segunda-feira, novembro 17

JOÃO MARTINS PEREIRA

Em memória de João Martins Pereira,

Através do Almanaque Republicano e de Rui Bebiano, aqui e aqui. E aqui também. Reproduzo um comentário acerca da sua condição de fundador do MES: O assunto não tem importância alguma nem tenho aspirações a ser historiador do MES. Ao longo dos últimos tempos tinha-me interrogado acerca do João Martins Pereira, que seria feito dele, pois a sua marca na esquerda, não alinhada com qualquer ortodoxia, foi forte e não o esqueci. Mas tenho quase a certeza que ele não foi fundador do MES. Pertencia aquele magna dos não alinhados da esquerda que, em parte, se encontraram no MES por mais ou menos tempo. Mas não há registo, que eu conheça, onde conste o seu nome, nem me lembro da sua participação nas anárquicas actividades fundadoras do MES. Mas se for verdade o que afirmo tenho pena!
.

2 comentários:

Lmatta disse...

gostei do teu texto
beijo

vieira calado disse...

É como diz.

Muita gente, indefectivelmente de esquerda, estava no MES, pela sua independência, por desejar qualquer coisa que fosse, de facto, novo, e por não se rever nas propostas dos outros partidos de esquerda.

Cumprimentos