segunda-feira, outubro 27

ANIVERSÁRIO


Hoje, 27 de outubro de 2014, é dia de aniversário do meu filho Manuel. Não fui verificar se alguma vez neste antigo blogue, criado quando ele tinha 13 anos, lhe fiz referência. Não interessa, nem vem ao caso, mas gosto de ter a noção da passagem imperceptível do tempo. Quando eu tinha a idade de meu filho, neste mesmo mês de outubro, quase pela mesma hora do seu nascimento, entrei em Mafra para cumprir o serviço militar obrigatório. Não sabia ao certo se sairia do dito serviço militar vivo. Saí. Hoje a maioria dos jovens já não ingressam no serviço militar obrigatório. As guerras conhecem-nas pelas notícias. Mas sofrem as penas de outras incertezas a mais grave das quais é a do desemprego. Não sei medir a dimensão, nem a densidade do problema. Muito menos comparar o pesadelo da guerra como o do desemprego. O meu filho felizmente sem encómios nem “pedidos” está fazendo o seu caminho. Sempre lhe escrevo em privado por esta data. A palavra que mais repito, e sublinho, nas mensagens que lhe envio é Liberdade. Tudo se pode negociar menos a Liberdade. 

Sem comentários: