quinta-feira, fevereiro 25

CUBA: CONDENAR A TIRANIA

É um facto incompreensível, ou talvez não, que a morte de um preso politico em Cuba, mereça tão pouca atenção em Portugal. É estranho. Será porque uma parte dos defensores da liberdade em Portugal são simpatizantes da ditadura em Cuba? Uma contradição? Coisa de somenos!Chafurdando nas sarjetas  lutam, quase todos, pela sobrevivência económica a pretexto das ameaças à liberdade em Portugal. A condenação das verdadeiras tiranias é um pormenor deixado ao cuidado dos ingénuos! [Imagem daqui.]
.
PARECE QUE HÁ QUEM SE PREOCUPE!
.
Orlando Zapata Tamayo, operário, de 42 anos, pensava diferentemente do que pensa o seu governo. E dizia-o, o que, em Cuba (e não só), é coisa particularmente perigosa. Foi detido com outros activistas dos direitos humanos em 2003 e condenado a três anos de prisão por "desobediência", entretanto multiplicados por 12 (36 anos!) por persistir em "desobedecer" mesmo preso.

Morreu ontem, após 85 dias de greve de fome em protesto pelas torturas de que era vítima na prisão. Era um dos muitos presos de consciência que, segundo a AI, apodrecem em cadeias cubanas. A mãe, a quem foi entregue o corpo, conta que tinha as costas "tatuadas de pancada". Cuba é um problema que, como muita gente da minha geração, tenho comigo mesmo. Nos anos 60, quando o pesadelo soviético era mais que evidente, a Revolução Cubana iluminou de súbito o nosso sonho de uma sociedade livre e igualitária, e tanto desejámos esse sonho que aceitámos qualquer desculpa para as suas traições. Acordámos dele a custo para descobrir, como Sam Spade em "O falcão de Malta", de Dashiell Hammett, que é chumbo a matéria de que são feitos os sonhos.
.
A revolução cubana ao contrário. AUDIO.
.
Quién mató a Orlando Zapata?
.
Mataram Zapata
.



4 comentários:

Galeota disse...

Temos tido grande desilusões...é a Vida.No entanto,não perdemos a Esperança...cada um, à sua maneira.

Galeota disse...

Que crueldade! Negaram-lhe a água...

Carta a Garcia disse...

Meu Caro Eduardo Graça,
Fiz link do post "Cuba:condenar a tirania" para o meu novo blog " A Carta a Garcia" www.acartaagarcia.blogspot.com

Obrigado,Abraço,

Osvaldo Castro

Anónimo disse...

SOU PORTUGUÊS E ESTOU A PENSAR SERIAMENTE FAZER UMA GREVE DE FOME.

PARA REIVINDICAR PARA O MEU PAÍS O FIM DAS MENTIRAS, O FIM DA PROTECÇÃO AOS GRANDES GRUPOS ECONÓMICOS QUE SISTEMATICAMENTE VÊEM SEREM-LHES PERDOADOS OS PAGAMENTOS DE ELEVADOS MONTANTES, EM PROCESSOS JUDICIAIS POR PRESCRIÇÃO DOS PRAZOS LEGAIS.

OUTRO DOS MOTIVOS É POR UMA JUSTIÇA IGUAL PARA TODOS.

PARA QUE AQUELES QUE EXERCENDO CARGOS POLÍTICOS SEJAM RESPONSABILIZADOS POR ACTOS ILEGÍTIMOS NO DESEMPENHO DOS SEUS CARGOS.

ESTOU FARTO DE OUVIR A VELHA FRASE QUE QUEM NOS JULGA É O POVO EM ELEIÇÕES.



PARA LUTAR PARA QUE AS MINHAS REIVINDICAÇÕES SEJAM UMA REALIDADE VOU ENTRAR BREVEMENTE EM GREVE DE FOME.

SEI QUE O MEU DESTINO SERÁ A MORTE MAS ESTOU FARTO DE ALDRABÕES, CORRUPTOS E VIGARISTAS.

O ESTADO E OS GOVERNANTES SERÃO OS CULPADOS DA MINHA MORTE, ISTO NÃO É UM PAÍS DEMOCRATA.

ESPERO QUE DEPOIS DA MINHA MORTE, PELO MENOS FAÇAM UMA PETIÇÃO PARA TERMINAR COM ESTE ESTADO DE MENTIRA.
jojoratazana