Deixar uma marca no nosso tempo como se tudo se tivesse passado, sem nada de permeio, a não ser os outros e o que se fez e se não fez no encontro com eles,
Editado por Eduardo Graça
Uma política muito perigosa que tem de ser travada com muita firmeza pela U.E. Quando as tropas Aliadas começam a libertar os territórios ocupados, vão-se dando conta das atrocidades cometidas pelo regime nazi. Dando prossecução à sua política anti-semita e racista,Hitler tinha decretado o genocídio sistemático da população judia da Europa, que acabou por incluir também os ciganos, deficientes, homossexuais e comunistas. "...582- Para tornar a sociedade mais humana, mais digna da pessoa, é necessário revalorizar o amor na vida social-nos planos político, económico, cultural -,fazendo dele a norma constante e suprema do agir. Se a justiça é em si mesma, apta para servir de árbito entre os homens na recíproca repartição justa do bens materiais, o amor, pelo contrário, e somente o amor(e portanto o amor benevolente que chamamos misericórdia), é capaz de restituir o homem a si próprio. Não se pode regular as relações humanas unicamente com a medida da justiça. Esta, em toda a gama de relações entre os homen, deve submeter-se, por assim dizer, a uma correcção notável, por parte daquele amor que, como proclama São Paulo , é paciente e benigno, ou por outras palavras, que encerra em si as características do amor misericordioso,tão essenciais para o Evangelho como para o Cristianismo. Nessa perspectiva , o magistério recomenda vivamente a solidariedade, porque é capaz de garantir o bem comum, ajudando o desenvolvimento integral das pessoas: a caridade faz ver no próximo um outro tu mesmo. ..."
1 comentário:
Uma política muito perigosa que tem de ser travada com muita firmeza pela U.E.
Quando as tropas Aliadas começam a libertar os territórios ocupados, vão-se dando conta das atrocidades cometidas pelo regime nazi. Dando prossecução à sua política anti-semita e racista,Hitler tinha decretado o genocídio sistemático da população judia da Europa, que acabou por incluir também os ciganos, deficientes, homossexuais e comunistas.
"...582- Para tornar a sociedade mais humana, mais digna da pessoa, é necessário revalorizar o amor na vida social-nos planos político, económico, cultural -,fazendo dele a norma constante e suprema do agir. Se a justiça é em si mesma, apta para servir de árbito entre os homens na recíproca repartição justa do bens materiais, o amor, pelo contrário, e somente o amor(e portanto o amor benevolente que chamamos misericórdia), é capaz de restituir o homem a si próprio. Não se pode regular as relações humanas unicamente com a medida da justiça. Esta, em toda a gama de relações entre os homen, deve submeter-se, por assim dizer, a uma correcção notável, por parte daquele amor que, como proclama São Paulo , é paciente e benigno, ou por outras palavras, que encerra em si as características do amor misericordioso,tão essenciais para o Evangelho como para o Cristianismo. Nessa perspectiva , o magistério recomenda vivamente a solidariedade, porque é capaz de garantir o bem comum, ajudando o desenvolvimento integral das pessoas: a caridade faz ver no próximo um outro tu mesmo. ..."
in Compêndio da Doutrina Social da Igreja.
Enviar um comentário