a moda dos “jobs for the boys”. Nunca mais ninguém falou disso. Esperava que surgissem umas estatísticas com os números dos “boys” socialistas admitidos para todo o género de lugares. Passam os meses e nada. Dá que pensar!

A oposição ao governo passou directamente para a fase da defesa dos seus “boys” que o governo socialista deixou ficar no exercício de funções depois de ganhar as eleições ou que nomeou já depois delas ganhas. Assiste-se, hoje, a uma situação paradoxal: o governo socialista é empurrado para a defesa dos “boys” do PSD, e aparentados, sob pena de ser acusado de matar a liberdade.

O mais extraordinário desta situação é alguns socialistas, incluindo dirigentes ilustres, tomarem a defesa dos “boys” da oposição em nome das liberdades que todos, na verdade, exercem à tripa forra. Mas esses mesmos dirigentes, tempos atrás, aquando dos desmandos dos governos de direita não abriram a boca na defesa dos socialistas politicamente perseguidos, humilhados e, com a conivência do silêncio de todos, lançados para a valeta.

Perderam a noção de qual é a cor da liberdade? Como dizia Jorge de Sena, num célebre verso: “é verde, verde e vermelha.”
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OS TEMPLÁRIOS (II)

Posted by PicasaOs Templários

Ainda a propósito dos Templários. “São Bernardo passou a apoiar os Templários, que lhe parecia representarem um modelo ideal de regeneração de um sector importante da sociedade. Escreveu então o seu célebre tratado Elogio da Nova Milícia (De laude novae militiae)

Adoptando uma forma literária colorida e vigorosa, o abade de Claraval tece um rasgado elogio àqueles que põem as suas armas ao serviço de Deus e, sem medo, consagram a sua vida a guiar os pobres e os fracos pelos caminhos terrestres percorridos por Jesus Cristo. Os cavaleiros mundanos vivem no luxo, amolecidos sob as suas túnicas de seda e cobertos de ouro, cultivam a frivolidade e a ligeireza, são conduzidos pela vaidade e o desejo de uma glória vã. Não formam uma "milícia" mas uma malícia. Os novos cavaleiros, pelo contrário, defendem, na Terra Santa, a “herança e a casa de Deus” manchada pelos infiéis.”
(…)
“O apoio de São Bernardo que, na década de 1130, e durante os vinte anos que se seguiram, se tornou a mais influente personalidade do mundo cristão, dissipou as reticências que ainda rodeavam o projecto templário. Em 1139, o papa Inocêncio II aprovou sem reservas a nova milícia, por meio da bula Omne datum optimum, e concedeu-lhe a protecção papal, tornando-a dependente da Santa Sé e isenta de jurisdição episcopal.”

In “D. Afonso Henriques” de José Mattoso, ”4. O Apelo de Jerusalém”,”Os Templários”, pg. 60 (17).
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O tiranete está cheio de ideias também na área da educação. Em resumo quer mais exames, ou seja, no 4º, 6º, 9º e 12º anos de escolaridade o quer dizer no fim de cada um dos actuais ciclos de escolaridade. Não lhe passa pela cabeça que talvez o que seja necessário é acabar com os actuais ciclos de escolaridade. Mas o tiranete é inimputável …
O EVARISTO FERREIRA DO ABRANGENTE VAI EMBORA. OBRIGADO. FICO À ESPERA DO REGRESSO.

sabor a sal

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domingo, julho 1

CHAR/CAMUS - A FRATERNIDADE

Posted by PicasaFotografia daqui

Nos inícios de 1958, no meio de uma troca de correspondência com notícias circunstanciais, surge uma referência a um herói incógnito da Resistência.

Em 24 de Fevereiro de 58 Char escreve um postal a Camus: “ (…) Arthur Charmasson, le brave Arthur, a dû être amputé du pied gauche, à la suite d’un accident. Cela m’a bouleversé. Cette bonne bête des bois tout à coup mutilée … »

Camus responde a 3 de Março : « Cher René, Quelle triste nouvelle! Je pense à cet homme, si plein de poids, si « vertical » - et cette atteinte à sa force ! Comme il doit être triste ! Dites-lui beaucoup d’affections de ma part. (…)

Numa outra carta, Char escreve a Jacques Dupin, descrevendo o acidente e uma memória do seu passado como resistente:

“ (…) Mon vieux compagnon, alors que j’avait couvert de mon sang sous l’Occupation quand il me prit dans ses bras après mon accident et me porta à travers les Allemands présents qui me cherchaient, et me sauva, mon vieux compagnon, je l’ai porté dans mes bras à mon tour. […] ce genre d’épreuve est terrible. Arthur durant le trajet de L’Isle à Cavaillon ne cessait de me répéter : « René, fais un miracle. » Ne souris pas, Jacques – c’est cela la fraternité, la confiance en l’homme, cette croyance de bête naïve, dans les cas extrêmes. Je suis bouleversé. »
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A FALTA DE VERGONHA DO TIRANETE.
Se Portugal é um país pequeno, em território e população, é grande por ter sido pioneiro na abolição da pena de morte.

TOM JOBIM

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CAMUS/CHAR E O NOBEL - 1957

Posted by PicasaCamus e Francine na cerimónia do Nobel
Estocolmo – Dezembro de 1957

O episódio do Nobel, atribuído a Camus em 1957, suscitou as mais diversas reacções. Muitos ficaram, como sempre acontece, condoídos, outros enraivecidos, mas Char, como seria de esperar, entusiasmado, escreveu-lhe, assim que soube da notícia, no dia 17 de Outubro de 1957:

"Mon cher Albert,
J’espére, je crois que l’on ne nous dit pas ce qui ne sera pas. Donc cette assurance dans la presse m’incite déja sans réserve à me réjouir et à truover ce jeudi 17 octobre 1957 le meilleur, le plus éclairé, oui le meilleus jour depuis long-temps pour moi entre tant de jours désespérants.
Je vous pris d’accepter, en souvenis d’aujourd’hui, cette petite boîte qui me sauva la vie jadis dans le Maquis et que j’ai conservée comme une relique vraiment intime.
Je vous presse la main fort, affectueusement, fraternellement,
René Char"

Duas notas:
1. Camus escreveu nos “Cadernos” nesse dia: “Nobel. Étrange sentiment d’accablement et de mélancolie. À vingt ans, pauvre, et nu, j’ai connu la vraie gloire. Ma mère.”

2. Ainda nos “Cadernos", em 19 de Outubro, escreveu acerca dos ataques a que estava a ser sujeito: “Effrayé par ce qui m’arrive et que je n’ai pas démandé. Et pout tout arranger attaques si basses que j’en ai le coeur serré. Rebatet ose parler de ma nostalgie de commander des pelotons d’exécution alors qu’il est un de ceux dont j’ai demandé, avec d’autres écrivains de la Résistance, la grâce quand il fut condamné à mort. Il a été gracié, mais il ne me fait pas grâce. Envie à nouveau de quitter ce pays. Mais pour où?”
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