quarta-feira, fevereiro 18

PRÉ-HISTÓRIA


Seduziu-me também esta capa da qual me lembro muito bem. E lembrei-me que continuo a ser adepto incondicional do MES talvez porque me poupa a maçada de defender as suas propostas. A simples, e sábia, decisão de o extinguir libertou-me, e aos seus militantes, aderentes e simpatizantes, das obrigações que a sua existência exigia. Resta uma espécie de reconfortante filiação nas memórias pois nelas cabe toda a gente e ninguém.

Só não estou de acordo com o Pedro Rolo Duarte no parêntesis em que afirma que franjas do MES terão estado na origem do Bloco de Esquerda. As relações históricas entre o MES, a UDP e a LCI, em conjunto ou separado, revelam uma profunda incapacidade de gerar consensos duradoiros em prol da criação de uma frente política. Na verdade só ocorreram encontros de ocasião. Vou escrever um dia destes, com mais detença, acerca deste assunto.

Por isso não posso deixar de sorrir quando o Bloco de Esquerda, hoje, se reclama da Esquerda Socialista. Quanto muito foi o MES, por puro mimetismo, na época remota dos “amanhãs que cantam”, que se deslocou para o campo da esquerda revolucionária, ou extrema-esquerda, que é o verdadeiro campo político das organizações que deram origem ao Bloco.

O Bloco, ou interpostos ideólogos por ele, quando reivindica o ideário da esquerda socialista ensaia uma manobra, seguindo a velha táctica “entrista”, típica dos partidos trotskistas, visando capturar parte da “inteligência afecta ao PS”. O tom beatífico do seu líder é a face pós moderna da extrema-esquerda, já falecida, de cujos programa, e ideologia, a esmagadora maioria dos antigos acólitos do MES, por estarem vivos, se separaram há muito.

Não quer isto dizer que no Bloco não se possam encontrar meia dúzia de antigos filiados no MES, como também os há no PSD, mas, com toda a estima e consideração, são o que eu chamo de activos tóxicos. É no que dá a bendita liberdade … Haja saúde!
.

3 comentários:

Anónimo disse...

De facto, os "ex-MES" estão, agora, todos no "centrão". Assim, sempre podem comer umas migalhas do banquete.

Anónimo disse...

Tomei a liberdade de fazer um copianço deste post para o meu blogue, para registar um momento MES, do qual não fiz parte activa mas que sempre acompanhei com muita simpatia. Pedro R.Duarte, muito jovem na altura, não sei em que se fundamenta para misturar o BE com o nobre MES

Anónimo disse...

É totalmente verdade que a construção orgânica do Bloco de Esquerda, não teve raízes no essencial do que foi o MES.
Todavia, a àrea que o BE ocupa e os princípios que defende, não são, de modo nenhum, contraditórios com o projecto irreverente e emancipador que sempre reconheci no Movimento de Esquerda Socialista.
A maioria dos seus militantes terão 'resignado' (legítimamente) e sofreram tropismo para os exemplos de 'sucesso' dos Lellos, Mesquitas, Coelhos e Varas desta pobre nação, egoísta e 'esperta'.
Trocaram a tentativas de superação do modelo neo-liberal vigente pela sua reforma ou 'salvação'.
Sem saberem, são parte integrante dos activos tóxicos que têm contaminado a Esquerda, a que dizem pertencer.