domingo, março 12

BACHELET PRESIDENTE DO CHILE

Posted by Picasa Vejam as diferenças de uma tomada de posse que ocorreu ontem com outra que ocorreu no passado dia 9. Tomou posse como Presidente da República do Chile a primeira mulher em toda a história deste país. Na posse não formam proferidos discursos. Estiveram presentes 30 altas figuras de Estado e o governo de Michelle Bachelet será paritário: 10 mulheres+10 homens.

Primeira mulher presidente da República toma hoje posse
A pediatra e socialista Michelle Bachelet, que foi presa, torturada e exilada ao tempo da ditadura militar no Chile, prestou hoje juramento como Presidente da República, tornando-se a primeira mulher a assumir a chefia do Estado chileno.

Veja outra notícia aqui.

sábado, março 11

RELATÓRIO E CONTAS

Posted by Picasa Fotografia de José Marafona

Setembro é o teu mês, homem da tarde
anunciada em folhas como uma ameaça
Ninguém morreu ainda e tudo treme já
Ventos e chuvas rondam pelos côncavos dos céus
e brilhas como quem no próprio brilho se consome
Tens retiradas hábeis, sabes como
a maçã se arredonda e se rebola à volta do que a rói
Há uvas há o trigo e o búzio da azeitona asperge em leque o som [inabalável
nos leves ondulados e restritos renques das mais longínquas oliveiras [conhecidas
Poisas sólidos pés sobre tantas traições e no entanto foste jovem
e tinhas quem sinceramente acreditasse em ti
A consciência mói-te mais que uma doença
reúnes em redor da casa equilibrada restos de rebanhos
e voltas entre estevas pelos múltiplos caminhos
Há fumos névoas noites coisas que se elevam e dispersam
regressas como quem dependurado cai da sua podridão de pomo
Reconheces o teu terrível nome as rugas do teu riso
começam já então a retalhar-te a cara
Despedias poentes por diversos pontos realmente
És aquele que no maior número possível de palavras nada disse
Comprazes-te contigo quando o próprio sol
desce sobre o teu pátio e passa tantas mãos na pele dos rostos que [tiveste
Repara: não esbarras já contra a cor amarela?
Setembro na verdade é mês para voltar
Podes tentar ainda alguns expedientes respeitáveis
multiplicar diversas diligências nos ameaçados cumes dos outeiros
ser e não ser fugir do rótulo aceitar e esquivar o nome fixo
E no entanto é inevitável: a temperatura descerá mais dia menos dia
Calas-te então cumprido como um rosto e puxas toda a tarde
sobre esse corpo que se estende e jaz
Andaste de lugar para lugar e deste o dito por não dito
mas todos toda a vida teus credores saberão onde encontrar-te
pois passarás a estar nalguma parte
Tens domicílio ali que a terra sobe levemente
e toda a tua boca ambiciosa sabe e sente quanto barro encerra

Ruy Belo

"Boca Bilingue"

VAN GOGH - ADMIRAÇÕES


“Carnets – III” - Cahier nº VII (Mars 1951/Juillet 1954)
Gallimard

SEDUÇÃO

Posted by Picasa Scarlett Johansson

Dois dias depois o que faltou à posse

sem título (XIX)

Posted by Picasa Fotografia de Philippe Pache

Sulcava um ar lavrado de indefinível espessura
o prazer do jogo das palavras não ditas perdura

10 de Março de 2006

sexta-feira, março 10

UMA VISITA

Posted by Picasa Fotografia de Victor Valente

Visitei hoje, pela primeira vez, em Coimbra, o Centro de Documentação 25 de Abril. Concretizei, em trabalho, uma visita adiada anos a fio. É curioso que tenha sido realizada no primeiro dia após a entrada em funções do novo Presidente da República.

Não por ele mas pelo que acabou de cessar funções. Desde há muitos anos que tenho para lá depositar um conjunto de documentos do auto extinto MES. Nada de muito importante – que não privilegio as memórias do passado, antes prefiro as do futuro – mas é uma pena que se percam alguns daqueles documentos pois são originais.

Agora que as instituições de topo do estado estão quase a ficar “limpas” de ex-MES – por via do tempo e sabe-se lá mais do quê – talvez tenha chegado a hora de esvaziar o meu pequeno e modesto saco das memórias do MES entregando-as a quem delas possa cuidar.

Gostei do que vi e senti nesta visita. Algumas coisas inéditas e comoventes. Trouxe um livro – “A Fita do Tempo da Revolução – A noite que mudou Portugal” que consiste na reprodução do manuscrito do conjunto de registos de informação das chamadas telefónicas realizadas pelas duas partes em confronto na madrugada do 25 de Abril de 74.

Assim fiquei a saber a hora exacta de um acontecimento a que assisti – quase todo – ao vivo e o qual relatei, brevemente, nalguns posts antigos que podem ser lidos aqui aqui e aqui:

05H55/ Comunicação p[ara] o Ministro
- estavam a comunicar ao Ministro q[ue] a coluna da EPC estava a passar no Cartaxo há 20 min[utos].
- passou uma coluna em Almeirim às 05.35.
- Há uma coluna não blindada na Av. Da República

(Eu ia atrás dela com o António Dias e o João Mário Anjos)
(…)
- M[ensagem] para passar ao sr. Cor. Romeiras p/.
O ministro está cercado no T.[erreiro] do Paço. EPC colocou uma automet[ralhadora] na Estação de Sul e Sueste e outra na Rua do Arsenal.
(Estávamos na Rua do Arsenal neste momento)
(…)
06H00/Min Ex[ército]
- Romeiras já vai na 24 de Julho. Veja se pode salvar. Já estamos todos cercados.
(…)
06H14/Min[istro] cercado no Terreiro do Paço
Era o Ministro do Exército
(…)
06H21/Forças RC7 aderiram
Cmdt forças RC7 (Alf. David e Silva)
Esta era uma importante força militar que até este momento se encontrava ao lado das forças leais ao governo.

Eu pensei que esta força (temível), leal ao governo, era comandada pelo Brig. Junqueira dos Reis, mas o relato atribui o seu comando ao Alf. David e Silva, referenciando, no entanto, a presença do Brigadeiro Junqueira, aliás meu conterrâneo, tal o ministro do exército à época, Luz Cunha, somente mais tarde na fita do tempo:

07H20/ As forças in[imigas] estão a ser comandadas Brig. Reis que vai col[una] Romeiras. Vão ocupar embocaduras Terreiro [do] Paço com forças RI1.
O Brig. Junqueira dos Reis era o 2º Comandante do Governo Militar de Lisboa e comandava a força da ordem pública do GML.
(Já tínhamos encetada a viagem para ajudar na tomada do nosso objectivo que era o “2º GCAM”, no Campo Grande)

Por último tinha na memória a imagem difusa de que todos estes acontecimentos se tinham passado mais cedo. Afinal era mesmo muito tarde nessa madrugada do dia mais excitante da minha vida (e do António Dias+ João Anjos que me acompanhavam).

quinta-feira, março 9

CERTAS FORMAS DE NOJO

Posted by Picasa Fotografia de Angèle

(…)
O trigo ainda é a grande verdade do mundo
e afinal subsiste a térrea paciência
de quem no verde ser persiste
Rosto para durar não mais do que uma hora
eu vi-o na origem junto ao vento
(…)

Ruy Belo

CERTAS FORMAS DE NOJO
Boca Bilingue

POLÍTICA À PORTUGUESA

Em Lisboa, nos arrabaldes de Belém, o Duque de Aveiro e alguns membros da família dos Távoras foram publicamente executados, em 13 de Janeiro de 1759, por estarem implicados no atentado contra o rei D. José. A sentença foi aplicada de uma forma tão brutal e selvagem que foi muito criticada pela opinião pública internacional. Na gravura vê-se o patíbulo com os condenados a serem sentenciados e os seus carrascos; magistrados com as suas varas encarnadas e tropas de infantaria, com os seus tradicionais uniformes brancos com granadeiros de gorro de pele à direita da bandeira regimental, assim como de tropas de artilharia com os seus uniformes azuis. A legenda da gravura enumera os condenados.

sem título (VIII)

Posted by Picasa Fotografia de Philippe Pache

Sinto as ruas da infância as pedras gotas de água
ângulos gritos silêncios de dorida e surda mágoa


9 de Março de 2006

"L´honneur ..."

Posted by Picasa Fotografia de Angèle

«L´honneur tient à un fil. S´il se maintient, c´est souvent par chance.»

Albert Camus

“Carnets – III” - Cahier nº VII (Mars 1951/Juillet 1954)
Gallimard

quarta-feira, março 8

BENFICA

Posted by Picasa Simão Sabrosa

Um acontecimento importante. O Benfica venceu e convenceu. Foi competitivo e inteligente. Mostrou capacidade de luta e de sofrimento. O mais fraco venceu o mais forte. Um contributo inestimável para a auto estima dos portugueses. Uma verdadeira posse.

CELEBRAÇÕES

Posted by Picasa O acontecimento nacional verdadeiramente importante de hoje é o Liverpool- Benfica. Depois, está bem de ver, do Dia Internacional da Mulher.

Que vivam as mulheres, em particular, todas as que me visitam na intimidade deste blogue. Para elas deixo a flor.

Amanhã o acontecimento mais importante será o resultado do Liverpool-Benfica.

terça-feira, março 7

PARA DIZER DEVAGAR

Posted by Picasa Fotografia in phe-no

Pelo menos que ao fim teus sacramentos cubram de coragem
igual à de evitar-te, ao ver-se então de pé na tua frente,
aquele que nem sempre soube ser bastante transparente
para dele imprimir nos dias nada mais que a tua imagem

Ruy Belo

Boca Bilingue

POSSES

Posted by Picasa Ron Mueck

Há acontecimentos que não têm importância nenhuma, no concerto das nações, mas que estão condenados a ganhar a maior notoriedade nacional. A lista dos representantes dos Estados estrangeiros na futura tomada de posse do novo Presidente da República explica tudo.

"En amour, ..."


«En amour, s´en tenir à ce qui est.»

Albert Camus

“Carnets – III” - Cahier nº VII (Mars 1951/Juillet 1954)
Gallimard

segunda-feira, março 6

GOVERNO - UM ANO (II)

Posted by Picasa Ron Mueck

Por vezes parece que o governo ostenta demasiadas certezas. Outras vezes parece que enceta fugas para a frente. As certezas inabaláveis apresentam-se, por vezes, à mistura com convicções profundas.

Mas sabemos como, na política, as certezas, quase sempre, eliminam as convicções enquanto, por regra, as convicções eliminam as certezas. Sei que nenhum governo gosta de ostentar as suas dúvidas. Os governos preferem que se lhes reconheçam as virtudes e, tanto mais, as convicções.

Compreendo o mecanismo mas deveria ser possível a um ministro expor publicamente as suas dúvidas ou desalinhar do “autorizado” consenso. Falo de Freitas do Amaral mas podia falar também de Correia de Campos. Ou então ao governo deveria ser concedida a dádiva de dispor de uma espécie de “alto-comissário para a dúvida”.

Não se governa nem com as dúvidas próprias nem com as dores alheias. Eu sei. O país é pequeno e o governo, em funções, é maioritário e de um só partido. O que talvez exigisse um pouco mais de distanciamento político e de reflexão critica face às tendências intempestivas de uma liderança voluntariosa.

Um ano é pouco tempo para um governo. Mas pode ser uma eternidade para um cidadão injustiçado ou uma família desempregada.

No nosso modelo de sociedade, fundado na tradição do estado centralista, das prebendas e favores, a sorte não bafeja a iniciativa dos audazes nem o desempenho dos mais capazes.

A sorte está como que resguardada para uma plêiade de predestinados que a recebem por respeito e consideração a uma tradição que enraíza no obscurantismo autoritário do salazarismo e na lógica perversa do vazio a que José Gil chamou a “não inscrição”.

Estamos nas vésperas da entrada em funções de um novo Presidente da República com a legitimidade de uma eleição democrática e as fragilidades de um perfil pessoal autoritário.

Talvez seja aconselhável ao governo, socialista e maioritário, sem deixar de se afirmar pela iniciativa, em prol das mudanças reformistas, ser capaz de corrigir, sem parcimónia, os seus enganos e de assumir, com mais frequência, as suas dúvidas.

É a velha questão do diálogo que, sem honra nem glória, foi tornada a origem de todos os males pela anterior governação socialista em favor do prestígio da deriva autoritária que se tornou na panaceia universal que haverá de salvar a pátria da decadência. A ver vamos!

domingo, março 5

ESTATE (VERÃO)

Posted by Picasa Cesare Pavese

C'è un giardino chiaro, fra mura basse,
di erba secca e di luce, che cuoce adagio
la sua terra. È una luce che sa di mare.
Tu respiri quell'erba. Tocchi i capelli
e ne scuoti il ricordo.

Ho veduto cadere
molti frutti, dolci, su un'erba che so,
con un tonfo. Cosí trasalisci tu pure
al sussulto del sangue. Tu muovi il capo
come intorno accadesse un prodigio d'aria
e il prodigio sei tu. C'è un sapore uguale
nei tuoi occhi e nel caldo ricordo.

Ascolti.
La parole che ascolti ti toccano appena.
Hai nel viso calmo un pensiero chiaro
che ti finge alle spalle la luce del mare.
Hai nel viso un silenzio che preme il cuore
con un tonfo, e ne stilla una pena antica
come il succo dei frutti caduti allora.

Cesare Pavese


Verão

Este é um jardim claro, de erva seca e luz
entre muros baixos, que coze com calma
a sua terra. É uma luz que sabe a mar.
Tu respiras aquela erva. Tocas os cabelos
e neles agita-se a memória.

Vi cair
muitos frutos, doces, sobre uma erva que conheço,
com um baque. Também assim tu estremeces
com o sobressalto do sangue. Rodas a cabeça
como se à tua volta acontecesse um prodígio aéreo
e o prodígio és tu. Há um sabor igual
nos teus olhos e na tua cálida recordação.

Escutas.
As palavras que escutas mal te tocam.
Tens no rosto calmo um pensamento claro
que finge nos teus ombros a luz do mar.
Tens no rosto um silêncio que aperta o coração
com um baque e o faz destilar uma dor antiga
como o suco dos frutos caídos nesse tempo.

In Dopo (Depois)
LAVORARE STANCA (TRABALHAR CANSA)
Tradução de Carlos Leite – Edições Cotovia

FISCO: UM DILIGENTE INCUMPRIDOR ...

Posted by Picasa Ron Mueck

De quando em vez, em média duas vezes ao ano, tenho uns percalços com o fisco. Coisas de somenos pois com o fisco não podem os remediados confrontarem-se com coisas de somais.

Mas esta, tal como outras do passado, fazem acreditar nas dúvidas, expressas por diversas entidades e cidadãos, acerca da anunciada divulgação pública de listas de devedores ao fisco.

O que me aconteceu desta vez? Não foi uma situação virtual mas bastante real e, infelizmente, pouco original.

Sou sócio de uma sociedade com minha mulher. Há muitos anos. Uma pequena sociedade familiar que permite cumprir a legalidade – em todos os campos – no que respeita à actividade profissional de minha mulher.

Tempos atrás recebi uma notificação para pagar uma dívida de IRC. A empresa que trata da contabilidade confirmou, e documentou, que não havia qualquer dívida. Desloquei-me à repartição de finanças para esclarecer a situação. Não havia dúvidas, nem dívidas.

Escrevi o respectivo requerimento para que fosse reposta a situação tudo num ambiente da maior simpatia e cordialidade. Já aprendi que não nos devemos irritar em determinados sítios face a determinadas autoridades. É tudo muito natural.

Fui logo avisado que não serviria de nada tal requerimento pois, mais tarde, receberia uma citação daquelas ameaçadoras para que procedesse ao pagamento da dívida inexistente.

Assim foi. Dias atrás chegou a citação respeitante à “divida em cobrança coerciva”, com nº de processo, juros de mora, indicações acerca do seu cálculo face à previsão do futuro incumprimento, etc, etc…

Regressei à repartição de finanças para tentar repor o prestígio de contribuinte cumpridor que, à viva força, a administração se não dispunha a reconhecer. Fui recebido com simpatia e sem azedume. Feitas as verificações confirmou-se a situação da inexistência da dívida.

Mas desta vez deu para entender o processo que me levou a receber duas comunicações formais do fisco e me obrigou a duas deslocação à repartição de finanças.

Um dos pagamentos por conta – o tal que originou a suposta dívida – tinha sido lançado na conta de outro contribuinte. Alguém no fisco inscreveu o número de contribuinte errado no sistema informático. Paguei por conta de outro…

O funcionário diligente retirou-se surgindo depois com um documento que, segundo me informou, anula a citação referente à minha “divida em cobrança coerciva”.

Tudo correu na maior perfeição e com infinita simpatia. Quase fui tentado a pedir desculpa pelo incómodo.

A Administração Fiscal, e o seu diligente funcionário, ficaram impávidos e serenos. Apresentar desculpas, para quê? É tudo muito natural!

Por isso tenham cuidado, quando lá para Julho, forem divulgadas ao público as listas dos devedores ao fisco!

JUIFS

Posted by Picasa Fotografia de Angèle

«Juifs, vivant en tant que culture depuis 4 000 ans. Les seuls.»

Albert Camus

“Carnets – III” - Cahier nº VII (Mars 1951/Juillet 1954)
Gallimard

sábado, março 4

POETA

Posted by Picasa Van Gogh - Auto-retrato de chapéu de feltro - 1887-88

Não me agradam os versos que dizem aspirações falhadas,
com o seu ar de inutilidade, de fastio e de velhice.

Porque o artista nunca falha. É impossível falhar,
porque uma obra se realiza dentro dele e deita para fora raízes
que são os seus versos, os seus desenhos ou as suas palavras.

O Artista nunca cede ante o gosto dos outros;
e a sua obra é um azorrague de insultos;
e em tudo revela a sua força desaproveitada.

Saúl Dias