domingo, maio 21

JANTAR DE EXTINÇÃO DO MES (DORL) - 7 DE NOVEMBRO DE 1981

(Clique na fotografia para ampliar)

Da esquerda para a direita. De pé: José Luís Ganhão, Margarida Guimarães, António Pinto Basto (posteriormente, enquanto jornalista, António Ribeiro Ferreira), Albano Machado, Pedro Pais, Manuel Pires, Luísa Ivo e Luís Castanheira Lopes; em baixo: Adelaide de Jesus, Miguel Teotónio Pereira, Constantino Ferreira, Rogério de Jesus, José António Vieira da Silva, Carlos Pratas e Isabel Cordovil.

Não me lembro se a data escolhida para o Jantar – 7 de Novembro – releva de um voluntário gesto simbólico ou se foi uma mera coincidência com o dia do aniversário da revolução bolchevique, na Rússia, em 1917.

A verdade é que, pelo calendário ocidental, a “Revolução de Outubro” ocorreu a 7 de Novembro de 1917 e o jantar de extinção do MES foi realizado no dia 7 de Novembro de 1981, coincidindo com o 64º aniversário daquela revolução.

Esta fotografia retrata os elementos da última DORL – Direcção da Organização Regional de Lisboa – do MES. Com mais rigor elementos que integraram sucessivas DORLs. Recordo, com saudade, a figura de José Luís Ganhão o único deste grupo que já nos deixou. Assinalo, ainda, uma significativa presença feminina que, no entanto, nunca esteve representada nas estruturas centrais da direcção do MES.

Curiosamente surge António Pinto Basto que haveria de ganhar notoriedade, como jornalista, assinando António Ribeiro Ferreira.
(Correcções, assinaladas a vermelho, enviadas pela Luísa Ivo - ver comentário.)

4 comentários:

Anónimo disse...

Graça
Tenho acompanhado e apreciado os teus textos sobre o "glorioso". Algumas precisões;
Não se trata da última DORL, mas de gente que passou pelas DORLs (eu já não vivia em Lisboa há uns anos); o nome não referido é Albano Machado, filho do mais velho António Machado, da Qta. das Fonsecas. Ao meu lado Luís Castanheira Lopes e o saudoso Ganhão parece-me que era José Luís...
Na tua fotografia de grande grupo, de há uns dias, na primeira fila parece-me estar o Alberto Azevedo e não o António Silva, que tanto quanto me lembro não usava barba nessa altura.
Um abraço, aguardando mais fotografias e memórias.
Luísa Ivo

Eduardo Graça disse...

Obrigado Luísa. Vou introduzir as correcções pois também tinha dúvidas acerca de alguns nomes. quanto ao António Silva, até ver, vou manter pois me parece que é ele. vamos a ver se os próprios de acusam ... Um abraço

Rainha de Copas disse...

Eduardo, vou linkar você no reino. Gostei muito daqui.

Eduardo Graça disse...

Vou retribuir com muito prazer.