sábado, fevereiro 28

VITAL MOREIRA

Decorre em Espinho o Congresso do PS. A cobertura mediática carrega nas tintas da monotonia só quebrada pela exaltação da ausência de Manuel Alegre. A imagem mediática que passa é de um Congresso alinhado nos elogios ao governo do PS e ao seu líder. Sem asperezas, nem confrontos, nem diferenças de opinião. Os jornalistas sem “matéria” de escândalo entrevistam-se a si próprios. De súbito Sócrates anuncia o cabeça de lista às eleições europeias: Vital Moreira.Trata-se de um intelectual, académico e político que não é filiado no PS e que, em matérias relevantes, tem manifestado algumas discordâncias com a linha oficial do partido e do governo. No seu discurso ao Congresso Vital Moreira aceita o desafio e declara-se "socialista free-lance". Afinal o PS ainda consegue criar expectativas, surpreender pela novidade e pela diferença. Os jornalistas buscam, afanosamente, entre os militantes anónimos, uma declaração de desagrado pela escolha. Em vão. A escolha parece ser, entre muitas possíveis, uma boa escolha, alheia à demagogia e ao populismo e fiel à tradição do PS na luta pela construção de um europeísmo sem tergiversações, nem cedências, à emergência dos nacionalismos e da xenofobia. Sócrates escolhe para uma eleição difícil, tradicionalmente pouco participada, um cabeça de lista que permitirá acomodar qualquer resultado. Digam o que disserem, pensem o que pensarem, uma jogada política de mestre.
.
.
.

6 comentários:

Anónimo disse...

Não estou nada de acordo com o que diz mas tb não faz diferença. Vital é tacanho não tem visão para além do seu terreiro talvez a amiga Ana lhe dê algum gás.

Anónimo disse...

Há muito tempo que o VM anda a fazer fretes ao PS (basta ler o seu blogue, ou os seus artigos de opinião) por isso não é de admirar a sua escolha. Talvez seja de admirar é ele ter aceite o convite. Mas, compreende-se: na idade dele, nada de melhor do que um "exílio dourado" para "ver" a pátria ao longe...
Não é uma jogada de mestre, mas deve ser entendida como a recusa de outras figuras do PS, potencialmente candidatas ao lugar.

Anónimo disse...

Uma grande jogada de mestre sem dúvida,Pelo menos calou a boca aos que diziam que o PS estava a pender para a direita.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10.22:

O Vital Moreira foi escolhido por ser mais "socrático" que o próprio Sócrates. Uma jogada de mestre (e de esquerda) era ter convidado a Ana Gomes, o Ferro Rodrigues ou o João Cravinho (todos do PS) ou o Medeiros Ferreira ("compagnon de route" do partido). Só que esses são críticos da actual direcção...
Não perceber isto é não perceber o que a escolha de VM significa. Não é por ter escolhido VM que este PS passou a ser de esquerda. Se este PS fosse de esquerda, não passava o congresso a atacar a esquerda. Elementar caro Watson...

Anónimo disse...

Leia a crónica de hoje de Vital Moreira no Público e descubra porque é que o professor universitário não acrescenta NADA ao que a confusão neo-liberal já desfaz na Europa!
Convido-o também a visitar http://militantesocialista.blogspot.com, i.e. TRIBUNA SOCIALISTA.
João Pedro Freire

Anónimo disse...

Ainda a propósito do culto da personalidade que atravessa o actual PS e a desertificação de ideias no partido, é ouvir as declarações de João Cravinho à SICN. Mais uma crítica do um peso-pesado da esquerda do PS, que não se revê em muitas questões básicas desta direcção. Nesse sentido, Vital Moreira é uma flor na lapela do desbotado fato "socialista". Como sabemos da história, uma "andorinha" (para mais transfuga do PC) não chega para fazer a Primavera.
As eleições para o PE vão provar isso mesmo.