domingo, setembro 28

UM BAILE DE MÁSCARAS

Chris Steele-Perkins - Lithuania, Latvia and Estonia: Independence on Hold. Defaced Lenin and Stalin, Parliament Square, Vilnius 1991.

Apesar de tudo ainda me surpreendeu, dias atrás, a notícia de que o Comité Central do PCP aprovara, por unanimidade, o Projecto de Teses do XVIII Congresso. Mas é mesmo verdade assim como o teor das teses, propriamente ditas, que o Rui Bebiano comentou sob o sugestivo título “Rumo ao inconcebível”.

No que respeita à política internacional o PCP coloca-se ao lado “da luta dos povos em defesa da sua soberania e do direito inalienável a decidir dos seus destinos” abrindo um vasto, e intrigante, campo para todas as especulações se repararmos na lista dos países explicitamente citados e, ainda mais, ao incluir no seu programa a “luta contra a integração capitalista europeia”:

A luta contra o imperialismo conheceu um desenvolvimento particularmente importante nos últimos anos. A resistência à política de ingerência, agressão e guerra, em particular dos EUA, foi um traço marcante da luta dos povos em defesa da sua soberania e do direito inalienável a decidir dos seus destinos. No Iraque, no Afeganistão, na Palestina, no Líbano, em Cuba e na Venezuela, assim como na Síria, no Irão, na R.D.P. da Coreia, nos Balcãs, na Colômbia ou em Chipre, prosseguem batalhas decisivas para o futuro desses povos e para a estabilidade nas respectivas regiões que merecem a activa solidariedade dos comunistas portugueses. Nelas intervêm forças muito distintas na sua origem, objectivos e formas de luta, mas dispondo de real apoio de massas e convergindo na rejeição de arrogantes e humilhantes imposições externas e na defesa da cultura e soberania nacionais. A luta contra a integração capitalista europeia é parte integrante deste vasto movimento.

Mas, ao mesmo tempo, o líder de um dos povos indicados, o venezuelano Hugo Chavez, manifesta a mais profunda amizade com o governo português e o seu primeiro-ministro, fazendo acordos de monta com esse governo “de direita” e, pasme-se, o órgão de imprensa do partido comunista cubano noticia, com destaque, o evento, enquanto Fidel Castro titula – hoje - a sua crónica de apoio a Chavez, sem ironia, simplesmente assim: El socialismo democrático. Será a nova palavra de ordem do PCP?!
.

Sem comentários: