quinta-feira, dezembro 4

PROFs: UMA RADIOGRAFIA


Ei-los de novo. Em frente, marche, pois marcha que se farta Mário Nogueira, a mão cheia de nada e a outra de coisa alguma. Repete-se, não se enxerga e vai de mal a pior aos olhos de quem desconfia deste perigoso unanimismo. Os sinais estão todos à vista: Nogueira não quer isto, não quer aquilo, não quer este modelo, não se sabe que modelo quer, torce o nariz a tudo o que lhe põem no prato como adolescente enfastiado, a esticar a corda. Não, não se pode respeitar este indivíduo, ar de faia, um pintas todo pintas e esta é, talvez, a única característica digna de registo, a graça que ele tem. Porque quanto ao que sobra, estamos conversados: é o vazio. Convenhamos que a luta dos professores não é outra coisa que resistência natural, desastrosa resistência feita de nada, uma lástima. Basta-me passar os olhos pelo blog do professor Guinote para perceber o que anda no ar. Apoucado, o simbólico professor Guinote escreve que se desunha, posta que posta e torna a postar, passa a vida naquilo, às voltas com a não existência, panfletos, a tomada da Bastilha em forma de histórias de vida, lamentosas, chorosas, «prenhes» de amor pelo ensino, pelos alunos, novelas que mostram o que interessa mostrar.Na 5 de Outubro, a inépcia política começou no dia em que se imaginou ser possível entregar aos professores, entre pares, um regime de avaliação de desempenho, observado como deve ser observado, avaliado, tal e qual e qual é o problema? É isto e mais aquilo, os titulares, os pares e a palavrinha mágica: colega. Todos colegas, todos iguais a subir na carreira sem mais nem menos, sem distinção ou «castas» como ouvi a uma professora que aqueles professores aplaudiram. A isto se resume a «luta», a resistência, o ovo da pobre serpente. Fui clara?Tudo deveria ter sido oferecido com outro papel de embrulho menos austero e em certa medida, passe o trocadilho, menos embrulhado. Mais tempo, mais tento, menos pressa. Que pena! Por mim, estes professores «humilhados» mereciam, mereciam? Estão a pedir um Ofsted que lhes endireite a coluna, que os faça perceber que se deve ter cuidado com o que se deseja, que os obrigue a sair dessa cozinha provinciana onde toda a estupidez se concentra e coze em fogo lento.

E agora volto a mim de onde saio quando me apetece para voltar quando preciso, no tempo que preciso.
.

2 comentários:

hfm disse...

Em 30 e tal anos os vários senhores dos sindicatos aprenderam pouco... lembram-se apenas da política da terra queimada... e dizem-se professores!

Anónimo disse...

Nos professores, há maus e bons. Como em tudo na vida, de resto. O mesmo, relativamente aos sindicatos. No tempo da "outra senhora", eram necessários; agora que a "esquerda" está no poder, já não prestam!
O pior é que a maioria dos professores nem sequer sáo sindicalizados e muitos até são do PS.
Ouçam-se, hoje, as declarações da Ana Benavente, à comunicação social.
Ora estas simples constatações do senso-comum deviam bastar para pensar sem demagogia.
É a velha história do Lincoln: "podemos enganar uma pessoa de cada vez. Podemos enganar todas as pessoas de uma vez. Mas, não podemos enganar todas as pessoas o tempo todo".
É a vida, como dizia aquele engenheiro para quem a educação era uma paixão...