domingo, outubro 14

ELEIÇÕES NOS AÇORES

As eleições legislativas nos Açores (Região Autónoma), realizadas hoje, deram uma nova maioria absoluta ao Partido Socialista. Nas circunstâncias presentes poderá parecer um resultado normal. Mas é preciso lembrar que o PS está no governo dos Açores faz 16 anos, ousou mudar a liderança, passando-a para as mãos de um jovem politico - Vasco Cordeiro -, correndo riscos. A interpretação detalhada do resultado não interessa para aqui mas tão só assinalar a continuidade de uma maioria politica que estará em melhores condições para enfrentar as dificuldades da atual situação de crise. Berta Cabral, candidada e lider do PSD, é uma mulher corajosa, digna, decente e forte. A sua derrota é o resultado da conjugação de um conjunto de circunstâncias adversas que lhe tornaram impossível a tarefa, em particular, nos últimos tempos. Os Açores são demasiadamente importantes para a afirmação de Portugal no mundo para que se não valorize o resultado destas eleições. Este resultado é, no presente contexto político, um sinal para o futuro e uma garantia de uma gestão política equilibrada da autonomia regional o que não é de somenos.    

sábado, outubro 13

Anna Caterina Antonacci




Eu já sei que Portugal está ser apoiado - ou assistido - através de um empréstimo tendo subscrito um acordo com um consórcio de estimáveis organizações internacionais que é conhecido pelo nome de troika. O programa de apoio financeiro é conhecido por uma sigla dificil de pronunciar. Uma das entidades que integra o consórcio em apreço é o FMI. 
 
Recentemente, faz pouco (falo de tempo), o MFI, perdão, FMI, liderado por uma estimável senhora - antes liderado por um ex estimável senhor - reconheceu erros inimagináveis na aplicação dos seus modelos econométricos - também estudei pois é a minha formação de base - e ontem a estimável senhora francesa veio reconhecer que, afinal, as politicas de austeridade são "uma chatice", digo eu, e hoje o senhor PR veio lançar um aviso à navegação, leia-se ao governo, acerca da dimensão e profundidade da aplicação das tarapêuticas da dita austeridade.
 
Quem nunca tenha cometido erros que lançe a primeira pedra, quem nunca não se tenha amedrontado que se vanglorie, mas não se admirem das manifestações nem apontem o dedo aos seus mentores pois elas são, cada uma à sua medida e gosto, o minimo denominador comum de um descontentamento geral e democrático que aliás é, paradoxalmente, partilhado pelos próprios mentores e executores das medidas de austeridade. A situação é crítica pois de outra maneira não se explicaria que todos tenham dúvidas, todos se enganem e todos tenham razão. Puxa!

Elīna Garanča


Valentina Lisitsa

sexta-feira, outubro 12

LUZES DE ALERTA

 O que sabemos dos outros, da comunidade, do mundo é sempre pouco. Menos ainda sabemos dos seus sentimentos, vontades, gostos, além da superfície das conveniências de momento. Os portugueses, nós portugueses, estamos a passar um momento em que única certeza é a incerteza. O discurso público, a todos os níveis de responsabilidade, é vacilante, pessimista ou mesmo tremendista (salvo raras exceções). Há razões para temer uma confrontação social se não forem tomadas decisões politicas inovadoras. Os ares do tempo parecem-se com os periodos mais negros da nossa história. Será assim em todos os países do sul e nalguns países de leste. O populismo incendeia a opinião pública e se vencer a comiseração geral com a deriva populista não tarda teremos perseguições aos hereges, ou seja, a todos os que, em cada lugar e circunstância, tenham uma opinião diferente. Será de toda a conveniência, a quem de direito, e a todos nós, acender as luzes de alerta!

quarta-feira, outubro 3

Jean Sibelius - Valse Triste



A minha sentida homenagem ao Robin Fior cujas cerimónias fúnebres decorreram hoje no cemitério inglês de Lisboa. A urna desceu à terra à maneira tradicional como há muito não via. Somente aqueles que, como eu próprio, partilharam alguns momentos únicos da sua vida de criador entenderão o que senti. Honra à sua memória.

terça-feira, outubro 2

ROBIN FIOR


Cerimónias fúnebres - quarta feira, dia 3 de outubro: velório a partir das 12h;  cerimónia e funeral às 17h. - Cemitério Inglês (ao Jardim da Estrela - Lisboa)

domingo, setembro 30

MORREU ROBIN FIOR

Robin Fior morreu. Fica por concretizar um livro que havia acertado organizar com ele no qual se reunissem os trabalhos gráficos que realizou para o MES nos tempos de brasa do 25 de abril. Robin era um designer de grande craveira que se juntou ao MES e com ele colaborou ativamente. Honra à sua memória.   
 
Imagem do número um do “Esquerda Socialista” jornal do Movimento de Esquerda Socialista, disponível na Hemeroteca Digital da Câmara Municipal de Lisboa. Pode ser folheado aqui.


O jornal foi dado à estampa tardiamente – 16 de Outubro de 1974 – e o seu design gráfico, tal como o símbolo do MES, são de autoria do Robin Fior. O seu primeiro director foi o César de Oliveira. Antes, pela passagem do 1º aniversário do golpe militar que derrubou Allende, no Chile, 11 de Setembro, já tinha saído o nº0 com uma tiragem de loucura! Aí uns 100 000 exemplares, ou estou enganado? [Post corrigido.]

ALBERT CAMUS - não existencialista


Como já antes escrevi algures, aquando da minha última estadia em Faro de férias, por sinal, curtas demais, o alfarrabista que faz venda na esquina da rua que frequento, trouxe-me um conjunto de livros de Camus em português. Sempre aparece uma surpresa. Desta vez fiquei a saber que existe mais um livro de autor português acerca de Camus: “Do Absurdo à Solidariedade – a visão do mundo de albert camus”, de Hélder Ribeiro.
O livro é muito interessante, pelo menos para mim, e estou a finalizar a sua leitura. Foi dele que repesquei a citação seguinte que tem o interesse de, para surpresa de muitos, reforçar a ideia de que Camus não se considerava um autor existencialista o que muitos estudiosos da sua obra têm assinalado de forma abundante. Qual o interesse da questão? Que mais não seja a citação evidencia como os autores são desapropriados do seu papel e do lugar da sua obra na história e se toma por verdade adquirida uma mentira vulgar.  
 
Eis a citação de Camus cujas fontes, referenciadas no livro em apreço, aqui se omitem:

Começo a estar ligeiramente (muito ligeiramente) incomodado pela confusão contínua que me confunde com o existencialismo. Enquanto o mal-entendido passa nos jornais, a coisa não é tão grave. Mas ao chegar às revistas, prova bastante a falta de informação em que se encontra a crítica. Uma vez que Troyat escreve que toda a peça de A. Camus não é senão uma ilustração dos princípios existencialistas de J.-P. Sartre, sinto-me na obrigação de precisar três pontos:

1 – Calígula foi escrito em 1938. Nessa época, o existencialismo francês não existia na sua versão actual, ateia. Nesse tempo, ainda Sartre não tinha publicado as obras onde devia dar forma a essa filosofia.
2 – O único livro de ideias que eu escrevi – Le Mythe de Sisyphe – foi dirigido precisamente contra as ideias existencialistas. Uma parte dessa crítica aplica-se ainda, no seu espirito, à filosofia de Sartre.

3 – Não é pelo facto de dizermos que o mundo é absurdo que se aceita a filosofia existencialista. Nesse caso, 80% dos passageiros do metro, a acreditarmos nas conversas que aí ouvimos, são existencialistas. E não posso acreditar nisso. O existencialismo é uma doutrina completa, uma visão do mundo, que supõe uma metafísica e uma moral.

Embora me aperceba da importância histórica desse movimento, não tenho suficiente confiança na razão para entrar num sistema. Não nutro muito gosto pela demasiado célebre filosofia existencial e, para dizer tudo, creio que as suas conclusões são falsas. Mas ela representa, pelo menos, uma grande aventura do pensamento. Sartre e eu não acreditamos em Deus, é verdade. E também não acreditamos no racionalismo absoluto. Não, não sou existencialista. Sartre e eu ficamos admirados de ver os nossos nomes sempre associados.   
Pensamos mesmo um dia publicar um pequeno anúncio onde assinaremos não ter nada em comum e nos recusaremos a responder ao que cada um deve ao outro. Porque, enfim, é uma brincadeira. Sartre e eu publicámos todos os nossos livros antes de nos conhecermos. E quando nos conhecemos foi para constatar as nossas diferenças. Sartre é existencialista e o único livro de ideias que eu publiquei era dirigido contra as filosofias ditas existencialistas.