Deixar uma marca no nosso tempo como se tudo se tivesse passado, sem nada de permeio, a não ser os outros e o que se fez e se não fez no encontro com eles,
Editado por Eduardo Graça
sábado, janeiro 19
Mar Português
Ó mar salgado, quanto do téu sal
São lâgrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valéu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena
Quem quere passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abysmo déu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Fernando Pessoa
sexta-feira, janeiro 18
quinta-feira, janeiro 17
terça-feira, janeiro 15
segunda-feira, janeiro 14
sábado, janeiro 12
UMA APOSENTAÇÃO EXEMPLAR
Faz tempo que não escrevia directamente na tela branca do absorto como tantas vezes no passado. São ciclos que se cumprem conforme a disponibilidade, e vontade, da cada um em intervir no espaço público. Hoje o que me suscita a vontade de contrariar essa tendência é a notícia da passagem à aposentação da actual presidente da Câmara Municipal de Palmela por quem tenho a maior simpatia pessoal além do mais por ser uma autarca que conhece bem, por experiência profissional, o sector cooperativo ao qual tenho dedicado, no contexto da economia social, estes últimos anos da minha vida.
O que quero dizer neste espaço, reafirmando o que já tenho escrito, é que não há volta a dar à tendência para aumentar a idade de aposentação que resulta da chamado envelhecimento demográfico versus sistema de providência baseado no modelo de redistribuição. Toda esta matéria, sem prejuízo de pontos de vista diferente acerca das políticas a adoptar, está muito bem estudada tendo sido objecto de consensos alargados.
A minha posição acerca da questão em apreço é até bastante heterodoxa pois sou favorável a que, num enquadramento legal adequado, cada cidadão deverá ser livre de escolher a idade da aposentação, não existindo limite máximo de idade, mas que os valores das pensões deveriam ter um tecto (como acontece em alguns países) e ser atribuídas, conforme o tempo de trabalho, de forma equitativa.
Esta situação de aposentação e um titular de um cargo político com menos de 50 anos de idade com contagem de tempo a dobrar - no que respeita ao exercício da função política - só contribui para descredibilizar o sistema actual mostrando a ponta do icebergue das injustiças do modelo do designado "Estado Social".
Serve este episódio ( a meu ver infeliz) para alertar da necessidade, e urgência, de todas as forças politicas e sociais, sem excepção, encontrarem dentro de si próprias a capacidade de tolerância, participação e abertura ao diálogo para, nas sedes próprias, encontrarem as melhores soluções, em primeira linha, para que o "Estado Social" se mantenha e fortaleça - sim, fortaleça!, o que só poderá ser assegurado por mecanismos que assegurem, aos olhos de todos, mais justiça e equidade nas contribuições (receitas) e nas prestações (despesas) com o equilíbrio que o tempo presente reclama.
Se não formos capazes, como comunidade democrática e livre, de encontrar modelos de gestão dos recursos públicos ( de todos) resultantes do mais amplo consenso, não nos admiremos que ressurjam os mais desvairados populismos que, em última análise, tenderão a pôr em causa o próprio regime democrático. O assunto é sério!
O que quero dizer neste espaço, reafirmando o que já tenho escrito, é que não há volta a dar à tendência para aumentar a idade de aposentação que resulta da chamado envelhecimento demográfico versus sistema de providência baseado no modelo de redistribuição. Toda esta matéria, sem prejuízo de pontos de vista diferente acerca das políticas a adoptar, está muito bem estudada tendo sido objecto de consensos alargados.
A minha posição acerca da questão em apreço é até bastante heterodoxa pois sou favorável a que, num enquadramento legal adequado, cada cidadão deverá ser livre de escolher a idade da aposentação, não existindo limite máximo de idade, mas que os valores das pensões deveriam ter um tecto (como acontece em alguns países) e ser atribuídas, conforme o tempo de trabalho, de forma equitativa.
Esta situação de aposentação e um titular de um cargo político com menos de 50 anos de idade com contagem de tempo a dobrar - no que respeita ao exercício da função política - só contribui para descredibilizar o sistema actual mostrando a ponta do icebergue das injustiças do modelo do designado "Estado Social".
Serve este episódio ( a meu ver infeliz) para alertar da necessidade, e urgência, de todas as forças politicas e sociais, sem excepção, encontrarem dentro de si próprias a capacidade de tolerância, participação e abertura ao diálogo para, nas sedes próprias, encontrarem as melhores soluções, em primeira linha, para que o "Estado Social" se mantenha e fortaleça - sim, fortaleça!, o que só poderá ser assegurado por mecanismos que assegurem, aos olhos de todos, mais justiça e equidade nas contribuições (receitas) e nas prestações (despesas) com o equilíbrio que o tempo presente reclama.
Se não formos capazes, como comunidade democrática e livre, de encontrar modelos de gestão dos recursos públicos ( de todos) resultantes do mais amplo consenso, não nos admiremos que ressurjam os mais desvairados populismos que, em última análise, tenderão a pôr em causa o próprio regime democrático. O assunto é sério!
sexta-feira, janeiro 11
quinta-feira, janeiro 10
A BOLEIA PERDIDA
Nas férias de verão, em finais dos anos 60, costumava ir à
boleia de Faro a Armação de Pêra. Era uma boleia certa. Ida e volta. Eu ia
namorar. Mas um dia a boleia de volta falhou. Fiquei pendurado no sítio
combinado. À beira da estrada. E nada. Fez-se noite e as minhas esperanças
desvaneceram-se. Sem dinheiro, que só havia pouco, regressei a pé, à vila.
A namorada já estava longe e perto. Em casa de seus pais e eu lá não ia.
Na época não havia telemóveis e na casa de meus pais nem telefone fixo. Só na
loja mas tinha encerrado. Não os pude avisar da minha ausência para o jantar.
Havia que tomar medidas de emergência. Encontrar alguém amigo, ou
conhecido, para pedir algum emprestado. A minha decisão, inevitável, tinha sido
a de pernoitar em Armação de Pêra. Por sorte, à primeira volta pela vila,
apareceu uma mão amiga. Procurei uma pensão. Havia quartos disponíveis apesar de
ser verão. Sei que estávamos em 1968 pois retenho na memória as imagens dos
Jogos Olímpicos, desse ano, que passavam na TV.
Dormi e de manhã
regressei ao ponto de encontro habitual na praia. O meu surgimento, cedo, foi
uma surpresa. Breves explicações e o resto foram as carícias de um verão
promissor. Águas límpidas e areias finas, beber a vida de um trago, a
reencarnação da própria beleza...
Nesse dia regressei a casa o mais
depressa possível e, desta vez, sujeito ao horário do autocarro. Os meus pais
não me pediram qualquer explicação, nem disseram uma palavra. Sofreram, em
silêncio, a minha ausência inesperada. Imagino os seus receios e medos.
Fiquei a admira-los ainda mais. A sua confiança em mim era
ilimitada. Nunca os esquecia e eles sempre me perdoavam.
quarta-feira, janeiro 9
UM PEQUENO DETALHE (2ª EDIÇÃO)
Hoje na véspera da tomada de posse de Chávez, após ter ganho as eleições, sabemos que o acto não terá lugar. Chávez, a crer nos seus próprios correligionários, não está em condições de comparecer por razões de saúde. Neste contexto veio-me à memória o que escrevi em setembro de 2007 e que a presente situação, de forma dramática, confirma:
Não vale a pena ter contemplações com este tipo de projecto de poder. Não há ditaduras a prazo. Não há ditaduras democráticas. O que Chávez quer toda a gente entende muito bem. Quer o bem dos pobres. Todos os ditadores querem o bem dos pobres. É um caminho conhecido que acaba sempre mal. Ainda pior quando os ditadores são levados ao poder através de eleições. Um dia destes Chávez deu-se ao luxo de apresentar o seu projecto de poder comparando-o com o das democracias liberais nas quais, para ele, os políticos também se perpetuam no poder. Pura aldrabice! Salvo o caso das monarquias nas quais o poder do monarca é simbólico, ou de representação, todos os regimes democrático, nos países da UE, e não só, integram mecanismos que inviabilizam a perpetuação no exercício do poder de qualquer partido ou personalidade. Os modelos são diversos mas o princípio é o da livre escolha, através de eleições democráticas, regulares, dos presidentes e dos governos. Existe até, nalguns casos, limitação do número de mandatos. É o caso do presidente da República, em Portugal, que não pode exercer o cargo por mais do que dois mandatos seguidos. É claro que sempre nos podemos colocar naquela posição de pessimismo absoluto, à beira do niilismo, de considerar todos os regimes políticos e respectivos protagonistas desprezíveis. “São todos iguais!” diz o povo amiudadas vezes. Os seres pensantes têm por obrigação contrariar este populismo de pacotilha. Essa é mesmo uma condição essencial para que os que pensam da democracia o pior possível possam continuar a dispor da liberdade de dizer mal dela. Um pequeno detalhe na fronteira entre a liberdade e a tirania.
