sexta-feira, abril 21

COMO PARTICIPEI NA COLUNA DE SALGUEIRO MAIA NA MADRUGADA DO 25 DE ABRIL DE 1974

Posted by Picasa Excerto da Ordem de Operações para o 25 de Abril de 1974

Hoje relatei ao vivo, pela primeira vez, um episódio da minha participação no 25 de Abril de 1974. Aquela singular experiência de ter feito parte da coluna militar comandada por Salgueiro Maia.

A descrição dos factos pode ser lida no IR AO FUNDO E VOLTAR onde transcrevo sequencialmente, com pequenas alterações de detalhe e um parêntese novo, alguns posts de uma série publicada em Março/Abril de 2004.

Todas as informações conhecidas posteriormente, incluindo o “registo de operações” da noite de 24 para 25 de Abril de 1974, publicado no livro “A Fita Do Tempo Da Revolução – A noite que mudou Portugal”, organização de Boaventura Sousa Santos, confirmam as minhas impressões contidas no testemunho escrito do qual agora transcrevo uma parte.

As operações que tiveram lugar na Rua do Arsenal/Terreiro do Paço, ao longo de toda a madrugada e manhã de 25 de Abril, opondo a coluna da Cavalaria de Santarém, comandada por Salgueiro Maia, e o Regimento de Cavalaria 7, comandado por Junqueira dos Reis, afecta ao regime deposto, foram decisivas e a acção de Salgueiro Maia determinante no desenlace vitorioso do golpe militar e na sua transformação em movimento popular.

PRIMEIRO POEMA DE MADRID

Posted by Picasa Fotografia de Angèle

Que por todos se faça a poesia
(…)

Ruy Belo

PRIMEIRO POEMA DE MADRID
Transporte no Tempo

PALÁCIO FRONTEIRA

 Posted by Picasa

quinta-feira, abril 20

sem título (XXV)

Posted by Picasa Fotografia de Philippe Pache

Se fosse noite ver-te-ia correr em mim
longa carícia colorida, sonho sem fim

20 de Abril de 2006

25 de ABRIL - UMA COMEMORAÇÃO SINGULAR

Posted by Picasa Mural em Portalegre (Escola Técnica)

Amanhã no “Espaço Noesis”, na Av. 24 de Julho 140 – C, uma celebração do 25 de Abril em cuja organização participei. Apresentação de um DVD acerca do tema, orientado para a população estudantil (mesmo muito interessante!) e uma exposição, minimalista e intimista, de 30 fotografias da vasta colecção de Maria da Conceição Neuparth, depositada no Centro de Documentação 25 de Abril, da Universidade de Coimbra, retratando os murais do 25 de Abril.

Por antecipação pode ver algumas das fotografias seleccionadas aqui:

Murais Artísticos 25 de Abril
Colecção de Conceição Neuparth


E aqui o programa do evento.

quarta-feira, abril 19

PIPAS

Posted by Picasa Sharon Stone
Um plano de educação … quê? Parece ser uma preocupação um bocadinho tardia para a Casa Pia! Estarei a ler mal? Ou são manobras do pessoal do Dr. Bagão Félix? Ilustro com a Sharon Stone também um bocadinho tardia.

terça-feira, abril 18

sem título (XXIV)

Posted by Picasa Fotografia de Philippe Pache

Um brado difuso me percorre no fio do silêncio
desesperada ausência o rosto na voz esquecida

18 de Abril de 2006

"...les offenses,..."

Posted by Picasa Fotografia de Angèle

«Il y a des gens dont la religion consiste à toujours pardonner les offenses, mais qui ne les oublient jamais. Pour mois je ne suis d´assez bonne étoffe pour pardonner à l´offense, mais je l´oublie toujours.»

Albert Camus

“Carnets – III” - Cahier nº VII (Mars 1951/Juillet 1954)
Gallimard

segunda-feira, abril 17

NA COLINA DO INSTANTE

Posted by Picasa Fotografia de José Marafona

(…)
Somos quem fomos caminhamos tão de leve
temos tamanha dignidade de crianças
que nem a morte aqui de nós se lembraria
(…)

Ruy Belo

NA COLINA DO INSTANTE
Transporte no Tempo

INATEL – UGT E CGTP ACORDAM A CRIAÇÃO DE UMA FUNDAÇÃO DE DIREITO PRIVADO

Posted by Picasa Fotografia de Angèle

Ler, na integra, no IR AO FUNDO E VOLTAR“A Verdade de Uma Reforma” – (7 de 10)

CONTRA O ESQUECIMENTO

TERMÓPILAS

Posted by Picasa Fotografia daqui

Honra seja àqueles que na sua vida
definiram e guardam uma Termópilas.
Sem mover-se do seu dever constantes;
justos e rectos em todos os seus actos,
contudo com dó e compaixão;
dadivosos quando são ricos, e quando
são pobres, também modicamente dadivosos,
também auxiliando quanto puderem;
sempre da verdade afirmantes,
porém sem ódio para os fementidos.

E ainda mais honra lhes seja devida
quando prevêem (e muitos prevêem)
que Efialtès surdirá no fim,
e os medas finalmente passarão.

[1903]

Konstandinos Kavafis

In “Os Poemas” - Relógio D´Água
Tradução de Joaquim Manuel Magalhães
e Nikos Pratsinis

(Ver a tradução, para português, do mesmo poema apresentada por catatau)

domingo, abril 16

sem título (XXIII)

Posted by Picasa Fotografia de Hélder Gonçalves

O dia desce sobre a cidade as ruas fumegam
os passos ecoam como corpos vestidos de dor

16 de Abril de 2006

DE REGRESSO

Posted by Picasa Fotografia de “sissi”

Acabei de regressar daqui que é também a minha cidade. Agradecimentos ao respirar o mesmo ar, catatau e Linha de Cabotagem - pela atenção permanente, links e comentários.

quinta-feira, abril 13

PECAREI

Posted by Picasa Fotografia de Philippe Pache

Imaginem que eu digo que Philippe Pache, nesta fotografia, sem saber, fixou a imagem perfeita do rosto de meu filho.

O fascínio da busca da beleza, o sujeito no seu labirinto, a reflexão sobre o tempo e a luz do nosso tempo, as mãos que amassam o peso da palavra e da imagem, o nosso olhar para o exterior que fixa os outros sempre coerentes e a nós mesmos sempre fragmentados.

A Páscoa, para mim, é um intervalo nas tarefas do quotidiano, não um intervalo no tempo de reflexão. Soube agora que, provavelmente, a busca da informação e da beleza, a reflexão continuada, sem paragem, a leitura e a escrita sempre excessivas, nos apaixonados, é pecado para a Igreja Católica. Porquê? Regresso à infância.

Não acredito no medo que nos querem impor. Não o aceito. Minha mãe não queria impor-me o medo mas a disciplina da época. Para que me tornasse feliz. Compreendo a sua necessidade de que me tornasse um homem de fé. Mas os homens de fé não precisam de dogmas mas de convicções, não precisam de penitência mas de liberdade, contra todas as sujeições, contra todas as tiranias, contra todos os dogmas, contra todos os medos.

Deixem-me ver, nesta fotografia de Pache, por excesso de imaginação, a imagem do rosto de meu filho. Pecarei mas a busca da beleza é, para mim, o caminho da salvação do homem.

"...tentation, ..."

Posted by Picasa Fotografia de Philippe Pache

«L´altruisme est une tentation, comme le plaisir.»

Albert Camus

“Carnets – III” - Cahier nº VII (Mars 1951/Juillet 1954)
Gallimard

ELVIS

Posted by Picasa Elvis with fans, 1958

Que será feito destes jovens. Nas vésperas do início dos anos 60 ganhava asas o sonho de transformar o mundo que povoa o imaginário da juventude de todos os tempos. Cada geração, à sua maneira, venera os seus ídolos. Elvis é um dos maiores dos tempos modernos – até o meu filho o admira…

quarta-feira, abril 12

sem título (XXII)

Posted by Picasa Fotografia de Philippe Pache

Olhei as mãos de seus sulcos emergiam desenhos
inacabados preces sonhos regressos imaginados


12 de Abril de 2006

UM DISCURSO ESPERANÇOSO

Posted by Picasa Imagem daqui

Convenhamos que não é habitual dar atenção e espaço a uma tomada de posse. Ainda para mais de um Director da Polícia Judiciária.

