Deixar uma marca no nosso tempo como se tudo se tivesse passado, sem nada de permeio, a não ser os outros e o que se fez e se não fez no encontro com eles,
Editado por Eduardo Graça
terça-feira, setembro 1
TRAVAGEM NA SUBIDA DO DESEMPREGO
Ilustração daqui
O desemprego é sempre lastimável. Mas quando se assiste a uma travagem continuada da sua subida é bom sinal. Quer dizer que a actividade económica está em recuperação credibilizando a estimativa para o resultado do PIB do 2º trimestre (subida de 0,3%). O que nos dizem as notícias de hoje é que “A taxa de desemprego em Portugal está estável desde Abril, mês em que subiu para os 9,2%, valor no qual permanece, de acordo com os dados hoje divulgados pelo Eurostat. O desemprego em Portugal continua assim abaixo da média da Zona Euro.” No contexto actual é uma boa notícia para os portugueses. A oposição perdeu um cavalo de batalha importante em plena campanha eleitoral. Imaginem se a notícia apontasse no sentido da subida!
.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Os 9,2% são baseados em números do INE que não incluem os 138.000 desempregados que, há muito, deixaram de receber subsídio de desemprego. Esses, deixaram de contar para as estatísticas. De facto, o número total de dsempregados ronda os 600.000, o que equivale a 10% da população activa. De acordo com as projecções da OCDE e do FMI, o desemprego em Portugal deverá continuar a subir e poderá mesmo atingir os 11%, em 2010.
Com a correcção (sazonal) do terceiro trimestre poderemos confimar este número.
Em vésperas de eleições, tanto o PS como o PSD, querem enganar o "pagode", mas isso foi chão que deu uvas. Menos demagogia, é o que os portugueses querem!
Enviar um comentário