quinta-feira, setembro 4

LÁ LONGE O FUTURO ... AQUI TÃO PERTO


Achei curiosa, e honesta, a reportagem do “Público” acerca da visita realizada, ontem, pelo 1º Ministro e pela Ministra da Educação, a algumas Escolas de Lisboa que estão em obras no âmbito do chamado “programa de modernização do secundário”.

A notícia está disponível no Público on-line e aproveitei para a transcrever para o IR AO FUNDO E VOLTAR tendo-me suscitado algumas simples, breves, reflexões:

1 – A Educação que é, desde há muito, uma sempre anunciada primeira prioridade dos governos não depende só do “software” mas também do “hardware”. O sucesso do projecto educativo de cada escola depende não só da qualidade, e organização, dos recursos humanos mas também das infra-estruturas físicas, dos edifícios e das condições para instalar e fazer funcionar os equipamentos. Trivial, mas é preciso fazer!

2 - Que pensará Manuela Ferreira Leite destes anunciados, e vultuosos, investimentos na modernização das escolas da rede pública após ter dito o que disse acerca do investimento … público? Ela que já foi Ministra da Educação! Sairá em defesa desta política no aguardado discurso de encerramento da Universidade de Verão do PSD no próximo fim-de-semana? Trivial, mas é preciso ter coragem!

2 - Fazer obras de fundo, mantendo os estabelecimentos a funcionar, exige um esforço suplementar aos órgãos de gestão das escolas, tal como aos professores, funcionários e alunos? O que pensarão os sindicatos de professores destes empreendimentos? Alguma crítica? Alguma palavra pública de incentivo ou congratulação? Trivial, mas é preciso ter vergonha!

3- Participei, há uns anos atrás, num movimento que conseguiu travar a saída da Escola Alemã de Lisboa para o concelho de Oeiras iniciativa que visava favorecer, certamente, algum empreendimento imobiliário nos valiosos terrenos que continua, e continuará, a ocupar na zona de Telheiras. A escola foi para obras de fundo, que estão em fase muito adiantada de conclusão, tendo muitas turmas funcionado, dois anos lectivos, em contentores. Trivial … trivial …
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