domingo, maio 30

MUNDIAL (III)

Conversa, relações públicas, publicidade, fazem parte do fenómeno do futebol. É a parte do negócio. As audiências, as transferências, as comissões, os empresários, a capacidade de gerar a paixão de que o povo precisa. No fim, se o jogo for limpo, o que duvido, vence a selecção que resistir melhor à pressão, recolhendo para si o maior reconhecimento público. Portugal vai iniciar o Mundial como a terceira selecção no ranking da FIFA. À nossa frente somente a Espanha e o Brasil. Mesmo que a glória seja efémera, ainda para mais em tempo de crise, a nossa obrigação é ganhar um lugar entre as quatro melhores.
.

2 comentários:

Galeota disse...

Olé! Olé! Olé!Olé! Portugal... Olé!

"...Ao entrelaçar de influências mediterrâneas e atlânticas, consequência da posição,se deve a dualidade do território português.
Grosso modo, podem opor-se o Norte e o Sul. Mas, a análise dos elementos da paisagem e da economia regional mostra-nos uma articulação mais complexa: aspectos mediterrâneos que se insinuam, ao longo de vales e baixas, até ao coração de Trás-os-Montes;traços de fisionamia atlântica, dominantes até ao Mondego inferior, que voltam em recorrências episódicas, e ainda se deixam ver na mais alta serra algarvia.
....
A maior área de densidade de população situa-se no Norte atlântico; aí permaneceram também os elementos de civilização mais antigos e mais típicos, aí se constituiu o Estado, desse inesgotável reservatório humano saiu gente que aglutinou a Nação e depois se espalhou pelo mundo.A unidade de Portugal deve-se, em larga parte, ao predomínio destas regiões: elas constituem, no organismo nacional, uma espécie de tronco antigo e robusto.
....
Na posição de Portugal está contido um destino: isolado na periferia do mundo antigo, numa nesga de de chão em grande parte bravio e ingrato, coube ao Português o papel de pioneiro do mundo moderno. Não se limitou porém a indicar um caminho: afoitando-se por ele, deixou marcas da sua presença inscritas na terra de quatro continentes."

in "Portugal o Mediterrâneo e o Atlântico"- Orlando Ribeiro -Livraria Sá da Costa Editora

vai tudo abaixo disse...

No fim-de-semana da maior manifestação contra esta política de direita, os "socialistas" falam de futebol.
Quando é o próximo jantar do MES?