sábado, maio 16

MANUEL ALEGRE

O mais importante e, politicamente, interessante da tomada de posição de Alegre diz respeito às presidenciais. Ao contrário de todas as aparências o tempo que falta para as próximas presidenciais é curto (2 anos). Este foi o primeiro passo para uma futura candidatura presidencial de Alegre. Alegre distanciou-se do PS mas reforçou a sua relação ideológica com o PS. Libertou-se para alargar a sua base eleitoral de apoio para as presidenciais. Elementar! Mas o mais interessante é que, desta forma, criou um facto novo: colocou sob pressão Cavaco se este pensar, como sempre aconteceu com os anteriores presidentes, numa candidatura a um segundo mandato. É que a esquerda sociológica tem sido, em Portugal, sempre maioritária e Alegre pode fazer o pleno da esquerda. E a futura candidatura presidencial de Alegre, que não pode dispensar o apoio do PS, coloca o PS no seu lugar natural de grande partido de esquerda.
.

6 comentários:

gourmet de esquerda disse...

Há muito tempo que Alegre podia ser presidente, se o PS não tivesse apoiado a candidatura de Soares nas últimas eleições. Dito de outro modo: se Sócrates fosse de esquerda, a esquerda já podia ter o seu presidente. Mas com este PS de (só)cretinos é difícil.

Anónimo disse...

Que interesasnte, à hora a que escrevias este post, 30 pessoas esperavam por ti para almoçar. Desistimos de esperar ... e tu não apareceste.

C.C. disse...

Eu gosto muito do Alegre, mas é do que ele escreve.
Quanto à presidência não consigo deixar de o comparar com Soares, e fica distante demais para acreditar.

josé neves disse...

Caro Eduardo,
o problema é saber qual será melhor para o PS. Entre Cavaco e Alegre, a avaliar pela conduta deste nos últimos anos, o grande enigma é saber o que convem mais ao PS. Penso eu que sou alheio e certamente muitos socialistas profundos.

Planetas - Bruno disse...

Alegre, tal como se previa, não se aventurou para fora do seu terreno político, afinal, é difícil distinguir o homem do partido, passados todos estes anos. umas breves incursões literárias sempre úteis para suavizar o estigma do politico profissional. Apenas uns crentes pareciam convictos que o Manuel Alegre valia 1.000 de votos, se assim fosse o próprio há muito que já tinha saltado para fora do PS de Sócrates. Resta-lhe aproveitar a baixa médica para se dedicar nos próximos 2 anos à caça da perdiz e às almoçaradas enquanto aguarda pelas Presidenciais para reclamar o apoio ao partido que, não poucas vezes, foi por si despresado e mal tratado.

gourmet de esquerda disse...

Almoçaradas é com o MES!