sábado, fevereiro 24

PSD - uma semana e o resto ...

O período imediato ao Congresso do PSD, ou seja, uma só semana, permitiu, de forma explicita, clarificar o estado da arte neste partido. Quando estamos a falar do PSD, tal como do PS, convém ter presente uma história antiga, não do pós 25 de abril de 1974, mas que enraíza nos idos da revolução industrial. Convém, além do mais, esclarecer que os partidos políticos são associações que enraízam no movimento do associativismo livre que, nos tempos modernos, resultou de uma especialização na organização das classes trabalhadoras de que resultaram associações, cooperativas, mutualidades, sindicatos e partidos. O tema está bastante bem estudado. Ver, por exemplo, Rui Namorado, in O Mistério do Cooperativismo - Da Cooperação ao Movimento Cooperativo (Almedina 2013).
O que esta semana se revelou foi algo que nada tem de novidade, ou seja, um partido dividido após uma mudança de liderança e de orientação politica, aliás mais que expetável e com um rosto de líder pré anunciado desde há muito. Não se entende, pois, o espanto de alguns com as manifestações de divergência, e divisões, vindas a público nesta semana. É nem mais nem menos do que a revelação de uma divisão entre sociais democratas e liberais (para simplificar) sendo certo que nuns e noutros existem inúmeras nuances, e interesses, que, por vezes, os unem, noutras vezes, os dividem. A crise da social democracia europeu, e mundial, manifesta-se no PSD de forma singular num contexto de um sistema politico que dispõe hoje, no seu vértice, de um social democrata moderador - Presidente da República - e de um governo socialista (igualmente da família social democrata) com o apoio parlamentar de partidos de esquerda "anti sistema", se considerarmos a sua história (raízes ideológicas e doutrinárias)e posicionamento estratégico no contexto internacional.
Para abreviar o PSD pode superar o desafio, ou fracionar-se (como já aconteceu no passado), tudo dependendo da evolução da situação económica e financeira no próximo futuro (no curto prazo de um ano e pouco) e da refundação, ou reformulação, do sistema de alianças à esquerda muito dependente da vontade politica das direções politicas de PCP e BE (querem ou não querem partilhar os desafios, e os inerentes riscos, do exercício direto, ou indireto, do poder? Ou do próprio governo?). Todos os partidos estão sempre divididos mesmo quendo aparentam, em períodos mais ou menos longos, estarem unidos. O mais apetecível do poder é viabilizar, e influenciar, decisões que marcam em aspetos cruciais a vida da comunidade (divisão do rendimento entre trabalho e capital, definição do perfil e do poder das instituições que compõem o sistema, partilha de lugares na administração aos mais diversos níveis...). Será a esquerda, na sua pluralidade, capaz de superar as suas diferenças de fundo? Será a direita capaz de sobreviver a um prolongado jejum no exercício do poder executivo? Até ao final do primeiro trimestre de 2019 teremos algumas respostas bastante elucidativas!

Sem comentários: