(Clique na fotografia para ampliar)
Da esquerda para a direita -1ª Fila: Mário Trigo, Pedro Félix, Guida Veloso, Pedro Torres e Carlos Vitorino. 2ª Fila (de pé): "Tolinhas", Ana Ramalhete, Paulo Trigo, Guida Faria, Ana Cordovil, Xana e Paulo Bateira.
Esta é uma imagem de juventude retratando alguns participantes no jantar de extinção do MES que eram estudantes liceais aquando do 25 de Abril de 1974.
O MES era um partido jovem mesmo pelo facto de ter sido, desde a origem, o movimento estudantil um dos principais alfobres de onde provinham os seus militantes.
É interessante verificar que nenhum dos retratados, em plena pujança das suas capacidades intelectuais e profissionais, exerce, na actualidade, funções políticas executivas relevantes. Nem os mais jovens, representados nesta fotografia, nem, no presente, ao que julgo, nenhum de nós.
Como diz o povo “o futuro a Deus pertence” mas este jantar de extinção ressoa, na minha consciência, a um grito comum de recusa da política no sentido que Camus resumiu numa frase lapidar: “Não sou feito para a política pois sou incapaz de querer ou de aceitar a morte do adversário.
Sem comentários:
Enviar um comentário