domingo, março 6

Turismo Sem Ministério

Fez bem Sócrates em não considerar na estrutura do governo o Ministério do Turismo. Num artigo que publiquei, uns meses atrás, defendi isso mesmo. O turismo terá direito certamente a uma secretaria de estado. Resta saber qual o ministério em que se vai integrar. Quer-me parecer, atenta a estrutura do governo, que voltará para a Economia. Nesse caso será, apesar de tudo, uma oportunidade perdida.

Eis o que defendi e continuo a defender:

“Sustento que, sendo o turismo uma actividade transversal e multidisciplinar, muito relevante na dinâmica do desenvolvimento integrado da sociedade portuguesa, deveria, no governo, integrar um Ministério que exercesse a tutela dos transportes e do ordenamento do território.

A minha preferência é a do modelo francês (aliás a França é a primeira potência turística mundial) no qual o turismo está integrado, ao nível de secretaria de estado, no “Ministério do Equipamento, Transportes, Ordenamento do Território, Turismo e Mar”. (que diferença em relação à estrutura do governo português actual!)

Aliás, além de Portugal, nos países da União Europeia, só em Malta existe um Ministério do Turismo, no caso, desde 2003, integrando também a cultura. Esse é o modelo adoptado nos países do Norte de África e nalguns outros do chamado “terceiro mundo”.

Não quer dizer que não possa ser uma originalidade bem sucedida no nosso país. Tudo depende do peso político que alcançar, da competência dos seus titulares e do tempo que durar. “

Sem comentários: