Deixar uma marca no nosso tempo como se tudo se tivesse passado, sem nada de permeio, a não ser os outros e o que se fez e se não fez no encontro com eles,
Editado por Eduardo Graça
terça-feira, maio 23
JANTAR DE EXTINÇÃO DO MES - "IR ATÉ AO FIM ..."
Fotografia de António Pais
(Clique na fotografia para ampliar)
Da esquerda para a direita: Luís Mergulhão, Pedro Pais, Albano, (?) e Nazaré.
Julgo que nesta fotografia está representado o pessoal do ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas).
É notável como, invariavelmente, os rostos ostentam um sorriso de serena felicidade e alegria. O encerramento de uma experiência fascinante poderia ser celebrado com melancolia ou crispação mas, no caso do jantar de extinção do MES, aconteceu o contrário.
Muitos anos passados, cada um de nós, ainda se revê, com prazer, nas imagens daquele momento simbólico de renúncia à continuidade de um projecto político. Porque nos libertamos? Porque fomos capazes de assumir o fracasso? Porque sabíamos que éramos, individualmente, capazes de prosseguir novos caminhos e abraçar novos desafios? Porque, afinal, nos reconciliávamos connosco próprios, reconstruindo os nossos sonhos utópicos?
(Clique na fotografia para ampliar)
Da esquerda para a direita: Luís Mergulhão, Pedro Pais, Albano, (?) e Nazaré.
Julgo que nesta fotografia está representado o pessoal do ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas).
É notável como, invariavelmente, os rostos ostentam um sorriso de serena felicidade e alegria. O encerramento de uma experiência fascinante poderia ser celebrado com melancolia ou crispação mas, no caso do jantar de extinção do MES, aconteceu o contrário.
Muitos anos passados, cada um de nós, ainda se revê, com prazer, nas imagens daquele momento simbólico de renúncia à continuidade de um projecto político. Porque nos libertamos? Porque fomos capazes de assumir o fracasso? Porque sabíamos que éramos, individualmente, capazes de prosseguir novos caminhos e abraçar novos desafios? Porque, afinal, nos reconciliávamos connosco próprios, reconstruindo os nossos sonhos utópicos?
Como disse Camus: “Ir até ao fim, não é apenas resistir mas também não resistir.”
segunda-feira, maio 22
CARREIRISMO
Mário-Henrique Leiria
Após ter surripiado por três vezes a compota da despensa, seu pai admoestou-o.
Depois de ter roubado a caixa do senhor Esteves da mercearia da esquina, seu pai pô-lo na rua.
Voltou passados vinte e dois anos, com chofér fardado.
Era Director Geral das Polícias. Seu pai teve o enfarte.
Após ter surripiado por três vezes a compota da despensa, seu pai admoestou-o.
Depois de ter roubado a caixa do senhor Esteves da mercearia da esquina, seu pai pô-lo na rua.
Voltou passados vinte e dois anos, com chofér fardado.
Era Director Geral das Polícias. Seu pai teve o enfarte.
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Mário Henrique Leiria nasceu em Lisboa em 1923. Frequentou por pouco tempo a Escola de Belas Artes. Entre 1949 e 1951 participou nas actividades da movimentação surrealista em Portugal. Teve vários empregos: marinha mercante, caixeiro de praça, operário metalúrgico, construção civil. Viajou. Em 1961 foi para a América Latina onde desenvolveu várias actividades, entre as quais a de encenador de teatro e de director literário de uma editora. Voltou nove anos depois. Colaborou em várias revistas e jornais nacionais.
REMBRANDT
Rembrandt (1606 - 1669)
Self Portrait as a Young Man - 1634 Uffizi, Florence
« Rembrandt : la gloire jusqu´en 1642, à 36 ans. À partir de cette date, la marche à la solitude et à pauvreté. Expérience rare et plus significative que celle, banale, de l´artiste méconnu. Sur une telle expérience on n´a encore rien dit. »
Albert Camus
Self Portrait as a Young Man - 1634 Uffizi, Florence
« Rembrandt : la gloire jusqu´en 1642, à 36 ans. À partir de cette date, la marche à la solitude et à pauvreté. Expérience rare et plus significative que celle, banale, de l´artiste méconnu. Sur une telle expérience on n´a encore rien dit. »
Albert Camus
“Carnets – III” - Cahier nº VIII (Août 1954/Juillet 1958)
Gallimard
domingo, maio 21
JANTAR DE EXTINÇÃO DO MES (DORL) - 7 DE NOVEMBRO DE 1981
(Clique na fotografia para ampliar)
Da esquerda para a direita. De pé: José Luís Ganhão, Margarida Guimarães, António Pinto Basto (posteriormente, enquanto jornalista, António Ribeiro Ferreira), Albano Machado, Pedro Pais, Manuel Pires, Luísa Ivo e Luís Castanheira Lopes; em baixo: Adelaide de Jesus, Miguel Teotónio Pereira, Constantino Ferreira, Rogério de Jesus, José António Vieira da Silva, Carlos Pratas e Isabel Cordovil.
Não me lembro se a data escolhida para o Jantar – 7 de Novembro – releva de um voluntário gesto simbólico ou se foi uma mera coincidência com o dia do aniversário da revolução bolchevique, na Rússia, em 1917.
A verdade é que, pelo calendário ocidental, a “Revolução de Outubro” ocorreu a 7 de Novembro de 1917 e o jantar de extinção do MES foi realizado no dia 7 de Novembro de 1981, coincidindo com o 64º aniversário daquela revolução.
Esta fotografia retrata os elementos da última DORL – Direcção da Organização Regional de Lisboa – do MES. Com mais rigor elementos que integraram sucessivas DORLs. Recordo, com saudade, a figura de José Luís Ganhão o único deste grupo que já nos deixou. Assinalo, ainda, uma significativa presença feminina que, no entanto, nunca esteve representada nas estruturas centrais da direcção do MES.
Curiosamente surge António Pinto Basto que haveria de ganhar notoriedade, como jornalista, assinando António Ribeiro Ferreira.
Da esquerda para a direita. De pé: José Luís Ganhão, Margarida Guimarães, António Pinto Basto (posteriormente, enquanto jornalista, António Ribeiro Ferreira), Albano Machado, Pedro Pais, Manuel Pires, Luísa Ivo e Luís Castanheira Lopes; em baixo: Adelaide de Jesus, Miguel Teotónio Pereira, Constantino Ferreira, Rogério de Jesus, José António Vieira da Silva, Carlos Pratas e Isabel Cordovil.
Não me lembro se a data escolhida para o Jantar – 7 de Novembro – releva de um voluntário gesto simbólico ou se foi uma mera coincidência com o dia do aniversário da revolução bolchevique, na Rússia, em 1917.
A verdade é que, pelo calendário ocidental, a “Revolução de Outubro” ocorreu a 7 de Novembro de 1917 e o jantar de extinção do MES foi realizado no dia 7 de Novembro de 1981, coincidindo com o 64º aniversário daquela revolução.
Esta fotografia retrata os elementos da última DORL – Direcção da Organização Regional de Lisboa – do MES. Com mais rigor elementos que integraram sucessivas DORLs. Recordo, com saudade, a figura de José Luís Ganhão o único deste grupo que já nos deixou. Assinalo, ainda, uma significativa presença feminina que, no entanto, nunca esteve representada nas estruturas centrais da direcção do MES.
Curiosamente surge António Pinto Basto que haveria de ganhar notoriedade, como jornalista, assinando António Ribeiro Ferreira.
(Correcções, assinaladas a vermelho, enviadas pela Luísa Ivo - ver comentário.)
FRIDA KAHLO
O autocarro
Exposição “Vida e Obra” de Frida Kahlo [1907/1954]. CCB, Lisboa, penúltimo dia. As considerações que pode ler aqui – de onde retirei também a imagem – poupam-me as críticas.
O que vi. Cores fortes. Alguns retratos e auto retratos impressivos. O tema da infertilidade ou da maternidade frustrada. Sofrimento físico, doença e adversidade. Passado, família e amigos. Implicitamente a política.
Diego Rivera, Trotsky e mecenas. Uma vida que se sobrepõe à obra. Uma obra sub representada. É preciso visitar o México para ver a obra de Frida Kahlo.
Já tive a felicidade de apreciar, ao vivo, parte da obra de Diego Rivera. Impressionante. Mas não vi as obras mais importantes de Frida.
Exposição “Vida e Obra” de Frida Kahlo [1907/1954]. CCB, Lisboa, penúltimo dia. As considerações que pode ler aqui – de onde retirei também a imagem – poupam-me as críticas.
O que vi. Cores fortes. Alguns retratos e auto retratos impressivos. O tema da infertilidade ou da maternidade frustrada. Sofrimento físico, doença e adversidade. Passado, família e amigos. Implicitamente a política.
Diego Rivera, Trotsky e mecenas. Uma vida que se sobrepõe à obra. Uma obra sub representada. É preciso visitar o México para ver a obra de Frida Kahlo.
Já tive a felicidade de apreciar, ao vivo, parte da obra de Diego Rivera. Impressionante. Mas não vi as obras mais importantes de Frida.
Camus - Cahier nº VIII
Fotografia de Angèle
« 17[8/1954]. Berl.*
Il est plus facile aux intellectuels de dire non que de dire oui. Le médecin Reclus qui avait pris partis pour Dreyfus, regardant les volumes de ses œuvres à la fin de sa vie s´aperçoit qu´il y a eu deux années où n´a rien produit. Ah! oui, Dreyfus : il avait consacré ces deux années à étudier les dossiers de l´affaire. Aujourd´hui on prend partis sur la lecture d´un article.
Après-midi perdue. »
*Emmanuel Berl (1892-1976) était devenu l´ami de Camus
Albert Camus
« 17[8/1954]. Berl.*
Il est plus facile aux intellectuels de dire non que de dire oui. Le médecin Reclus qui avait pris partis pour Dreyfus, regardant les volumes de ses œuvres à la fin de sa vie s´aperçoit qu´il y a eu deux années où n´a rien produit. Ah! oui, Dreyfus : il avait consacré ces deux années à étudier les dossiers de l´affaire. Aujourd´hui on prend partis sur la lecture d´un article.
Après-midi perdue. »
*Emmanuel Berl (1892-1976) était devenu l´ami de Camus
Albert Camus
“Carnets – III” - Cahier nº VIII (Août 1954/Juillet 1958)
Gallimard
sem título XXX
Fotografia de Philippe Pache
Fosse meu tudo o que não tem medida certa
seria feliz por possuir o mundo
Tomaria em mãos as diversas artes
sendo múltiplo fingir-me-ia uno
uno por dentro e por fora repartido em partes
19 de Maio de 2006
Fosse meu tudo o que não tem medida certa
seria feliz por possuir o mundo
Tomaria em mãos as diversas artes
sendo múltiplo fingir-me-ia uno
uno por dentro e por fora repartido em partes
19 de Maio de 2006
sábado, maio 20
FARENSE/BENFICA
(ver foto ampliada)
Em 15 de Março passado iniciei a minha colaboração no A Defesa de Faro com este post . A propósito de um comentário de hoje, em adenda, aqui fica o texto original. Poucos momentos depois de, por coincidência, ter sido anunciado Fernando Santos como novo treinador do Benfica.
Uma das maiores alegrias da minha vida foi sempre o Farense. Vivi desde 1955
à beira do estádio de S. Luís e aproveitava todas as oportunidades para ver mesmo os treinos. Lembro-me dos rostos dos jogadores mais antigos como se os estivesse aqui na minha frente. O Vinueza, o Reina, o Queimado, o Ventura, o Rato, (guarda redes) o Tarro e tantos outros que as imagens antigas me ajudarão a decifrar. Mas eram equipas que andavam pela 2ª divisão, na melhor das hipóteses, pois parece que, à época, "o sistema" não permitia, salvo o Olhanense num período determinado, que qualquer equipa do Algarve subisse à primeira divisão.
Em 15 de Março passado iniciei a minha colaboração no A Defesa de Faro com este post . A propósito de um comentário de hoje, em adenda, aqui fica o texto original. Poucos momentos depois de, por coincidência, ter sido anunciado Fernando Santos como novo treinador do Benfica.
Uma das maiores alegrias da minha vida foi sempre o Farense. Vivi desde 1955
à beira do estádio de S. Luís e aproveitava todas as oportunidades para ver mesmo os treinos. Lembro-me dos rostos dos jogadores mais antigos como se os estivesse aqui na minha frente. O Vinueza, o Reina, o Queimado, o Ventura, o Rato, (guarda redes) o Tarro e tantos outros que as imagens antigas me ajudarão a decifrar. Mas eram equipas que andavam pela 2ª divisão, na melhor das hipóteses, pois parece que, à época, "o sistema" não permitia, salvo o Olhanense num período determinado, que qualquer equipa do Algarve subisse à primeira divisão.
A equipa representada na foto foi, sem dúvida, uma das melhores de sempre. À época já não vivia em Faro mas acompanhava à distância a sua carreira vendo alguns jogos disputados em Lisboa. Mas lembro-me destes jogadores todos dos quais destaco o Benje, um guarda redes fabuloso, o Mirobaldo, um goleador tecnicista elegante, que se fora hoje faria carreira num grande clube, o Sério, "carregador de piano", o Farias um "ala" de categoria, faltando aqui o Adilson que com Mirobaldo e o Farias, formavam um esquadrão de ataque temível que, soube agora, era designado como MFA.
Destes jogadores o que atingiu maior notoriedade, como treinador, foi o Manuel José, rapaz de Vila Real, um falso lento que colocava a bola milimétricamente à distância. É hoje treinador campeão africano. Que será feito de cada um destes jogadores verdadeiras glórias do Farense. Um dia quando o Farense se reerguer para fazer orgulhar o meu filho, que fiz sócio logo quando nasceu, alguém se lembre de homenagear os vivos e celebrar a memória dos desaparecidos. Eles são parte da história de uma cidade e região.
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Comentario, tardio, deixado hoje, por J. Cabrita, na caixa de comentários de A Defesa de Faro:
Comentario, tardio, deixado hoje, por J. Cabrita, na caixa de comentários de A Defesa de Faro:
Ah! Os jogos – e os treinos, concorridíssimos – do Farense no velho campo pelado de São Luís (mais tarde relvado, após a subida à 1ª divisão)! Que momentos inesquecíveis
viveu Faro por essas alturas! Uma mística autêntica envolvia a urbe e a sua equipa! Havia carinho autêntico, espontâneo, em redor desses jogadores, estimados como filhos da casa...!
viveu Faro por essas alturas! Uma mística autêntica envolvia a urbe e a sua equipa! Havia carinho autêntico, espontâneo, em redor desses jogadores, estimados como filhos da casa...!
Diz bem o Eduardo Graça – amigo e velho condiscípulo do Liceu de Faro, e vizinho de São Luís, e que muito gostaria de reencontrar (perguntava sempre por ti, a teu pai e a teu irmão Dimas, saudosos falecidos) –, naqueles tempos o sistema dificultava os voos mais altos das equipas sulinas... Mas tivemos equipas de grande gabarito, de raça e pundonor, que, hoje, pediriam meças às melhores equipas do nosso País.
Bons tempos para quem os viveu – e nós tivemos essa rara felicidade!Mas é preciso que a Fénix Farense renasça, com o mesmo espírito de sempre! Hoje, é mais complicado (o "deus" "mamon" manda e corrompe tudo...) mas... quem sabe...? Como dizia A. de Saint Éxupéry : "il y avaient des innocents qui savaient que les choses étaient impossibles... et pourtant ils les ont faites!"·
Abraços a todos os genuínos farenses – e um especial ao meu velho condiscípulo e amigo Eduardo Graça!
J. Cabrita
J. Cabrita
(Agradeço e retribuo com amizade.)
ACTUALIDADE POLÍTICA
Laetitia Casta
Utilizo o olhar deslumbrante desta moça para anunciar que deixei de comprar jornais. Um dia, muitos anos atrás, também deixei de fumar. É uma questão de saúde! Leio, no entanto, os jornais nas bancas, nos cafés, na casa dos amigos e na net e, porque não sou fundamentalista, também fumo, de vez em quando, uma cigarrilha.
Hoje, por acaso, num bar, reparei que o EPC* diz, no Público, que não lê blogues e que sempre que lhe mandam um email com endereço de blogue logo o lança ao lixo. Ando às avessas com o EPC o que deve ser muito bom sinal para mim.
Mas, paradoxalmente, a confissão do EPC servia para citar o blogue do JPP** – que o EPC deve ter lido no jornal – a propósito do “envelope 9”. O post do JPP tornou o envelope 9 em “micro causa”. E como tal vai ter uma resposta expedita hoje, pela manhã, no Expresso. Ou esperava ouvi-la, em primeira-mão, por outro órgão qualquer?
Pelo que vi no “Expresso da Meia-noite” a resposta é a mais previsível que se possa imaginar. É tudo culpa da comunicação social e, provavelmente, do funcionário nº 354 da PT (Deus queira que, por coincidência, não acerte no número do dito!).
Utilizo o olhar deslumbrante desta moça para anunciar que deixei de comprar jornais. Um dia, muitos anos atrás, também deixei de fumar. É uma questão de saúde! Leio, no entanto, os jornais nas bancas, nos cafés, na casa dos amigos e na net e, porque não sou fundamentalista, também fumo, de vez em quando, uma cigarrilha.
Hoje, por acaso, num bar, reparei que o EPC* diz, no Público, que não lê blogues e que sempre que lhe mandam um email com endereço de blogue logo o lança ao lixo. Ando às avessas com o EPC o que deve ser muito bom sinal para mim.
Mas, paradoxalmente, a confissão do EPC servia para citar o blogue do JPP** – que o EPC deve ter lido no jornal – a propósito do “envelope 9”. O post do JPP tornou o envelope 9 em “micro causa”. E como tal vai ter uma resposta expedita hoje, pela manhã, no Expresso. Ou esperava ouvi-la, em primeira-mão, por outro órgão qualquer?
Pelo que vi no “Expresso da Meia-noite” a resposta é a mais previsível que se possa imaginar. É tudo culpa da comunicação social e, provavelmente, do funcionário nº 354 da PT (Deus queira que, por coincidência, não acerte no número do dito!).
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Para o pessoal do Brasil e alguns distraídos as legendas: * EPC – Eduardo Prado Coelho, para o efeito, colunista do “Público”, “Baixo Cê” em homenagem ao Althusser. ** JPP – José Pacheco Pereira, para o efeito, blogueiro.
(Desde o início de Abril que não publico um post acerca da actualidade política o que é bom sinal: é que deixou de haver actualidade política como vai ser, abundantemente, demonstrado pelo Congresso do PSD que deve estar a decorrer neste momento numa terra chamada Póvoa do Varzim.)
Para o pessoal do Brasil e alguns distraídos as legendas: * EPC – Eduardo Prado Coelho, para o efeito, colunista do “Público”, “Baixo Cê” em homenagem ao Althusser. ** JPP – José Pacheco Pereira, para o efeito, blogueiro.
(Desde o início de Abril que não publico um post acerca da actualidade política o que é bom sinal: é que deixou de haver actualidade política como vai ser, abundantemente, demonstrado pelo Congresso do PSD que deve estar a decorrer neste momento numa terra chamada Póvoa do Varzim.)
sexta-feira, maio 19
"O meu país ..."
Fotografia de Angèle
(…)
O meu país são todos os amigos
que conquisto e que perco a cada instante
(…)
Ruy Belo
PEREGRINO E HÓSPEDE SOBRE A TERRA
Transporte no Tempo
(…)
O meu país são todos os amigos
que conquisto e que perco a cada instante
(…)
Ruy Belo
PEREGRINO E HÓSPEDE SOBRE A TERRA
Transporte no Tempo
COLECÇÃO DE CONCEIÇÃO NEUPARTH
Esta fotografia foi obtida, certamente, aquando da campanha para as eleições legislativas de 25 de Abril 1976. O MES, de forma autónoma, só participou nas eleições para a Assembleia Constituinte, realizadas a 25 de Abril de 1975, e nas primeiras eleições legislativas realizadas exactamente um ano depois.
A sua extinção foi o resultado de uma dura luta entre duas correntes que se confrontaram no 4º Congresso e ocorreu, como tenho vindo a documentar, através de um jantar/festa, no dia 7 de Novembro de 1981. É esta a data exacta, confirmada pelo António Pais através da sua agenda e das fotografias, de sua autoria, que testemunham as presenças nesse evento.
A revista “Sábado”, na sua edição de 11 de Março, publicou a fotografia de grupo, que deu início a esta série, sem referir a fonte o que é lamentável e não abona acerca da deontologia profissional dos autores de uma reportagem acerca da carreira política de um dos fotografados, José António Vieira da Silva, actual Ministro da Trabalho.
Outras fotografias do jantar de extinção do MES se seguirão para surpresa de alguns dos próprios fotografados.
quinta-feira, maio 18
sem título XXIX
Fotografia de Philippe Pache
Nas pedras irregulares do chão da infância
luminosas as sombras que acolhem os corpos
15 de Maio de 2004
Nas pedras irregulares do chão da infância
luminosas as sombras que acolhem os corpos
15 de Maio de 2004
JOÃO CRAVINHO NO JANTAR DE EXTINÇÃO DO MES
Fotografia de António Pais
(Clicar na imagem para ampliar)
Da esquerda para a direita: José Manuel Galvão Teles, Francisco Soares, César de Oliveira e João Cravinho
(Clicar na imagem para ampliar)
Da esquerda para a direita: José Manuel Galvão Teles, Francisco Soares, César de Oliveira e João Cravinho
quarta-feira, maio 17
PALAVRA
Praia de Faro
Amor amizade lua
salto loucura morte
o gesto que não amua
uma palavra tão doce
Hoje pela primeira vez
me apeteceu dizer-te
aquela palavra mágica
que não esquece nunca
E de cor vou dizê-la
amo amor amores
em direcção ao norte
sobem rios de rumores
25 de Novembro de 1980
(Segundo poema antigo, inédito, dedicado à Guida ainda a propósito do seu aniversário. A fotografia e o poema são da mesma época sendo este um dos primeiros que escrevi, datei e guardei, com intencionalidade poética e dedicatória.)
Amor amizade lua
salto loucura morte
o gesto que não amua
uma palavra tão doce
Hoje pela primeira vez
me apeteceu dizer-te
aquela palavra mágica
que não esquece nunca
E de cor vou dizê-la
amo amor amores
em direcção ao norte
sobem rios de rumores
25 de Novembro de 1980
(Segundo poema antigo, inédito, dedicado à Guida ainda a propósito do seu aniversário. A fotografia e o poema são da mesma época sendo este um dos primeiros que escrevi, datei e guardei, com intencionalidade poética e dedicatória.)
"...sur la mer la plus vieille ..."
Fotografia de Jérôme Sevrette (Le désordre des masses noires)
«Sur tous les chemins du monde des millions d´hommes nous ont précédés et leurs traces sont visibles. Mais sur la mer la plus vieille, notre silence est toujours le premier.»
Albert Camus
«Sur tous les chemins du monde des millions d´hommes nous ont précédés et leurs traces sont visibles. Mais sur la mer la plus vieille, notre silence est toujours le premier.»
Albert Camus
“Carnets – III” - Cahier nº VII (Mars 1951/Juillet 1954)
Gallimard
VÍTOR WENGOROVIUS NO JANTAR DE EXTINÇÃO DO MES
(Clicar na imagem para ampliar)
O mais brilhante tribuno do movimento estudantil durante a crise académica de 1961/62. Eu não tinha idade para o conhecer nessa época mas os testemunhos dos seus contemporâneos são eloquentes. Só o conheci como veterano no processo de criação do MES bastante antes do 25 de Abril.
Era uma figura pujante de energia e criatividade, prolixo, solidário e desprendido. Era a personificação do excesso para seu prejuízo pessoal e benefício da comunidade. Um socialista católico impoluto, crente e destemido, desprendido do poder e amante da partilha.
Privei com ele, nele confiava em pleno, com ele aprendi a confiar, talvez a confiar demais. Não me arrependo de ter acreditado na luz que emanava da sua dedicação às causas utópicas que as suas palavras nunca eram capazes de desenhar até ao fim. As suas palavras perseguiam a realidade que se escapava como um permanente exercício de criação.
Com ele fui a encontros clandestinos com o Pedro Ramos de Almeida, representante do PCP, buscando as alianças necessárias ao sucesso da luta anti fascista e nunca fomos apanhados pela polícia política.
Ouvi horas das suas conversas, intervenções e discursos, aprendi a ouvir, aprendi a faceta fascinante do excesso da palavra (não só com ele) e sofri, em silêncio, o lancinante drama do seu percurso pessoal perdido no labirinto das rupturas intelectuais e sentimentais.
Fiquei feliz no dia – próximo da sua morte – em que ajudei a que pudesse assistir ao musical “ O Navio dos Rebeldes”, levado à cena no Teatro da Trindade, em homenagem aos estudantes que em 61/62 se revoltaram contra a ditadura. No fim da representação um dos actores pediu licença para, à boca de cena, assinalar a sua presença e lhe prestar homenagem.
As lágrimas correram-me pela cara quando, frente ao palco, na cadeira de rodas, o Vítor pegou no microfone e, parcimonioso nas palavras, exacto e conciso, fazendo soar o timbre inconfundível da sua voz, agradeceu elogiando o trabalho teatral a que tinha acabado de assistir.
Morreu a 27 de Fevereiro de 2005 mas viverá para sempre no coração daqueles que, verdadeiramente, o conheceram.
(Ler ainda aqui)
Era uma figura pujante de energia e criatividade, prolixo, solidário e desprendido. Era a personificação do excesso para seu prejuízo pessoal e benefício da comunidade. Um socialista católico impoluto, crente e destemido, desprendido do poder e amante da partilha.
Privei com ele, nele confiava em pleno, com ele aprendi a confiar, talvez a confiar demais. Não me arrependo de ter acreditado na luz que emanava da sua dedicação às causas utópicas que as suas palavras nunca eram capazes de desenhar até ao fim. As suas palavras perseguiam a realidade que se escapava como um permanente exercício de criação.
Com ele fui a encontros clandestinos com o Pedro Ramos de Almeida, representante do PCP, buscando as alianças necessárias ao sucesso da luta anti fascista e nunca fomos apanhados pela polícia política.
Ouvi horas das suas conversas, intervenções e discursos, aprendi a ouvir, aprendi a faceta fascinante do excesso da palavra (não só com ele) e sofri, em silêncio, o lancinante drama do seu percurso pessoal perdido no labirinto das rupturas intelectuais e sentimentais.
Fiquei feliz no dia – próximo da sua morte – em que ajudei a que pudesse assistir ao musical “ O Navio dos Rebeldes”, levado à cena no Teatro da Trindade, em homenagem aos estudantes que em 61/62 se revoltaram contra a ditadura. No fim da representação um dos actores pediu licença para, à boca de cena, assinalar a sua presença e lhe prestar homenagem.
As lágrimas correram-me pela cara quando, frente ao palco, na cadeira de rodas, o Vítor pegou no microfone e, parcimonioso nas palavras, exacto e conciso, fazendo soar o timbre inconfundível da sua voz, agradeceu elogiando o trabalho teatral a que tinha acabado de assistir.
Morreu a 27 de Fevereiro de 2005 mas viverá para sempre no coração daqueles que, verdadeiramente, o conheceram.
(Ler ainda aqui)
terça-feira, maio 16
PEREGRINO E HÓSPEDE SOBRE A TERRA
Almada Negreiros
Meu único país é sempre onde estou bem
(…)
Ruy Belo
PEREGRINO E HÓSPEDE SOBRE A TERRA
Transporte no Tempo
Meu único país é sempre onde estou bem
(…)
Ruy Belo
PEREGRINO E HÓSPEDE SOBRE A TERRA
Transporte no Tempo
PEDRO OOM
Fotografia daqui
O COELHINHO QUE NASCEU NUMA COUVE
Era uma vez um coelhinho que nasceu numa couve.
Como os pais do coelhinho nunca mais aparecessem a couve passou a cuidar dele como se do seu próprio filho se tratasse.Com ervinhas tenras que cresciam ao seu redor a couve foi criando o coelhinho dentro do seu seio até que este passou a procurar a sua própria alimentação.O coelhinho, que tinha um coração muito bondoso, retribuindo o afecto que a couve lhe dedicava considerava-a como sua verdadeira mãe.A mãe couve e o seu filhinho adoptivo foram vivendo muito felizes até que um dia uma praga de gafanhotos se abateu sobre aquelas terras.O coelhinho ao ver que aqueles insectos vorazes devoravam tudo o que era verde cobriu com o seu próprio corpo o corpo da mãe couve e assim conseguiu que os gafanhotos pouco dano lhe fizessem.Quando aqueles insectos daninhos levantaram voo os campos em volta passaram a ser um imenso deserto de areias e pedra.O pobre coelhinho, que sempre tinha vivido nas proximidades da sua mãe couve, teve de deslocar-se para muitos quilómetros de distância a fim de procurar comida.Mas já nada havia que se pudesse mastigar naquelas terras.Passaram muitos dias e o pobre coelhinho estava cada vez mais magro mais magro e faminto.Então a mãe couve disse-lhe assim: “Ouve meu filho: é a lei da vida que os velhos têm de dar o lugar aos novos, por isso só vejo uma solução: assim como tu viveste durante algum tempo no meu seio, passarei a ser eu agora a viver dentro do teu. Compreendes, meu filho, o que eu quero dizer?”O pobre coelhinho compreendeu e, embora com grande tristeza na alma não teve outro remédio, comeu a mãe.
