domingo, janeiro 15

MEMÓRIAS (2)

Posted by Picasa Fotografia de Teodósio Dias dotempodaluz - "Edifício do Cinema Águia d´Ouro"

Era neste edifício degradado que se encontrava instalada a Delegação do INATEL, no Porto, até 12 de Julho de 2001.

Como o site do INATEL não permite a consulta à informação acerca dos “trabalhos de tratamento da Arquivo Histórico do INATEL”, elaborados em colaboração com a Fundação Mário Soares, uma síntese dos mesmos podem ser consultados mais adiante. Estes trabalhos foram realizados com a colaboração daquela Fundação, com custos insignificantes para o INATEL, e a sua referência, neste momento, é uma forma de homenagear a Dra. Manuela Espírito Santo (ex. Vice Presidente da Direcção do INATEL) e todos os técnicos que colaboraram naquele trabalho.

Como podem verificar, consultando as fontes, o trabalho mantém-se em condições de ser retomado a qualquer momento. Espero que, em breve, tal seja possível.

Documentos FNAT/ INATEL - Trabalhos de tratamento do Arquivo Histórico do INATEL - Apresentação Fotografias

Por sua vez também deixo o acesso para consulta da síntese de uma tese de mestrado, certamente, a mais completa e cientificamente correcta, escrita até hoje, acerca da história da FNAT até ao ano de 1958:

José Carlos Valente, Integração Política dos Lazeres Operários e Populares sob o Estado Novo (a Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho: 1935-1958)

Sem comentários: