sexta-feira, janeiro 22

Notas Politicas (33)

A campanha eleitoral está a chegar ao fim (estranha campanha!). Amanhã é dia de reflexão (coisa antiga!). Pela minha parte não preciso de mais reflexão do que aquela que tenho feito enquanto vivo e trabalho(estranha esta afirmação para um cidadão com 73 anos de idade). Na verdade, formalmente, existem vários candidatos todos com a mesma dignidade perante a lei e a grei. Já do boletim de voto não se pode gabar quem organiza o ato pois ostenta ao cimo um candidato que não é candidato. (estranha forma de cooperação entre as diversas entidades às quais compete organizar o ato). Adiante. Dos sobrevivos à campanha são 7 que se sujeitam ao escrutínio dos cidadãos eleitores. Admiro-lhes a coragem e a ousadia de caminhar pelo caminho das pedras a mor parte do tempo na escuridão cerzida pela pandemia que fere e mata mais do que alguma vez sonhamos. Vou votar, como sempre aconteceu em todas as eleições democráticas pós 25 de abril, com a mesma necessidade vital de participação civica. Muda o ar do tempo mas não muda meu sentir no dia do voto. Feliz por ser possivel escolher livremente ao contrário de meu pai, por exemplo, que só votou pela 1ª vez em eleições livres com mais de 64 anos de idade. Quando voto lembro-me sempre de meus pais e da sua felicidade - vestidos a rigor - no dia das primeiras eleições livres - 25 de abril de 1975. O meu voto vai para Marcelo Rebelo de Sousa, o único candidadto com estatura de estadista, mau grado o seu estilo que paradoxalmente, ou talvez não, aproximando-se do povo causa mau estar em boa parte das elites. Paciência. Voto na experiência e na estabilidade, deixando para trás das costas aventuras fúteis que o tempo não está para experimentalismos. Tudo na vida tem seus riscos e o voto não foge à regra. Eu arrisco o meu voto num candidato que não pertence à minha área politico/ideológica em favor do equilibrio dos poderes, da força da inteligência e na capacidade de representar a República, na frente interna e externa,com responsabilidade de Estado. Está dito.

Sem comentários: