sexta-feira, dezembro 8

Centeno - outra vez

Os fazedores de opinião, de todas as formações académicas, ligações politicas e defensores de interesses mais ou menos ocultos, insistem na sua campanha de descredibilização de Centeno, ou seja, dos resultados da politica que o governo tem adotado e na qual Centeno desempenha, certamente, um papel relevantes.
A tese é simples e, aparentemente, muito rudimentar: se não fosse a politica do anterior governo não seria possível o sucesso de Centeno e daí a sua eleição para dirigir o Euro grupo. É qualquer coisa, mal comparada, em homenagem aos adeptos do Sporting, caso vença o Campeonato, como dizer que o sucesso de Jesus será resultado da politica do Boloni (do que fui lembrar!) ou do Marco Silva! Ao passado sempre sucede o presente e ao presente sucederá o futuro...(em todos os casos com aspetos de continuidade e de rutura).
Já escrevi por aí o que penso de Centeno que os críticos dizem que era um desconhecido. Pois na verdade antes de ser conhecido ... e Centeno tem 50 anos de idade, afinal um jovem para a "missão impossível" de assumir as Finanças com o objetivo de conjugar o cumprimento das metas da zona euro, e da UE, com as exigências da esquerda da esquerda que apoia o governo socialista.
A direita, de todas as qualidades (incluindo uma parte que se acolhe no PS) nunca, jamais, aceitará esta "coligação" espúria e ainda para mais tendo alcançado resultados dois anos atrás considerados impossíveis. Espreitam uma oportunidade e, como sempre acontece na politica, mais dia menos dia, mais ano menos ano, ela surgirá. Mas entretanto o tempo não para e Centeno assumirá por um período mínimo de 2 anos a presidência do Eurogrupo que apesar de não valer porra nenhuma, como afirmou um finíssimo intelectual da nossa direita, é o lugar no qual, de forma informal, se debate o futuro da zona euro, do €, e se preparam medidas de fundo que, percorrendo os caminhos da burocracia da UE, desembocam em decisões que marcam o futuro da moeda única,da UE,dos países que a integram e dos respetivos povos.
Basta um mínimo de bom senso para entender, além do mais, o valor simbólico da eleição de Centeno - uma mudança de politica influenciada pela confirmação do falhanço das politicas puras e duras de austeridade e pelas mudanças politicas nos países centrais da UE - Alemanha (em crise politica e em vésperas de uma grande coligação na qual o SPD terá que assumir uma posição mais influente) e França (de Macron representando uma politica centrista - também pouco convencional - capaz de se libertar relativamente da ortodoxia neoliberal aberta ao ensaio de novas soluções).
Tudo isto é muito mais complexo pois não se pode descartar a curto/médio prazo uma subida das taxas de juro, mudança de orientação da politica monetária do BCE, subida consistente das forças politicas de extrema direita no seio da UE, reforço das pressões no sentido da fragmentação de alguns países que resultam de confederações de nações (Espanha, Bégica, ...) e muito mais. Todo um futuro indecifrável em muitos aspetos ainda para mais apimentado pelo destempero de Trump e pela ascensão da China assumidamente a caminho de se consagrar como a primeira potência global.
Centeno é só um jovem politico, oriundo da academia, curiosamente natural de Olhão - terra que deu ao longo da história grandes vultos á epopeia portuguesa e um cidadão decente, nada mau principio para Ministro das Finanças e Presidente do Euro grupo o que talvez doa a muita gente. Haja saúde!

Sem comentários: