sábado, novembro 23

ARISTOCRACIA

Posted by Picasa Fotografia de Philippe Pache

Reparei sem dificuldade, a propósito do segundo aniversário do absorto, que ele é reconhecido como um “blogue camusiano”. Mais do que qualquer outro tema avulta este sinal de identidade. Não esperava tamanha espessura alcançada por esta manifestação de interesse por Camus que me acompanha desde a adolescência.

Mas atenção que, por detrás desta quase obsessão, se encontram diversas perplexidades, senão mesmo contradições, em particular, no que respeita à relação do seu pensamento com a esquerda do seu e do nosso tempo.

Camus rompeu com a ortodoxia do pensamento da esquerda, dominado pelos comunistas, marcando, com a sua obra, um caminho de incessante busca da perfeição e da verdade que não se compadeceu com qualquer obediência de natureza política ou ideológica.

Nada me opõe à fidelidade a princípios, antes pelo contrário, mesmo que tenham as suas raízes numa filiação partidária ou fé ideológica, desde que não ceguem no homem a capacidade da busca da verdade, da liberdade e da justiça.

Nas batalhas da vida e da política, por vezes, precisamos de afirmar a nossa fidelidade à herança ideológica que se encontra depositada no mais fundo de nós. Reconhecendo os defeitos de qualquer escolha, seja ela qual for, arriscamos escolher e aceitando o risco da escolha, mostramos o valor da tolerância.

Eu escolho Mário Soares não tanto por uma razão de fidelidade pessoal, pois não partilho qualquer interesse material ou relação pessoal com ele, mas porque me permite aderir ao essencial de uma ideia do homem e do mundo que, no fundo, sempre foi a minha. Sei que todos os políticos têm defeitos e contra cada um deles se movem montanhas de ressentimentos.

Eu ataco Cavaco para defender Soares. Tenho que aceitar que ataquem Soares para defender Cavaco. Mesmo Vasco da Graça Moura quando ataca Soares violentamente, confirmando a importância de Soares, integra plenamente o jogo democrático que suporta pior os silêncios manhosos do que os ruídos estridentes.

Mas partilho essa ideia antiga que nos diz que devemos aceitar partilhar os defeitos dos outros para que possamos ser aceites, por eles, com os nossos próprios defeitos. Coloco-me do outro lado da virtude pura que, quando proclamada como bandeira política, conduz, quase sempre, à tirania.

Revejo-me, nas minhas deambulações pelas dúvidas acerca do destino imediato da comunidade nacional, tomando partido, optando, escolhendo e recusando, nesta reflexão de Camus que, apesar de se referir a um século que já passou, se mantém, plenamente actual:

“Quoi qu´il prétende, le siècle est à la recherche d´une aristocratie. Mais il ne vois pas qu´il lui faut pour cela renoncer au but qu´il s´assigne hautement: le bien-etre. Il n´y a d´aristocratie que du sacrifice. L´aristocrate est d´abord celui qui donne sans recevoir, qui s´oblige. L´Ancien Régime est mort d´avoir oublié cela.”
 

“Carnets – III” - Cahier nº VII (Mars 1951/Juillet 1954)
Gallimard
 
[Publicado em 29 de dezembro de 2005. Curiosa reflexão acerca do 2º aniversário do absorto e dos ecos do que terei publicado a propósito. Qualquer semelhança com acontecimentos da atualidade é pura coincidência. No fundo reflito acerca do tema da tolerância cujo valor é insubstituível em qualquer época.]

Sem comentários: