segunda-feira, outubro 20

PS - MAIORIA ABSOLUTA NOS AÇORES

O PS ganhou as eleições regionais nos Açores com maioria absoluta e, pela primeira vez, em todas as ilhas.

Factos mais notórios em cima da hora:

1 - A maioria absoluta do PS, ainda para mais sendo partido maioritário nos Açores e no Continente – o poder desgasta mas não desgasta absolutamente!

2 - O aumento da abstenção, no caso, com uma componente técnica relevante e, certamente, por se ter criado a expectativa do PS como vencedor certo … e também o cansaço!

3 - A representação, julgo que primeira vez, de deputados de 5 partidos na Assembleia Regional;

4 - O BE ter feito eleger mais deputados (2) do que o PCP (1), prenúncio de futuras alterações noutras paragens!

5 - A significativa expressão eleitoral do PP nos Açores (8,7%/5 deputados) que não é prenúncio de coisa nenhuma, noutras paragens, mas vai fazer inchar o tiranete.

Não devem os dirigentes nacionais do PS embandeirar em arco pois as Regiões Autónomas são as Regiões Autónomas e Portugal é Portugal e falta um ano (difícil) para as eleições legislativas nacionais. Mas sempre é melhor ganhar do que perder, e ainda melhor por maioria absoluta. Foi o que foi! 1-0! Em Junho de 2009 voltamos ao tema dos resultados eleitorais – nesse caso as Europeias!
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vitória de Pirro...e o que é que isso contribui para a felicidade dos portugueses? Ficaram os Açores ou Portugal, melhores? Não consta.

hfm disse...

Esperemos que o fôlego se mantenha. Fiquei tb contente com os 2-1 e, sobretudo, com 1 mandato para o PPM, gosto de ver os pequeninos a surgirem, gosto de os ver ter espaço e, embora seja republicana, estes não me fazem mossa.