terça-feira, maio 30

JANTAR DE EXTINÇÃO DO MES - ISCTE

Posted by Picasa Fotografia de António Pais
(Clique na fotografia para ampliar)

Da esquerda para a direita (de pé): (?); André Março, Zé Serrano, Mila, (?) e António Robalo; 1ª fila: José Pedro Pontes, Nuno Faria, Aires Costa e José Carlos Albino.

Este é pessoal do ISCTE faltando identificar dois dos participantes para cuja tarefa aguardo contributos. A composição dos grupos fotografados pelo António Pais tem, em regra, afinidades facilmente identificáveis. Os grupos mostram, por outro lado, que a participação no jantar foi mais vasta do que a minha memória guardava.

Ainda faltam publicar algumas fotografias muito interessantes do jantar e outras do IV Congresso do MES (o último) que deu origem a esta decisão de extinção o que permitirá esclarecer, de passagem, mais alguns aspectos da parte derradeira desta odisseia politico partidária. (E o mais que verá!)

MÃE

Posted by Picasa Os pinheiros, o amarelo dos pólens e o verde das folhas

A terra arenosa toda plantada de pinheiros
o amarelo dos pólens e o verde das folhas
a caruma calcada emanando doces cheiros
e o mar a sorrir rios de desejos por cumprir


(Em homenagem a minha mãe no dia em que celebraria 90 anos.)

segunda-feira, maio 29

PEQUENA HISTÓRIA TRÁGICO-TERRESTRE

Posted by Picasa Fotografia de Jérôme Sevrette (Le désordre des masses noires)

(…)
Sou um homem da palavra aquilo que mais passa
e ao mar e ao vento imolo o que na areia escrevo
subida a escadaria dos poetas que antes conduzia
a reais paços de rondós e redondilhas
No limiar do sono sondo a noite e só depois a luz
mais natural na lâmpada que na lua ou dia
Luz solar um momento necessito caminhar
voar aos vários ventos deste ameaçado tempo
sentir a sedução das grandes capitais
em meu vibrátil pulso de poeta
(…)

Ruy Belo

PEQUENA HISTÓRIA TRÁGICO-TERRESTRE
País Possível

HIPOCRISIA

Posted by Picasa Alcoutim

Apetecia-me falar disto. O PR, o povo e, ao fundo, o ministro Vieira da Silva sorridente. Denunciar a hipocrisia. Fica para sexta-feira.

domingo, maio 28

JANTAR DE EXTINÇÃO DO MES - JUVENTUDE

(Clique na fotografia para ampliar)

Da esquerda para a direita -1ª Fila: Mário Trigo, Pedro Félix, Guida Veloso, Pedro Torres e Carlos Vitorino. 2ª Fila (de pé): "Tolinhas", Ana Ramalhete, Paulo Trigo, Guida Faria, Ana Cordovil, Xana e Paulo Bateira.

Esta é uma imagem de juventude retratando alguns participantes no jantar de extinção do MES que eram estudantes liceais aquando do 25 de Abril de 1974.

O MES era um partido jovem mesmo pelo facto de ter sido, desde a origem, o movimento estudantil um dos principais alfobres de onde provinham os seus militantes.

É interessante verificar que nenhum dos retratados, em plena pujança das suas capacidades intelectuais e profissionais, exerce, na actualidade, funções políticas executivas relevantes. Nem os mais jovens, representados nesta fotografia, nem, no presente, ao que julgo, nenhum de nós.

Como diz o povo “o futuro a Deus pertence” mas este jantar de extinção ressoa, na minha consciência, a um grito comum de recusa da política no sentido que Camus resumiu numa frase lapidar: “Não sou feito para a política pois sou incapaz de querer ou de aceitar a morte do adversário.

ANTES DE TEMPO

2º OLHAR DE CÃO

Posted by Picasa Fotografia de Pachacuti

Eu sou um cão; e como tal
Por vezes mesmo bem demais tratado
Ninguém peça a ninguém mais do que pode dar.
E o cão, por meu bem ou por meu mal,
Para continuar a sê-lo e a parecê-lo,
Tem de ladrar e morder o seu bocado
E quem me passa a mão pelo pêlo
Nem sempre vê p´ra quem eu estou a olhar
.

José Blanc de Portugal

ENÉADAS – 9 Novenas
Imprensa Nacional – Casa da Moeda

MOVIMENTO DE ESQUERDA SOCIALISTA

Posted by Picasa MES – Baixo Alentejo

Colecção de Conceição Neuparth – Depositada no Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra

Em 1971 o país ainda vivia na esperança de uma solução política para a crise do Estado Novo. Sabíamos que o futuro não podia esperar muito mais. Mas não sabíamos quanto iria ainda durar a ditadura apesar das timoratas tentativas de abertura política de Marcelo Caetano.

