terça-feira, maio 18

AINDA O CASAMENTO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO


Justine Reyes

In Da Literatura

Os sectores mais conservadores da direita (e de alguma esquerda) andaram anos a dizer que o casamento entre pessoas do mesmo sexo provocaria alarme social, fazendo desmoronar a família tradicional. (...)

Se houvesse alarme, a sociedade tradicional tinha-se mobilizado. Ora nem a Igreja, que se limitou a cumprir os mínimos, nem os partidos da direita, desobrigados de acção directa para lá da retórica parlamentar, fizeram mais do que salvar as aparências. Em Fevereiro, a marcha da indignação deu a medida do desinteresse do país real.

Dentro de dias, quando for publicada a Lei ontem promulgada pelo Presidente da República, Portugal tornar-se-á o oitavo país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Para já, os outros sete são a África do Sul, a Bélgica, o Canadá, a Espanha, a Holanda, a Noruega e a Suécia (cinco monarquias!). Além destes, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal em seis estados americanos: Connecticut, District of Columbia (Washington), Iowa, Massachusetts, New Hampshire e Vermont. E também na tribo Coquille da Nação Navajo. E ainda na cidade do México e no estado de Coahuila. Israel, por exemplo, não casa mas reconhece os casamentos efectuados noutros países. Estamos a falar de casamento. (...)
.

1 comentário:

Anónimo disse...

"...Longe de ser um sectário,Jesus coloca-se no interior duma tradição abrindo-lhe os horizontes à dimensão universal dos estrangeiros, dos pobres, dos ignorantes e dos que andavam longe. Deixa-se aparecer ao lado dos publicanos e chega ao ponto de permitir, com comentário pouco ortodoxo, que uma mulher de vida fácil lhe beije os pés(Lc.37 e s)..."

in "Jesus Cristo:Quem é?"-Arnaldo de Pinho-Universidade Católica Editora,2004.

P.S.- Que bonita fotografia.A mesa está posta para um chá de jasmim divinal.

ABIGAIL