sexta-feira, maio 1

ONDE É QUE EU JÁ VI ISTO?

.
Vital Moreira agredido e insultado na manifestação da CGTP-IN

A comunicação social preocupada, acima de tudo, com as notícias dará o devido eco a esta manifestação de sectarismo e intolerância. São estes pequenos nadas que nos ensinam muito acerca da natureza política das organizações. Desespero, vingança, ódio? De tudo um pouco. Significativamente no 35º aniversário do dia em que, na verdade, caiu o fascismo em Portugal, a pouco mais de um mês das eleições para o Parlamento Europeu (7 de Junho), o facto é, em si mesmo, lamentável. Uma contrariedade para os adversários do PS.

Ainda só com o título, mas sem notícia, o Expresso online já ostentava o primeiro comentário de um leitor que sintetiza o programa político das correntes populistas, da esquerda à direita:

Desconheço os contornos que rodearam esta hipotética agressão, contudo, afirmo que foram bem empregues, dado que os vermes devem ser sovados e eliminados, e este é mais um rugoso ácaro que tem como objectivo primeiro parasitar no el dorado do parlamento Europeu.

Ou este outro comentário retirado do Público online:
.
Tá tudo dito: Manobra política do PS! Nada que saber! Em caso de derrota do PS, isto vai servir para apaziguar espirítos numa possível coligação de esquerda com o PCP. Um dos casos mais prováveis é que tenha sido tudo uma encenação para enganar o povo. Com a recente alteração na Lei do Financiamento dos Partidos, o PCP passou a poder amealhar dinheiro do grosso, daí que passe a ser um amiguinho do PS. É tudo manobra política
.
As imagens dos insultos, e agressões, a Vital Moreira são feeínhas. Pelos lados do PCP, Jerónimo de Sousa, num primeiro momento, tomou uma posição que vai ficar para a história, do género "não comento o que não vi". Mais tarde o PCP colocou-se na incómoda posição de vítima e não se ouviu uma palavra saída da boca de Ilda Figueiredo! Alguns jovens jornalistas aprenderam mais ontem, acerca da política portuguesa, do que em toda a sua vida. Que lhes faça bom proveito!
.
De uma notícia no JN (a renúncia da PSP, a ameaça de Carvalho da Silva e o cinismo de Jerónimo de Sousa):

Nenhum dos agentes da PSP presentes se aproximou da confusão.

"É preciso ter algumas cautelas quanto à forma de fazer campanhas eleitorais e aos espaços escolhidos".

"Não vou comentar o que não vi"
.
.

3 comentários:

Carlos Alberto disse...

Os dirigentes da CGTP, são os principais culpados por esta barbara agressão. Depois de alguns dos seus sindicalistas de serviço, andarem pelo país a fazer marcação serrada e a insultar o PM, isto já não me deveria surpreender.
Eles transformaram-se nos donos de Abril e Maio, graças a Novembro não ficaram proprietários vitalícios do País.
Não esqueço as manifestações à porta da sede nacional do PS, tentando condicionar os participantes numa reunião partidária. O DESRESPEITO PELA LIBERDADE DE OPINIÃO ESTÁ-LHES NO CÓDIGO GENÉTICO.

gourmet de esquerda disse...

Pensar que a intolerância é apanágio de determinados partidos é não perceber nada do carácter pessoal dos militantes. Não são as ideologias que fazem as pessoas intolerantes, mas os carácteres intolerantes que fazem determinadas pessoas aproximarem-se de determinados partidos. De resto, basta olhar para os ex-PCP (uns agora no PS, outros no PSD) para perceber que eles/elas continuam intolerantes. O clientelismo larvar do PS é, em si mesmo, uma forma de intolerância. Primeiro a fidelidade, depois a competência (Jorge Coelho dixit).
A questão de fundo tem a ver com a falta de formação cívica dos portugueses e não com a ideologia partidária. Os portugueses continuam a ver nos partidos, o Benfica e o Sporting das suas paixões. Está tudo no Wilhem Reich (A estrutura caracterial do fascismo). Vão lá ler e não sejam facciosos.

Unknown disse...

Boa tarde
CGTP,UGT, PCP, PS, PSD, CDS,...
Agressividade no dia 1º de Maio, é vergonhoso!
Mas devemos reconhecer que:

O dia 25 de Abril de 1974 permitiu-nos viver na Liberdade que permite a individuos isolados, interferirem numa manifestação, praticando actos violentos deliberados, permite ouvir acusações disparatadas, dirigidas a instituições e partidos políticos, assim como aos governantes e deputados, a sofrerem um tipo de agressão que acontece todos os dias em todo o lado em Portugal, a inumeros cidadãos, sem por isso criarem uma telenovela conveniente à sua projecção socio-económica em momentos de instabilidade pessoal!
Se em Lisboa sair á rua e for agredido, não posso, nem devo acusar todos os Lisboetas.
Se algum dos dirigentes da CGTP ou outra instituição, forem culpados, terão então que rever as suas posições na Sociedade, caso contrário, todas as reacções ao acontecimento passam a ser "qualquer adjectivo na fusão entre inócuidade, obsoleto e precipitação".

Constituição da República Portuguesa
(Artigo 46.º

(Liberdade de associação)

1. Os cidadãos têm o direito de, livremente e sem dependência de qualquer autorização, constituir associações, desde que estas não se destinem a promover a violência e os respectivos fins não sejam contrários à lei penal.)

Abraço,

Pierrot le fou