terça-feira, março 11

O CARÁCTER

Águeda Sena, uma grande mulher da cultura portuguesa, enviou-me ainda a propósito disto, “O Carácter”, cujo autor é seu pai, Faria de Vasconcelos, acompanhado de uma simples dedicatória: Para o Eduardo Graça com afecto e admiração de Águeda Sena”.

Obrigada. Compreendo a mensagem e transcrevo alguns parágrafos soltos desse magnífico texto de seu pai, um extraordinário intelectual e pedagogo português, esquecido, cujos pensamento e acção foram marcantes na primeira metade do século XX:

Quero falar-vos do carácter.

É um tema que tem sido tratado muitas vezes. Há nele uma força de atracção e de fascinação poderosa e facilmente explicável. (…)

Uma pessoa de carácter não só delibera, não só pesa com vigor as razões que convém adoptar mas também toma uma decisão forte. Um acto de carácter é um acto de decisão pessoal, é a afirmação de uma acção intensa e vigorosa. (…)

Mas não basta ver com claridade, decidir-se pessoalmente. Uma pessoa de carácter é uma pessoa de acção, leva as suas decisões à prática, não fica fechado em si, nos seus castelos interiores, nos seus sonhos. Esse alguém quer dar vida às suas ideias, às suas decisões, tem sede e fome de realidades, o mundo exterior é luta pelo mundo interior que leva em si. (…)

Não fomos feitos para a luta e se a empreendemos, quantas vezes a abandonamos no meio do caminho. Fechamo-nos nas nossas casas, tapamos portas e janelas quando as responsabilidades e os ruídos da acção são mais fortes. E através de um buraquinho olhamos as peripécias do combate. Se eles ganham, estamos com eles e quase nos apoderamos do seu triunfo, se perdem, quando não lhes viramos as costas, caímos sobre eles como inimigos implacáveis. (…)

Uma qualidade mais do carácter é o entusiasmo, esse raro e largo poder de vibrar, de dar-se, de admirar.

O entusiasmo é criador, faz surgir a vida múltipla e fecunda. A palavra entusiasmo significa em Grego: “Deus está entre nós”. É admirável o sentido. E com efeito o entusiasmo tem algo de divino. Um ser entusiasta cria um mundo em si e cria-o em torno de si. (…)

Ser um carácter é criar e dar-se ao mesmo tempo! Nós os artistas, é o que fazemos.

.

Sem comentários: