quarta-feira, julho 23

COMBUSTÍVEIS - SEGURAMENTE MAIS PESADOS

Hoje ainda é quarta-feira, 23 de Julho, mesmo no final, véspera de um período tradicional de férias. Salvo uma gasolineira que fez uma baixa simbólica dos preços dos combustíveis todas as outras arrastam os pés mantendo-os ao nível que resultou da escalada dos preços do crude nos mercados internacionais. Conheço razoavelmente, por formação académica, a lei da oferta e da procura, as regras dos mercados, a função dos reguladores, modelos de formação de preços, os conceitos de monopólio, oligopólio e por afora. Em tempos gerou-se, entre os consumidores, um movimento inorgânico de repulsa pelo aumento galopante do preço dos combustíveis.

O consumidor final em sentido geral – cidadão ou empresa – recebeu um forte incentivo à abstenção do consumo pelo efeito preço. É um princípio básico: o preço de um bem aumenta o consumo do mesmo retrai-se. No caso dos hidrocarbonetos – gasolina e gasóleo, para o que nos interessa considerar – o aumento do preço no consumidor final resulta do aumento do preço a montante.

Os produtores, e todos os intervenientes do processo de transformação e comercialização do crude, incluindo especuladores, aumentaram os preços, e as suas vantagens, o que se repercutiu no preço do produto final. O consumidor protesta porque precisa de continuar a consumir, e resiste a alocar a esse consumo uma quota mais elevada do seu rendimento disponível ou, no caso de ser empresa, luta por atenuar a erosão das suas margens. Pressupondo, claro está, que o consumidor quer continuar a consumir por inércia ou pura necessidade de assegurar, por sobrevivência, a continuidade do seu negócio. Não esqueçamos a intervenção do governo que criou, sob a forte pressão de um ou outro lobby organizado, distorções à lógica de mercado.

Onde eu quero chegar é, obviamente, ao movimento que se gera quando o preço cai no produtor como tem acontecido nas últimas seis semanas. Segundo todos os dados disponíveis o mercado, neste caso, deixa de servir para justificar a lógica de fixação dos preços ao consumidor final o que não deixa de ser um fenómeno espantoso. Porque razões, quando caiem os preços do crude no mercado internacional, não caiem os preços dos mesmíssimos produtos no consumidor final? E porque razões ninguém protesta?

As grandes gasolineiras inventam, neste caso, mil e um argumentos para não descer os preços torneando a lógica de mercado. Mas para os subir invocaram o mercado, ou seja, o aumento dos preços nos mercados internacionais do crude. A autoridade reguladora da concorrência está calada que nem um rato. O governo reza pela baixa por puras razões de macro economia: o consumidor que se abstenha de consumir ou que pague o preço da época da carestia. Os agentes económicos – ou parte deles - já foram satisfeitos pela intervenção do governo através de benefícios especiais (transportadores, por ex.) ou liberalização dos preços dos serviços cobrados aos clientes (táxis, por ex.). O que não se entende é onde está o funcionamento do mercado que parece nunca existir em benefício dos consumidores!
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