Mas o discurso de Alípio Ribeiro merece ser conhecido. Gostei dos extractos que foram divulgados na comunicação social. Fui em busca do seu texto integral que pode ser lido, na íntegra, no IR AO FUNDO E VOLTAR.

Aqui ficam alguns extractos:

“É preciso dizê-lo claramente: não há uma desordem, ou o perigo dela, que justifique uma injustiça. Não há uma desordem, ou o perigo dela, que justifique o postergar de procedimentos legais que são aquisições da civilização.”
(…)
“Sou dos que pensam que uma lei é o que dela se fizer e esta, particularmente, assumirá um valor simbólico que não poderemos escamotear.”
(…)
“Digo-vos com a simplicidade do que não deve ser dito: sinto-me tão independente como sempre, serei tão independente como sempre.”

"IL CAPO È MORTO"

Posted by Picasa "Per me è morto. Ed è morto anche da molti anni", afirma o advogado de Provenzano.

Em Itália acontecem as coisas mais extraordinárias. Provenzano, considerado “Il Capo” da Mafia escapou às autoridades policiais mais de 42 anos. Foi preso três horas após saber-se que a esquerda tinha ganho as eleições. E, afinal, “está morto”.

Ver no Espírito de Xabregas – uma extraordinária coincidência...

sem título (XXI)

Posted by Picasa Fotografia de Philippe Pache

A noite alisando a pele dos sentidos os floria
soletrando silêncios a madrugada amanhecia

10 de Abril de 2006

terça-feira, abril 11

LULA CONTINUA NA FRENTE

PAVESE

Posted by Picasa Fotografia daqui

Verrà la morte e avrà i tuoi occhi
11 marzo - 10 aprile '50


Last blues, to be read some day


´T was only a flirt
you sure did know -
some one was hurt
long time ago.

All is the same
time has gone by -
some day you came
some day you'll die.

Some one has died
long time ago -
some one who tried
but didn't know.

11 aprile '50

Cesare Pavese


Foi só um flirt
e sabias, claro –
alguém foi ferido
há muito tempo.

Mas nada mudou
o tempo passou –
um dia chegaste
um dia morrerás.

Alguém morreu
há muito tempo –
alguém que queria
mas não sabia.

(In “Trabalhar Cansa” - Edição bilingue
Tradução de Carlos Leite – Cotovia)

A ESQUERDA VENCE EM ITÁLIA

ELEIÇÕES EM ITÁLIA

Posted by Picasa ITÁLIA: ESQUERDA GANHA CÂMARA DOS DEPUTADOS – DIREITA GANHA SENADO (Afinal a esquerda!)

(Parece que ficou assim mas vai haver certamente recontagem dos votos para a Câmara dos Deputados - Na verificação matinal dos resultados confirma-se a vitória escassa de Prodi para a Câmara dos Deputados e o resultado para o Senado depende, afinal, dos votos dos eleitores do estrangeiro pois a direita dispõe, no momento, de um senador de vantagem quando faltam eleger dois. Tudo muito confuso como seria de esperar!)
SENATO: E' UFFICIALE, 158 SEGGI ALL'UNIONE, 156 ALLA CDL

APONTAMENTO FINAL ACERCA DOS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES EM ITÁLIA: A ESQUERDA VENCEU EM AMBAS AS CÂMARAS. NO SENADO A VOTAÇÃO DOS ITALIANOS NO ESTRANGEIRO DEU, FINALMENTE, A VITÓRIA À ESQUERDA.

ESTES RESULTADOS REPRESENTAM UMA MUDANÇA POLÍTICA DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A ITÁLIA E PARA A EUROPA. O TEMPO O DIRÁ! FICA A EXPRESSÃO DO MEU PROFUNDO CONTENTAMENTO.