sexta-feira, maio 16

NORMALIDADE


Fotografia de Hélder Gonçalves

Um dia, muitos anos atrás, visitei a Holanda para contactos políticos estávamos por cá no pico dos conturbados anos da revolução - essa que nos restituiu a liberdade e a democracia. Lembro com muita clareza como me encantaram as cidades que visitei. Como admirei a liberdade dos holandeses habitarem suas casas de janela aberta para a rua, da música que soava dos prédios, tocada por músicos mestres na arte de tocar diversos instrumentos, do ar que me parecia breve, limpo e leve. Quando chegou o dia de visitar o parlamento em Haia senti a estranheza de uma normalidade que me pareceu anormal. A luta política havia sido absorvida pelas instituições da democracia representativa em toda a sua formalidade. Isto para dizer que a campanha para as eleições europeias de agora, pelas impressões que me chegam, me faz lembrar esse momento da minha breve experiência política holandesa. 

Sem comentários: