quinta-feira, maio 12

Roberta Sá


Do Pentimento

Grata surpresa o disco Braseiro, de Roberta Sá. A cantora que, segundo me informaram, participou do programa Fama (sendo eliminada nas primeiras rodadas, tem uma voz suave), afinadinha e agradabilíssima, em alguns momentos chegando a lembrar Marisa Monte. Além disso, seu cd de estréia prima pelo repertório, bastante orgânico e irrepreensível sob o ponto de vista da qualidade. Gravada anteriormente por João Gilberto, a suingada Eu sambo mesmo (Janet de Almeida), que abre o álbum, ganha 'pegada' na gravação da moça. Em Pelas tabelas, do Chico, o registro está no mínimo à altura do feito pelo próprio autor. Merecem destaque também a contundente No braseiro ("Tão vendendo ingresso / pra ver nego / morrer no osso / vou fechar a janela / pra ver se não ouço / a mazela dos outros"), de Pedro Luís; a obra-prima Lavoura ("A tristeza é o grão / A saudade é o chão onde eu planto / Do ventre da solidão / É que nasce o meu pranto"), parceria da Teresa Cristina com o Pedro Amorim que no cd Roberta divide com Ney Matogrosso; a clássica A vizinha do lado ("A vizinha quando passsa / Com seu vestido grená / todo mundo diz que é boa / Mas como a vizinha não há"), de mestre Dorival; e a dolorida Cicatrizes ("Amor que nunca cicatriza / Ao menos ameniza a dor / Que a vida não amenizou"), de Paulinho César Pinheiro e Miltinho.

Trata-se, enfim, de um daqueles raros cds para serem ouvidos do início ao fim - não há nem sequer uma faixa ruim.

Para postar, escolhi a lírica Casa pré-fabricada, canção inspirada de Marcelo Camelo que a cantora gravou com a delicadeza que letra e melodia sugerem...

"Casa pré-fabricada"

Marcelo Camelo

"Abre os teus armários eu estou a te esperar,
Para ver deitar o sol sobre os teus braços, castos
Cobre a culpa vã, até amanhã eu vou ficar,
E fazer do teu sorriso um abrigo
Canta que é no canto que eu vou chegar
Canta o teu encanto que é pra me encantar
Canta para mim, qualquer coisa assim sobre você
Que explique a minha paz, tristeza nunca
Mais vale o meu pranto que este canto em solidão,
Nesta espera o mundo gira em linhas tortas
Abre essa janela a Primavera quer entrar
Pra fazer da nossa voz uma só nota
Canto que é de canto que eu vou chegar,
Canto e toco um tanto que é pra te encantar
Canto para mim, qualquer coisa assim sobre você
Que explique a minha paz, tristeza nunca mais."

(Vamos procurar o CD aqui em Portugal)


5 comentários:

Anónimo disse...

Amigo, me mande seu endereço que faço questão de lhe enviar o cd!
Abraço!

Anónimo disse...

Arrisco-me a lhe dizer que SUPERA DE LONGE MARISA MONTE!!! Não é uma competição, eu sei... mas, ROBERTA É HONESTA CONSIGO MESMA...

Anónimo disse...

anônima não.. MEU NOME É CÍNTIA!! rsrsrs

Anónimo disse...

Olá
Sou daqui do Brasil..
Sou amigo da Roberta, ela é um doce, realmente ela é uma cantora que está arrebentando com todas as críticas e superando qualquer outra cantora... ela é demais....
O Braseiro é uma obra prima, merece todo o reconhecimento do mundo...
Eu amo essa garota..
Bjus a todos, Roberta em Portugal é sucesso TOTAL...
Teris

Anónimo disse...

Roberta, bom dia.
Parabens, eu nào so Brasileiro, mas Vocè me tocou no coraçào...favor continua assim...maravilhosa a peça da Vizinha!
Um abraço.
Piero