sexta-feira, abril 21

COMO PARTICIPEI NA COLUNA DE SALGUEIRO MAIA NA MADRUGADA DO 25 DE ABRIL DE 1974

Posted by Picasa Excerto da Ordem de Operações para o 25 de Abril de 1974

Hoje relatei ao vivo, pela primeira vez, um episódio da minha participação no 25 de Abril de 1974. Aquela singular experiência de ter feito parte da coluna militar comandada por Salgueiro Maia.

A descrição dos factos pode ser lida no IR AO FUNDO E VOLTAR onde transcrevo sequencialmente, com pequenas alterações de detalhe e um parêntese novo, alguns posts de uma série publicada em Março/Abril de 2004.

Todas as informações conhecidas posteriormente, incluindo o “registo de operações” da noite de 24 para 25 de Abril de 1974, publicado no livro “A Fita Do Tempo Da Revolução – A noite que mudou Portugal”, organização de Boaventura Sousa Santos, confirmam as minhas impressões contidas no testemunho escrito do qual agora transcrevo uma parte.

As operações que tiveram lugar na Rua do Arsenal/Terreiro do Paço, ao longo de toda a madrugada e manhã de 25 de Abril, opondo a coluna da Cavalaria de Santarém, comandada por Salgueiro Maia, e o Regimento de Cavalaria 7, comandado por Junqueira dos Reis, afecta ao regime deposto, foram decisivas e a acção de Salgueiro Maia determinante no desenlace vitorioso do golpe militar e na sua transformação em movimento popular.

Sem comentários: