quarta-feira, agosto 5

A NOITE DAS FACAS LONGAS

As “Linhas Gerais do Programa Eleitoral para as Eleições Legislativas” do PSD cabem em 25 linhas. Trata-se de um borrão destinado a “tapar” as notícias, verdadeiramemte importantes, acerca do conturbado processo de escolha dos candidatos a deputados do PSD às próximas eleições legislativas. O mais extraordinário foi a velocidade com que a comunicação social substituiu as manchetes. Afinal a propaganda é inseparável da “política de verdade”. Mas as notícias da noite passada são interessantes não tanto pela exclusão de Passos Coelho como candidato, por razões assumidamente políticas, como pela lição de tolerância democrática, e de pluralidade, que o PSD deu ao país. Não se trata de uma questão de optar por “caras novas” ou por “caras velhas”. Nem de uma opção pela “competência” em desfavor da “novidade”. Nas listas do PSD haverá de tudo um pouco e nem tudo será desprezível. A importância dos acontecimentos da noite passado, pelas bandas do PSD, centra-se no facto de ter sido um espectáculo deprimente de desprezo pela democracia interna do PSD. Para tantos daqueles que sempre acusaram Sócrates de autoritário, autista, e tudo o mais, não está nada mal! É o PSD no seu máximo esplendor no regresso ao passado cavaquista. Tanto nas caras, vinte e cinco anos mais velhas, como nos métodos. Recriminações generalizadas, mesquinhez nos saneamentos, promoções improváveis, … mostrando ao país como as divergências no PS são uma brincadeira de criança à vista do espectáculo de carnificina no que parece ter sido a noite das facas longas no PSD …
.
.
.
.

2 comentários:

vai tudo abaixo disse...

Pensar que os tiques "fascistas" do PSD são diferentes dos tiques "estalinistas" do PS, é uma ilusão. O mesmo se passa, de resto, com o PCP e o BE, quando "cheira a poder".
Não tem nada a ver com ideologias, mas com a ignorância e o obscurantismo herdados de 300 anos de Inquisição e 50 de fascismo. Não perceber isto é não perceber nada da estrutura caracterial dos portugueses.
É a mentalidade, estúpido!

Anónimo disse...

A senhora precisa mesmo de mostrar a sua autoridade! Espero que não tenha sido o facto de ser mulher que a tenha levado a mostrar a sua autoridade.... A senhora Tatcher já nos tinha mostrado esse tipo (e outros...) de autoridade/poder!