O MES (Movimento de Esquerda Socialista) nasceu da confluência de três movimentos que despontaram e ganharam corpo ao longo da década de 60 ganhando força a partir do simulacro de eleições em 1969: o movimento operário e sindical, o movimento católico progressista e o movimento estudantil.

A cumplicidade entre um numeroso grupo de activistas que actuavam, com autonomia, contra o regime, nestes diversos movimentos sectoriais, foi sendo reconhecida por alguns de nós o que, a certa altura, desembocou na consciência de que estávamos perante um movimento político informal. Daí até à ideia da sua institucionalização foi um pequeno passo.

Lembro sempre entre os esquecidos criadores do movimento o designer Robin Fior, um estrangeiro em Lisboa. Foi ele que desenhou o símbolo do MES, o único, adoptado pelos partidos portugueses, com uma declarada feição feminil. Robin foi também o autor da linha gráfica do jornal “Esquerda Socialista” e concebeu um conjunto de cartazes surpreendentes pela sua ousada modernidade.

Quantas horas passadas na sua companhia, e de sua mulher, desenhando uma imagem que ficou agarrada à minha memória. Admirável Robin...

[As fotografias e respectivas legendas do Jantar de Extinção do MES vão continuar. No dia em que passa mais um aniversário do golpe militar de 28 de Maio de 1926 que abriu o caminho para a instauração da ditadura em Portugal, para que se compreenda melhor do que falamos, quando falamos do MES, aqui fica uma variante de um post publicado em Março de 2004 no qual se fala de Robin Fior.]

sábado, maio 27

ALBERT CAMUS

Posted by Picasa Imagem daqui

Lettre Duperray. « Les syndicalistes révolutionnaires continuent à se donner à leur activité essentielle : chercher les raisons de se séparer sur des principes communs. »

Albert Camus

“Carnets – III” - Cahier nº VIII (Août 1954/Juillet 1958)
Gallimard

JACARANDÁS

Posted by Picasa Fotografia in OFÍCIO DIÁRIO

Ontem, a caminho do Teatro da Trindade, para ver “1755 – O Grande Terramoto”, passei defronte de um conjunto imponente de jacarandás floridos. A cidade se ilumina com as cores da primavera e respira os cheiros que a tornam feminina. Esta Lisboa que se reergueu depois de destruída e, formosa, resiste.

RUY BELO

Posted by Picasa Fotografia de Angèle

(…)
Ah portugal país sem pátria por trás
cabo do mundo eterno fim do ano
em ti me senti sempre encurralado
como se lá no extremo fosse o meu último dia
(…)

Ruy Belo

FILOLOGIA-FILOSOFIA OU TALVEZ LA MESSE
SUR LE MONDE OU O TESTEMUNHO A FAVOR
DE UM ENTUSIASTA DO CAMPO
Transporte no Tempo

quinta-feira, maio 25

JANTAR DE EXTINÇÃO DO MES - FILOMENA AGUILAR

Posted by Picasa Fotografia de António Pais
(Clique na fotografia para ampliar)

Raquel Lopes e Filomena Aguilar Ferro Rodrigues

Esta fotografia foi outra grande surpresa. Agradável. Nada sei da Raquel. A Filomena é a minha amizade mais antiga entre todas as mulheres. Está tudo dito. Mas acrescento que o tempo não mata a beleza. Amadurece-a por entre as vicissitudes da vida.

O DIÁLOGO E O COMUNICADO

Posted by Picasa Fotografia de Angèle

Mandar é respirar, não é desta opinião? E até os mais deserdados chegam a respirar. O último na escala social tem ainda o cônjuge ou o filho. Se é celibatário, um cão. O essencial, em resumo, é uma pessoa poder zangar-se sem que outrem tenha o direito de responder. «Ao pai não se responde», conhece a fórmula? Em certo sentido, ela é singular. A quem se responderia neste mundo senão a quem se ama? Por outro lado, ela é convincente. É preciso que alguém tenha a última palavra. Senão, a toda a razão pode opor-se outra: nunca mais se acabava. A força, pelo contrário, resolve tudo. Levou tempo, mas conseguimos compreendê-lo. Por exemplo, deve tê-lo notado, a nossa velha Europa filosofa, enfim, da melhor maneira. Já não dizemos, como nos tempos ingénuos: «Eu penso assim. Quais são as suas objecções?» Tornámo-nos lúcidos. Substituímos o diálogo pelo comunicado.

Albert Camus

A Queda, in CADERNOS DE CAMUS
(Sublinhados de Ana Alves)

quarta-feira, maio 24

ABDICAR

Posted by Picasa Fotografia daqui

Luandino Vieira recusou o prémio Camões por “razões pessoais” e “íntimas”.

Segundo a Lusa: “O Prémio Camões, o maior galardão literário da língua portuguesa, não tentou Luandino Vieira que, segundo o escultor José Rodrigues, seu grande amigo, vive "completamente despojado dos bens materiais" no Alto Minho.”

Um convite à reflexão!

SOBRE UM VERSO REENCONTRADO

Posted by Picasa Fotografia de Angèle

De vez em quando reencontro uns versos
Perdidos na soleira dos livros
Que começados não se perdem,
E recomeçam porque assim decidi.

De vez em quando largo as palavras a meio
Não lhes encontro o nexo
Nem me reencontro nelas e desejo perdê-las,
E recomeçam porque assim decidi.

De vez em quando mudo as palavras de lugar
Olho os livros neles procurando o desejo
De reencontrar os versos que não escrevi,
E recomeçam porque assim decidi.

De vez em quando desencontro-me
Com as palavras e deixo o tempo passar
Na espera que se faça silêncio na memória,
E recomeçam porque assim decidi.

Lisboa, 20 de Agosto de 2004

JANTAR DE EXTINÇÃO DO MES - "TOLAS"

(Clique na fotografia para ampliar)

Da esquerda para a direita: João Mário Anjos, João Esteves (“Tolas”) e Afonso de Barros.

Esta série de fotografias reporta-se a um evento, tem autor identificado, cujo nome surge sob cada uma, e não pretende, assim como os textos que acompanham as fotografias, ser um exercício saudosista, nem reavivar ideias que, na sua essência, são datadas e associadas a uma circunstância histórica singular e irrepetível.

Mas tenho a convicção que os protagonistas retratados não esquecem o passado nem se esquecem mutuamente, não querem, e não podem, apagar as memórias, embora se assumam nas recusas, nas dúvidas e nos desafios do tempo presente.

Revemo-nos, assim, no simbolismo de um gesto de abdicação realizando, através desta poderosa rede de comunicação, um reencontro impossível de concretizar de outro modo.

Esta fotografia é um fragmento que tem a novidade de retratar, ao centro, o João Esteves (“Tolas”). Quando o António Pais me enviou esta fotografia, e a abri, foi como se tivesse visto o “Tolas” pela primeira vez, vivo, na amenidade de um convívio que se não interrompeu.

terça-feira, maio 23

PAISAGEM

Posted by Picasa Fotografia de Catherine

Vejamos:
Seis metros quadrados de janelas;
a árvore; verdes; cachos amarelos.
Telhados (um de madeira) e céu –
um céu desmaiado, azul aguado.
Aves não, nenhumas.
(Lagartos adivinham-se).
Gente inexistente.
Sons: um avião; cigarras.
E, de repente,
uma grande tristeza sem motivo.
(…)

In “ENÉADAS – 9 Novenas”
Imprensa Nacional – Casa da Moeda


15.1.57

JOSÉ BLANC DE PORTUGAL
(Lisboa, 1914 – 2000, Lisboa)

MANUEL MARIA CARRILHO

Posted by Picasa A verdade é para ser dita: se não fosse o Carrilho isto era só bola!

JANTAR DE EXTINÇÃO DO MES - "IR ATÉ AO FIM ..."

Posted by Picasa Fotografia de António Pais
(Clique na fotografia para ampliar)

Da esquerda para a direita: Luís Mergulhão, Pedro Pais, Albano, (?) e Nazaré.

Julgo que nesta fotografia está representado o pessoal do ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas).

É notável como, invariavelmente, os rostos ostentam um sorriso de serena felicidade e alegria. O encerramento de uma experiência fascinante poderia ser celebrado com melancolia ou crispação mas, no caso do jantar de extinção do MES, aconteceu o contrário.

Muitos anos passados, cada um de nós, ainda se revê, com prazer, nas imagens daquele momento simbólico de renúncia à continuidade de um projecto político. Porque nos libertamos? Porque fomos capazes de assumir o fracasso? Porque sabíamos que éramos, individualmente, capazes de prosseguir novos caminhos e abraçar novos desafios? Porque, afinal, nos reconciliávamos connosco próprios, reconstruindo os nossos sonhos utópicos?

Como disse Camus: “Ir até ao fim, não é apenas resistir mas também não resistir.”

segunda-feira, maio 22

CARREIRISMO

Posted by Picasa Mário-Henrique Leiria

Após ter surripiado por três vezes a compota da despensa, seu pai admoestou-o.
Depois de ter roubado a caixa do senhor Esteves da mercearia da esquina, seu pai pô-lo na rua.
Voltou passados vinte e dois anos, com chofér fardado.
Era Director Geral das Polícias. Seu pai teve o enfarte.

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Mário Henrique Leiria nasceu em Lisboa em 1923. Frequentou por pouco tempo a Escola de Belas Artes. Entre 1949 e 1951 participou nas actividades da movimentação surrealista em Portugal. Teve vários empregos: marinha mercante, caixeiro de praça, operário metalúrgico, construção civil. Viajou. Em 1961 foi para a América Latina onde desenvolveu várias actividades, entre as quais a de encenador de teatro e de director literário de uma editora. Voltou nove anos depois. Colaborou em várias revistas e jornais nacionais.

REMBRANDT

Posted by Picasa Rembrandt (1606 - 1669)
Self Portrait as a Young Man - 1634 Uffizi, Florence

« Rembrandt : la gloire jusqu´en 1642, à 36 ans. À partir de cette date, la marche à la solitude et à pauvreté. Expérience rare et plus significative que celle, banale, de l´artiste méconnu. Sur une telle expérience on n´a encore rien dit. »

Albert Camus

“Carnets – III” - Cahier nº VIII (Août 1954/Juillet 1958)
Gallimard

domingo, maio 21

JANTAR DE EXTINÇÃO DO MES (DORL) - 7 DE NOVEMBRO DE 1981

(Clique na fotografia para ampliar)

Da esquerda para a direita. De pé: José Luís Ganhão, Margarida Guimarães, António Pinto Basto (posteriormente, enquanto jornalista, António Ribeiro Ferreira), Albano Machado, Pedro Pais, Manuel Pires, Luísa Ivo e Luís Castanheira Lopes; em baixo: Adelaide de Jesus, Miguel Teotónio Pereira, Constantino Ferreira, Rogério de Jesus, José António Vieira da Silva, Carlos Pratas e Isabel Cordovil.

Não me lembro se a data escolhida para o Jantar – 7 de Novembro – releva de um voluntário gesto simbólico ou se foi uma mera coincidência com o dia do aniversário da revolução bolchevique, na Rússia, em 1917.

A verdade é que, pelo calendário ocidental, a “Revolução de Outubro” ocorreu a 7 de Novembro de 1917 e o jantar de extinção do MES foi realizado no dia 7 de Novembro de 1981, coincidindo com o 64º aniversário daquela revolução.

Esta fotografia retrata os elementos da última DORL – Direcção da Organização Regional de Lisboa – do MES. Com mais rigor elementos que integraram sucessivas DORLs. Recordo, com saudade, a figura de José Luís Ganhão o único deste grupo que já nos deixou. Assinalo, ainda, uma significativa presença feminina que, no entanto, nunca esteve representada nas estruturas centrais da direcção do MES.

Curiosamente surge António Pinto Basto que haveria de ganhar notoriedade, como jornalista, assinando António Ribeiro Ferreira.
(Correcções, assinaladas a vermelho, enviadas pela Luísa Ivo - ver comentário.)

FRIDA KAHLO

Posted by Picasa O autocarro

Exposição “Vida e Obra” de Frida Kahlo [1907/1954]. CCB, Lisboa, penúltimo dia. As considerações que pode ler aqui – de onde retirei também a imagem – poupam-me as críticas.

O que vi. Cores fortes. Alguns retratos e auto retratos impressivos. O tema da infertilidade ou da maternidade frustrada. Sofrimento físico, doença e adversidade. Passado, família e amigos. Implicitamente a política.

Diego Rivera, Trotsky e mecenas. Uma vida que se sobrepõe à obra. Uma obra sub representada. É preciso visitar o México para ver a obra de Frida Kahlo.

Já tive a felicidade de apreciar, ao vivo, parte da obra de Diego Rivera. Impressionante. Mas não vi as obras mais importantes de Frida.

Camus - Cahier nº VIII

Posted by Picasa Fotografia de Angèle

« 17[8/1954]. Berl.*
Il est plus facile aux intellectuels de dire non que de dire oui. Le médecin Reclus qui avait pris partis pour Dreyfus, regardant les volumes de ses œuvres à la fin de sa vie s´aperçoit qu´il y a eu deux années où n´a rien produit. Ah! oui, Dreyfus : il avait consacré ces deux années à étudier les dossiers de l´affaire. Aujourd´hui on prend partis sur la lecture d´un article.
Après-midi perdue. »

*Emmanuel Berl (1892-1976) était devenu l´ami de Camus

Albert Camus

“Carnets – III” - Cahier nº VIII (Août 1954/Juillet 1958)
Gallimard

sem título XXX

Posted by Picasa Fotografia de Philippe Pache

Fosse meu tudo o que não tem medida certa
seria feliz por possuir o mundo
Tomaria em mãos as diversas artes
sendo múltiplo fingir-me-ia uno
uno por dentro e por fora repartido em partes

19 de Maio de 2006