terça-feira, março 11

O POLIS, FARO E O DR. SILVA NOBRE

A propósito da descrição de um episódio (A Defesa de Faro)

Bela descrição que dá para pensar em tantas coisas, desde a evolução dos cuidados de saúde públicos à religião, desde os espaços públicos da cidade às suas figuras ilustres, como o Dr. Silva Nobre. A cidade que não sobrevive sem a iniciativa criadora das suas gentes, sem cuidar dos seus espaços mais nobres, sem criar riqueza, promovendo a economia, a educação, a cultura, a história, o ambiente, atraindo o investimento e a massa cinzenta.
Faro tem duas saídas para não se deixar apagar do mapa do desenvolvimento da região e do país: a universidade, pólo de atracção para a criação de riqueza na área do conhecimento e o turismo, pólo de atracção para criar riqueza na área da economia mercantil. Todos os investimentos estratégicos, numa época em que os recursos, incluindo os fundos comunitários vão ser cada vez mais escassos, deveriam ser canalizados, no essencial, para estas duas áreas.
O Polis pode ser um factor de mobilização de recursos útil para a dinamização de uma estratégia de desenvolvimento da cidade se não passar ao lado de qualquer uma delas.
.

Sem comentários: