terça-feira, junho 29

A TERCEIRA DEPRESSÃO

Elliott Erwitt

Todas as ortodoxias são perigosas porque, em regra, conduzem a soluções radicais. A política de austeridade sem freio pode conduzir ao desastre. Julgo que é esta a mensagem de Paul Krugman no seu tão glosado artigo A Terceira Depressão.
.

1 comentário:

Galeota disse...

Quanto à fotografia:

O preto e branco mantêm-se. Não há outras tonalidades possíveis para os fenómenos de depressão.Os protagonistas também não mudam. São sempre os brincalhões do costume: ou com pólvora ou com outro tipo de " produtos tóxicos".A diva também é eterna (Marilyn Monroe).São sempre as mulheres que mais sofrem com as recessões económicas: as primeiras que são despedidas, a últimas a arranjarem emprego, as que recebem salários mais baixos, as que continuam a ter menos acesso a cargos políticos, as que continuam ser alvo de violência doméstica e as que mais tempo despendem em tarefas domésticas e na educação dos filhos.

Algumas reflexões:

Ouvimos todos que na Cimeira de Toronto, os países mais ricos do mundo comprometeram-se a reduzir os seus défices para metade até 2013.Há profundas discrepâncias sobre as medidas necessárias para debelar a crise.Ficou então decidido, que cada país gizará as estratégias que entender.
As conclusões que podemos extrair é que há falta de liderança internacional. No entanto, os E.U.A.vão desencadeando políticas sociais que conduzem a um papel crescente do estado. A U.E. está sem rei nem roque. A estratégia U.E.2020, nomeadamente , nas políticas de de combate ao desemprego, não estão a ser implementadas.
Reduzir défices é ,neste momento, reduzir a capacidade de enfrentar a crise através do investimento público, já que o investimento privado não tem capacidade para o fazer.É reduzir o estado às funções mínimas. Impor a austeridade aos que já são pobres é anular o mercado interno.O problema é também complicado para as nossas exportações, visto os países da U.E. também estão a ser alvo desta política de austeridade.Entretanto, como a liderança política da U.E é frouxa,praticamente inexistente, o Sr. Wolfgang Schauble, vai tratando de explicar o que é necessário fazer na sua quinta e proclama: austeridade precisa-se!