Deixar uma marca no nosso tempo como se tudo se tivesse passado, sem nada de permeio, a não ser os outros e o que se fez e se não fez no encontro com eles,
Editado por Eduardo Graça
sexta-feira, abril 21
quinta-feira, abril 20
sem título (XXV)
Fotografia de Philippe Pache
Se fosse noite ver-te-ia correr em mim
longa carícia colorida, sonho sem fim
20 de Abril de 2006
Se fosse noite ver-te-ia correr em mim
longa carícia colorida, sonho sem fim
20 de Abril de 2006
25 de ABRIL - UMA COMEMORAÇÃO SINGULAR
Mural em Portalegre (Escola Técnica)
Amanhã no “Espaço Noesis”, na Av. 24 de Julho 140 – C, uma celebração do 25 de Abril em cuja organização participei. Apresentação de um DVD acerca do tema, orientado para a população estudantil (mesmo muito interessante!) e uma exposição, minimalista e intimista, de 30 fotografias da vasta colecção de Maria da Conceição Neuparth, depositada no Centro de Documentação 25 de Abril, da Universidade de Coimbra, retratando os murais do 25 de Abril.
Por antecipação pode ver algumas das fotografias seleccionadas aqui:
Murais Artísticos 25 de Abril
Colecção de Conceição Neuparth
E aqui o programa do evento.
Amanhã no “Espaço Noesis”, na Av. 24 de Julho 140 – C, uma celebração do 25 de Abril em cuja organização participei. Apresentação de um DVD acerca do tema, orientado para a população estudantil (mesmo muito interessante!) e uma exposição, minimalista e intimista, de 30 fotografias da vasta colecção de Maria da Conceição Neuparth, depositada no Centro de Documentação 25 de Abril, da Universidade de Coimbra, retratando os murais do 25 de Abril.
Por antecipação pode ver algumas das fotografias seleccionadas aqui:
Murais Artísticos 25 de Abril
Colecção de Conceição Neuparth
E aqui o programa do evento.
quarta-feira, abril 19
PIPAS
Sharon Stone
Um plano de educação … quê? Parece ser uma preocupação um bocadinho tardia para a Casa Pia! Estarei a ler mal? Ou são manobras do pessoal do Dr. Bagão Félix? Ilustro com a Sharon Stone também um bocadinho tardia.
Um plano de educação … quê? Parece ser uma preocupação um bocadinho tardia para a Casa Pia! Estarei a ler mal? Ou são manobras do pessoal do Dr. Bagão Félix? Ilustro com a Sharon Stone também um bocadinho tardia.
terça-feira, abril 18
sem título (XXIV)
Fotografia de Philippe Pache
Um brado difuso me percorre no fio do silêncio
desesperada ausência o rosto na voz esquecida
18 de Abril de 2006
Um brado difuso me percorre no fio do silêncio
desesperada ausência o rosto na voz esquecida
18 de Abril de 2006
"...les offenses,..."
Fotografia de Angèle
«Il y a des gens dont la religion consiste à toujours pardonner les offenses, mais qui ne les oublient jamais. Pour mois je ne suis d´assez bonne étoffe pour pardonner à l´offense, mais je l´oublie toujours.»
Albert Camus
«Il y a des gens dont la religion consiste à toujours pardonner les offenses, mais qui ne les oublient jamais. Pour mois je ne suis d´assez bonne étoffe pour pardonner à l´offense, mais je l´oublie toujours.»
Albert Camus
“Carnets – III” - Cahier nº VII (Mars 1951/Juillet 1954)
Gallimard
segunda-feira, abril 17
NA COLINA DO INSTANTE
Fotografia de José Marafona
(…)
Somos quem fomos caminhamos tão de leve
temos tamanha dignidade de crianças
que nem a morte aqui de nós se lembraria
(…)
Ruy Belo
NA COLINA DO INSTANTE
Transporte no Tempo
(…)
Somos quem fomos caminhamos tão de leve
temos tamanha dignidade de crianças
que nem a morte aqui de nós se lembraria
(…)
Ruy Belo
NA COLINA DO INSTANTE
Transporte no Tempo
INATEL – UGT E CGTP ACORDAM A CRIAÇÃO DE UMA FUNDAÇÃO DE DIREITO PRIVADO
Fotografia de Angèle
Ler, na integra, no IR AO FUNDO E VOLTAR – “A Verdade de Uma Reforma” – (7 de 10)
Ler, na integra, no IR AO FUNDO E VOLTAR – “A Verdade de Uma Reforma” – (7 de 10)
TERMÓPILAS
Fotografia daqui
Honra seja àqueles que na sua vida
definiram e guardam uma Termópilas.
Sem mover-se do seu dever constantes;
justos e rectos em todos os seus actos,
contudo com dó e compaixão;
dadivosos quando são ricos, e quando
são pobres, também modicamente dadivosos,
também auxiliando quanto puderem;
sempre da verdade afirmantes,
porém sem ódio para os fementidos.
E ainda mais honra lhes seja devida
quando prevêem (e muitos prevêem)
que Efialtès surdirá no fim,
e os medas finalmente passarão.
[1903]
Konstandinos Kavafis
In “Os Poemas” - Relógio D´Água
Tradução de Joaquim Manuel Magalhães
e Nikos Pratsinis
(Ver a tradução, para português, do mesmo poema apresentada por catatau)
Honra seja àqueles que na sua vida
definiram e guardam uma Termópilas.
Sem mover-se do seu dever constantes;
justos e rectos em todos os seus actos,
contudo com dó e compaixão;
dadivosos quando são ricos, e quando
são pobres, também modicamente dadivosos,
também auxiliando quanto puderem;
sempre da verdade afirmantes,
porém sem ódio para os fementidos.
E ainda mais honra lhes seja devida
quando prevêem (e muitos prevêem)
que Efialtès surdirá no fim,
e os medas finalmente passarão.
[1903]
Konstandinos Kavafis
In “Os Poemas” - Relógio D´Água
Tradução de Joaquim Manuel Magalhães
e Nikos Pratsinis
(Ver a tradução, para português, do mesmo poema apresentada por catatau)
domingo, abril 16
DE REGRESSO
Fotografia de “sissi”
Acabei de regressar daqui que é também a minha cidade. Agradecimentos ao respirar o mesmo ar, catatau e Linha de Cabotagem - pela atenção permanente, links e comentários.
Acabei de regressar daqui que é também a minha cidade. Agradecimentos ao respirar o mesmo ar, catatau e Linha de Cabotagem - pela atenção permanente, links e comentários.
quinta-feira, abril 13
PECAREI
Fotografia de Philippe Pache
Imaginem que eu digo que Philippe Pache, nesta fotografia, sem saber, fixou a imagem perfeita do rosto de meu filho.
O fascínio da busca da beleza, o sujeito no seu labirinto, a reflexão sobre o tempo e a luz do nosso tempo, as mãos que amassam o peso da palavra e da imagem, o nosso olhar para o exterior que fixa os outros sempre coerentes e a nós mesmos sempre fragmentados.
A Páscoa, para mim, é um intervalo nas tarefas do quotidiano, não um intervalo no tempo de reflexão. Soube agora que, provavelmente, a busca da informação e da beleza, a reflexão continuada, sem paragem, a leitura e a escrita sempre excessivas, nos apaixonados, é pecado para a Igreja Católica. Porquê? Regresso à infância.
Não acredito no medo que nos querem impor. Não o aceito. Minha mãe não queria impor-me o medo mas a disciplina da época. Para que me tornasse feliz. Compreendo a sua necessidade de que me tornasse um homem de fé. Mas os homens de fé não precisam de dogmas mas de convicções, não precisam de penitência mas de liberdade, contra todas as sujeições, contra todas as tiranias, contra todos os dogmas, contra todos os medos.
Deixem-me ver, nesta fotografia de Pache, por excesso de imaginação, a imagem do rosto de meu filho. Pecarei mas a busca da beleza é, para mim, o caminho da salvação do homem.
Imaginem que eu digo que Philippe Pache, nesta fotografia, sem saber, fixou a imagem perfeita do rosto de meu filho.
O fascínio da busca da beleza, o sujeito no seu labirinto, a reflexão sobre o tempo e a luz do nosso tempo, as mãos que amassam o peso da palavra e da imagem, o nosso olhar para o exterior que fixa os outros sempre coerentes e a nós mesmos sempre fragmentados.
A Páscoa, para mim, é um intervalo nas tarefas do quotidiano, não um intervalo no tempo de reflexão. Soube agora que, provavelmente, a busca da informação e da beleza, a reflexão continuada, sem paragem, a leitura e a escrita sempre excessivas, nos apaixonados, é pecado para a Igreja Católica. Porquê? Regresso à infância.
Não acredito no medo que nos querem impor. Não o aceito. Minha mãe não queria impor-me o medo mas a disciplina da época. Para que me tornasse feliz. Compreendo a sua necessidade de que me tornasse um homem de fé. Mas os homens de fé não precisam de dogmas mas de convicções, não precisam de penitência mas de liberdade, contra todas as sujeições, contra todas as tiranias, contra todos os dogmas, contra todos os medos.
Deixem-me ver, nesta fotografia de Pache, por excesso de imaginação, a imagem do rosto de meu filho. Pecarei mas a busca da beleza é, para mim, o caminho da salvação do homem.
ELVIS
Elvis with fans, 1958
Que será feito destes jovens. Nas vésperas do início dos anos 60 ganhava asas o sonho de transformar o mundo que povoa o imaginário da juventude de todos os tempos. Cada geração, à sua maneira, venera os seus ídolos. Elvis é um dos maiores dos tempos modernos – até o meu filho o admira…
Que será feito destes jovens. Nas vésperas do início dos anos 60 ganhava asas o sonho de transformar o mundo que povoa o imaginário da juventude de todos os tempos. Cada geração, à sua maneira, venera os seus ídolos. Elvis é um dos maiores dos tempos modernos – até o meu filho o admira…
quarta-feira, abril 12
sem título (XXII)
Fotografia de Philippe Pache
Olhei as mãos de seus sulcos emergiam desenhos
inacabados preces sonhos regressos imaginados
12 de Abril de 2006
Olhei as mãos de seus sulcos emergiam desenhos
inacabados preces sonhos regressos imaginados
12 de Abril de 2006
UM DISCURSO ESPERANÇOSO
Imagem daqui
Convenhamos que não é habitual dar atenção e espaço a uma tomada de posse. Ainda para mais de um Director da Polícia Judiciária.
Mas o discurso de Alípio Ribeiro merece ser conhecido. Gostei dos extractos que foram divulgados na comunicação social. Fui em busca do seu texto integral que pode ser lido, na íntegra, no IR AO FUNDO E VOLTAR.
Aqui ficam alguns extractos:
“É preciso dizê-lo claramente: não há uma desordem, ou o perigo dela, que justifique uma injustiça. Não há uma desordem, ou o perigo dela, que justifique o postergar de procedimentos legais que são aquisições da civilização.”
(…)
“Sou dos que pensam que uma lei é o que dela se fizer e esta, particularmente, assumirá um valor simbólico que não poderemos escamotear.”
(…)
“Digo-vos com a simplicidade do que não deve ser dito: sinto-me tão independente como sempre, serei tão independente como sempre.”
Convenhamos que não é habitual dar atenção e espaço a uma tomada de posse. Ainda para mais de um Director da Polícia Judiciária.
Mas o discurso de Alípio Ribeiro merece ser conhecido. Gostei dos extractos que foram divulgados na comunicação social. Fui em busca do seu texto integral que pode ser lido, na íntegra, no IR AO FUNDO E VOLTAR.
Aqui ficam alguns extractos:
“É preciso dizê-lo claramente: não há uma desordem, ou o perigo dela, que justifique uma injustiça. Não há uma desordem, ou o perigo dela, que justifique o postergar de procedimentos legais que são aquisições da civilização.”
(…)
“Sou dos que pensam que uma lei é o que dela se fizer e esta, particularmente, assumirá um valor simbólico que não poderemos escamotear.”
(…)
“Digo-vos com a simplicidade do que não deve ser dito: sinto-me tão independente como sempre, serei tão independente como sempre.”
"IL CAPO È MORTO"
"Per me è morto. Ed è morto anche da molti anni", afirma o advogado de Provenzano.
Em Itália acontecem as coisas mais extraordinárias. Provenzano, considerado “Il Capo” da Mafia escapou às autoridades policiais mais de 42 anos. Foi preso três horas após saber-se que a esquerda tinha ganho as eleições. E, afinal, “está morto”.
Ver no Espírito de Xabregas – uma extraordinária coincidência...
Em Itália acontecem as coisas mais extraordinárias. Provenzano, considerado “Il Capo” da Mafia escapou às autoridades policiais mais de 42 anos. Foi preso três horas após saber-se que a esquerda tinha ganho as eleições. E, afinal, “está morto”.
Ver no Espírito de Xabregas – uma extraordinária coincidência...
sem título (XXI)
Fotografia de Philippe Pache
A noite alisando a pele dos sentidos os floria
soletrando silêncios a madrugada amanhecia
10 de Abril de 2006
A noite alisando a pele dos sentidos os floria
soletrando silêncios a madrugada amanhecia
10 de Abril de 2006
terça-feira, abril 11
PAVESE
Fotografia daqui
Verrà la morte e avrà i tuoi occhi
11 marzo - 10 aprile '50
Last blues, to be read some day
´T was only a flirt
you sure did know -
some one was hurt
long time ago.
All is the same
time has gone by -
some day you came
some day you'll die.
Some one has died
long time ago -
some one who tried
but didn't know.
11 aprile '50
Cesare Pavese
Foi só um flirt
e sabias, claro –
alguém foi ferido
há muito tempo.
Mas nada mudou
o tempo passou –
um dia chegaste
um dia morrerás.
Alguém morreu
há muito tempo –
alguém que queria
mas não sabia.
(In “Trabalhar Cansa” - Edição bilingue
Verrà la morte e avrà i tuoi occhi
11 marzo - 10 aprile '50
Last blues, to be read some day
´T was only a flirt
you sure did know -
some one was hurt
long time ago.
All is the same
time has gone by -
some day you came
some day you'll die.
Some one has died
long time ago -
some one who tried
but didn't know.
11 aprile '50
Cesare Pavese
Foi só um flirt
e sabias, claro –
alguém foi ferido
há muito tempo.
Mas nada mudou
o tempo passou –
um dia chegaste
um dia morrerás.
Alguém morreu
há muito tempo –
alguém que queria
mas não sabia.
(In “Trabalhar Cansa” - Edição bilingue
Tradução de Carlos Leite – Cotovia)
A ESQUERDA VENCE EM ITÁLIA
Partidarios de La Unión de Romano Prodi, esperan en tensión en el centro de Roma un avance de los resultados en la misma tarde en que cerraron los colegios. No fue hasta bien entrada la noche que se conoció que Prodi había ganado, por un margen estrechísimo, la mayoría en el Congreso. El voto emigrante determinaría quién era el vencedor en el Senado. (EFE)
ELEIÇÕES EM ITÁLIA
ITÁLIA: ESQUERDA GANHA CÂMARA DOS DEPUTADOS – DIREITA GANHA SENADO (Afinal a esquerda!)
(Parece que ficou assim mas vai haver certamente recontagem dos votos para a Câmara dos Deputados - Na verificação matinal dos resultados confirma-se a vitória escassa de Prodi para a Câmara dos Deputados e o resultado para o Senado depende, afinal, dos votos dos eleitores do estrangeiro pois a direita dispõe, no momento, de um senador de vantagem quando faltam eleger dois. Tudo muito confuso como seria de esperar!)
(Parece que ficou assim mas vai haver certamente recontagem dos votos para a Câmara dos Deputados - Na verificação matinal dos resultados confirma-se a vitória escassa de Prodi para a Câmara dos Deputados e o resultado para o Senado depende, afinal, dos votos dos eleitores do estrangeiro pois a direita dispõe, no momento, de um senador de vantagem quando faltam eleger dois. Tudo muito confuso como seria de esperar!)
SENATO: E' UFFICIALE, 158 SEGGI ALL'UNIONE, 156 ALLA CDL
APONTAMENTO FINAL ACERCA DOS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES EM ITÁLIA: A ESQUERDA VENCEU EM AMBAS AS CÂMARAS. NO SENADO A VOTAÇÃO DOS ITALIANOS NO ESTRANGEIRO DEU, FINALMENTE, A VITÓRIA À ESQUERDA.
ESTES RESULTADOS REPRESENTAM UMA MUDANÇA POLÍTICA DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A ITÁLIA E PARA A EUROPA. O TEMPO O DIRÁ! FICA A EXPRESSÃO DO MEU PROFUNDO CONTENTAMENTO.
APONTAMENTO FINAL ACERCA DOS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES EM ITÁLIA: A ESQUERDA VENCEU EM AMBAS AS CÂMARAS. NO SENADO A VOTAÇÃO DOS ITALIANOS NO ESTRANGEIRO DEU, FINALMENTE, A VITÓRIA À ESQUERDA.
ESTES RESULTADOS REPRESENTAM UMA MUDANÇA POLÍTICA DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A ITÁLIA E PARA A EUROPA. O TEMPO O DIRÁ! FICA A EXPRESSÃO DO MEU PROFUNDO CONTENTAMENTO.
NÃO SEI NADA
Conheço as palavras pelo dorso. Outro, no meu lugar, diria que sou um domador de palavras. Mas só eu – eu e os meus irmãos – sei em que medida sou eu que sou domado por elas. A iniciativa pertence-lhes. São elas que conduzem o meu trenó sem chicote, nem rédeas, nem caminho determinado antes da grande aventura.
Sim. Conheço as palavras. Tenho um vocabulário próprio. O que sofri, o que vim a saber com muito esforço fez inchar, rolar umas sobre as outras as palavras. As palavras são seixos que rolo na boca antes de as soltar. São pesadas e caem. São o contrário dos pássaros, embora «pássaro» seja uma das palavras. A minha vida passou para o dicionário que sou. A vida não interessa. Alguém que me procure tem de começar – e de se ficar – pelas palavras. Através das várias relações de vizinhança, entre elas estabelecidas no poema, talvez venha a saber alguma coisa. Até não saber nada, como não sei.
Ruy Belo
Homem de Palavra[s]
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