Pedro Oom
IN “2 HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS (EMANCIPADAS) QUE ILUSTRAM A DIFERENÇA ENTRE O AMOR FILIAL E O AMOR CONJUGAL” (Também magistralmente dito por Mário Viegas em Humores, 1980)
Actuação Escrita, edição & etc (1980)
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PEDRO OOM [Antecipo a efeméride do seu nascimento.]
Francisco Pedro dos Santos Oom do Vale nasceu em Santarém, a 24 de Junho de 1926.
Aos 2 anos acompanha a família para Setúbal e a partir dos 11 fixa-se em Lisboa. A aspiração do pai a que ingressasse no Colégio Militar nunca foi cumprida pois Pedro Oom se recusou.
Ingressa na Escola António Arroio onde conheceu Júlio Pomar, Vespeira, Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas e outros que viriam a aderir ao surrealismo.
Aos 24 anos, órfão de pais, ingressa no INE, como funcionário público, onde segue uma carreira desconcertante de disciplina em relação ao período anterior da sua vida e um “interregno”, afastando-se de toda a actividade artística e literária ligada ao surrealismo.
Dedicou-se, entretanto, com entusiasmo, ao xadrez modalidade na qual se distinguiu.
Em 1962 dá por finda a sua vida de funcionário público, sai do INE, reingressando, dois anos passados, desta vez, no Ministério da Educação onde se dedicou a estudos de estatística sobre o ensino.
A sua obra literária, poética e panfletária, ficou dispersa sendo impregnada de uma ironia que vai dos tons mais violentos da contestação à mordacidade pessoal.
Morreu no dia 26 de Abril de 1974, pelas duas e trinta da tarde, no Restaurante “13” quando, com alguns amigos, festejava os acontecimentos que então se viviam apaixonadamente.
A sua obra foi publicada em dois volumes sob o título “Actuação Escrita” pelas Edições & etc de cujas “notas biográficas” se respigou o presente texto.
O COELHINHO QUE NASCEU NUMA COUVE
Era uma vez um coelhinho que nasceu numa couve.
Como os pais do coelhinho nunca mais aparecessem a couve passou a cuidar dele como se do seu próprio filho se tratasse.Com ervinhas tenras que cresciam ao seu redor a couve foi criando o coelhinho dentro do seu seio até que este passou a procurar a sua própria alimentação.O coelhinho, que tinha um coração muito bondoso, retribuindo o afecto que a couve lhe dedicava considerava-a como sua verdadeira mãe.A mãe couve e o seu filhinho adoptivo foram vivendo muito felizes até que um dia uma praga de gafanhotos se abateu sobre aquelas terras.O coelhinho ao ver que aqueles insectos vorazes devoravam tudo o que era verde cobriu com o seu próprio corpo o corpo da mãe couve e assim conseguiu que os gafanhotos pouco dano lhe fizessem.Quando aqueles insectos daninhos levantaram voo os campos em volta passaram a ser um imenso deserto de areias e pedra.O pobre coelhinho, que sempre tinha vivido nas proximidades da sua mãe couve, teve de deslocar-se para muitos quilómetros de distância a fim de procurar comida.Mas já nada havia que se pudesse mastigar naquelas terras.Passaram muitos dias e o pobre coelhinho estava cada vez mais magro mais magro e faminto.Então a mãe couve disse-lhe assim: “Ouve meu filho: é a lei da vida que os velhos têm de dar o lugar aos novos, por isso só vejo uma solução: assim como tu viveste durante algum tempo no meu seio, passarei a ser eu agora a viver dentro do teu. Compreendes, meu filho, o que eu quero dizer?”O pobre coelhinho compreendeu e, embora com grande tristeza na alma não teve outro remédio, comeu a mãe.
Pedro Oom
IN “2 HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS (EMANCIPADAS) QUE ILUSTRAM A DIFERENÇA ENTRE O AMOR FILIAL E O AMOR CONJUGAL” (Também magistralmente dito por Mário Viegas em Humores, 1980)
Actuação Escrita, edição & etc (1980)
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PEDRO OOM [Antecipo a efeméride do seu nascimento.]
Francisco Pedro dos Santos Oom do Vale nasceu em Santarém, a 24 de Junho de 1926.
Aos 2 anos acompanha a família para Setúbal e a partir dos 11 fixa-se em Lisboa. A aspiração do pai a que ingressasse no Colégio Militar nunca foi cumprida pois Pedro Oom se recusou.
Ingressa na Escola António Arroio onde conheceu Júlio Pomar, Vespeira, Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas e outros que viriam a aderir ao surrealismo.
Aos 24 anos, órfão de pais, ingressa no INE, como funcionário público, onde segue uma carreira desconcertante de disciplina em relação ao período anterior da sua vida e um “interregno”, afastando-se de toda a actividade artística e literária ligada ao surrealismo.
Dedicou-se, entretanto, com entusiasmo, ao xadrez modalidade na qual se distinguiu.
Em 1962 dá por finda a sua vida de funcionário público, sai do INE, reingressando, dois anos passados, desta vez, no Ministério da Educação onde se dedicou a estudos de estatística sobre o ensino.
A sua obra literária, poética e panfletária, ficou dispersa sendo impregnada de uma ironia que vai dos tons mais violentos da contestação à mordacidade pessoal.
Morreu no dia 26 de Abril de 1974, pelas duas e trinta da tarde, no Restaurante “13” quando, com alguns amigos, festejava os acontecimentos que então se viviam apaixonadamente.
A sua obra foi publicada em dois volumes sob o título “Actuação Escrita” pelas Edições & etc de cujas “notas biográficas” se respigou o presente texto.
segunda-feira, maio 15
MANUEL LOPES NO JANTAR DE EXTINÇÃO DO MES
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Da esquerda para a direita – em baixo: César de Oliveira, Eduardo Ferro Rodrigues, Vítor Wengorovius, José Dias e Carlos Pratas. Em cima: Agostinho Roseta, Edilberto Moço (apoiado em César de Oliveira), José Manuel Galvão Teles, António Machado, Francisco Farrica, Afonso de Barros, José Galamba de Oliveira, Rogério de Jesus, Manuel Lopes e António Rosas.
Este é um grupo representativo dos fundadores do MES (Movimento de Esquerda Socialista) no jantar de extinção realizado, no antigo “Mercado do Povo”, em Outubro de 1981.
A novidade desta fotografia é a presença de Manuel Lopes, que haveria de ser um influente dirigente da CGTP, já falecido, cujo nome surgia em primeiro lugar como subscritor da declaração política inaugural do MES.
Da esquerda para a direita – em baixo: César de Oliveira, Eduardo Ferro Rodrigues, Vítor Wengorovius, José Dias e Carlos Pratas. Em cima: Agostinho Roseta, Edilberto Moço (apoiado em César de Oliveira), José Manuel Galvão Teles, António Machado, Francisco Farrica, Afonso de Barros, José Galamba de Oliveira, Rogério de Jesus, Manuel Lopes e António Rosas.
Este é um grupo representativo dos fundadores do MES (Movimento de Esquerda Socialista) no jantar de extinção realizado, no antigo “Mercado do Povo”, em Outubro de 1981.
A novidade desta fotografia é a presença de Manuel Lopes, que haveria de ser um influente dirigente da CGTP, já falecido, cujo nome surgia em primeiro lugar como subscritor da declaração política inaugural do MES.
MES
Mural de Alcântara
"A emancipação dos trabalhadores tem de ser obra dos próprios trabalhadores" Lema da primeira "Declaração do Movimento de Esquerda Socialista (M.E.S.)".
O tema do MES, apesar de reportar ao passado, suscita o interesse de muita gente, tem algumas facetas curiosas que merecem ser explicitadas e esclarecidas e envolve personagens que assumiram (e assumem) protagonismo na sociedade portuguesa contemporânea.
Surgiu a colaboração do António Pais, do Fim de Semana Alucinante, disponibilizando as fotografias que retratam os participantes do jantar de extinção do MES. Outras participações poderão surgir pelo que decidi manter aberto e vivo o tema. Ainda hoje publicarei uma nova fotografia com a respectiva legenda.
"A emancipação dos trabalhadores tem de ser obra dos próprios trabalhadores" Lema da primeira "Declaração do Movimento de Esquerda Socialista (M.E.S.)".
O tema do MES, apesar de reportar ao passado, suscita o interesse de muita gente, tem algumas facetas curiosas que merecem ser explicitadas e esclarecidas e envolve personagens que assumiram (e assumem) protagonismo na sociedade portuguesa contemporânea.
Surgiu a colaboração do António Pais, do Fim de Semana Alucinante, disponibilizando as fotografias que retratam os participantes do jantar de extinção do MES. Outras participações poderão surgir pelo que decidi manter aberto e vivo o tema. Ainda hoje publicarei uma nova fotografia com a respectiva legenda.
domingo, maio 14
SOLIDÃO NA CIDADE
Fotografia de François Le Diascorn
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e são longos os dias longe de nós próprios
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Ruy Belo
SOLIDÃO NA CIDADE
Transporte no Tempo
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e são longos os dias longe de nós próprios
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Ruy Belo
SOLIDÃO NA CIDADE
Transporte no Tempo
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