Não vale a pena ter contemplações com este tipo de projecto de poder. Não há ditaduras a prazo. Não há ditaduras democráticas. O que Chávez quer toda a gente entende muito bem. Quer o bem dos pobres. Todos os ditadores querem o bem dos pobres. É um caminho conhecido que acaba sempre mal. Ainda pior quando os ditadores são levados ao poder através de eleições. Um dia destes Chávez deu-se ao luxo de apresentar o seu projecto de poder comparando-o com o das democracias liberais nas quais, para ele, os políticos também se perpetuam no poder. Pura aldrabice! Salvo o caso das monarquias nas quais o poder do monarca é simbólico, ou de representação, todos os regimes democrático, nos países da UE, e não só, integram mecanismos que inviabilizam a perpetuação no exercício do poder de qualquer partido ou personalidade. Os modelos são diversos mas o princípio é o da livre escolha, através de eleições democráticas, regulares, dos presidentes e dos governos. Existe até, nalguns casos, limitação do número de mandatos. É o caso do presidente da República, em Portugal, que não pode exercer o cargo por mais do que dois mandatos seguidos. É claro que sempre nos podemos colocar naquela posição de pessimismo absoluto, à beira do niilismo, de considerar todos os regimes políticos e respectivos protagonistas desprezíveis. “São todos iguais!” diz o povo amiudadas vezes. Os seres pensantes têm por obrigação contrariar este populismo de pacotilha. Essa é mesmo uma condição essencial para que os que pensam da democracia o pior possível possam continuar a dispor da liberdade de dizer mal dela. Um pequeno detalhe na fronteira entre a liberdade e a tirania.
segunda-feira, janeiro 7
domingo, janeiro 6
O FUNERAL DE ALBERT CAMUS - 6 de JANEIRO DE 1960
Le 6 janvier
1960, une foule d´anonymes et quelques amis se retrouvent devant la grande
maison de Lourmarin où le corps d´Albert Camus a été transporté dans la nuit.
Quatre villageois portent le cercueil que suivent son épouse, son frère Lucien,
René Char, Jules Roy, Emmanuel Roblès, Louis Guilloux, Gaston Gallimard et
quelques amis moins connu, parmi lesquels les jeunes footballeurs du village.
Le cortège avance lentement dans cette journée un peut froide et atone de ce
« pays solennel et austère – malgré
sa beauté bouleversante ».
Devant le caveau,
Francine Camus jette une rose sur le cercueil. Le maire prononce une courte
allocution et le silence n´est troublé que par le bruit de la terre sue le bois
de la bière.
L´heure est de
recueillement. Les communiqués officiels, les télégrammes affluent. Tous
unanimes dans l´hommage et l´affliction conjugués.
Les temps ont
changé, et ils sont nombreux, les détracteurs d´hier qui saluent aujourd´hui la
disparition de celui aux côtés duquel ils avaient obstinément refusé de
marcher. Celui qui, au terme de tant d´attaques et de malveillance, avait choisi
de s´enfermer dans un douloureux silence.
Les premiers tirs
étaient venus de gauche, et plus particulièrement du parti communiste qui ne
pardonnait pas à cet ex-compagnon de route de prendre du recul, de regarder en
face certaines réalités. De dire l´intolérable :
le stalinisme, les camps, les idéaux mis au pas par des tyrans de
l´histoire.
In Les Derniers
Jours de la vie d´Albert Camus, José Lenzini, Actes Sud
sexta-feira, janeiro 4
ALBERT CAMUS - O DIA DA SUA MORTE NO ANO DO CENTENÁRIO [1913-1960]
Em 2013 celebra-se o
centenário de Albert Camus, nascido em 7 de novembro de 1913, na Argélia.
Não estranhará a ninguém que aqui o evoquemos ainda com mais assiduidade ao
longo deste ano. Este é o primeiro post de uma série que contamos dedicar à sua
personalidade e à sua obra. Hoje é o dia do 53º aniversário
da sua morte, ocorrida em 4 de janiro de 1960.
Camus publicou em vida dezanove obras, de 1937 a 1959, entre
as quais se destacam os romances (“L’Étranger” em 1942, “La Peste” em 1947), as
novelas (“La Chute” em 1956, “L’Exil et le Royaume” em 1957) as peças de teatro
(“Caligula” e “Le Malentendu" em 1944, “L’État de siège" em 1948,
“Les Justes” em 1950), e os ensaios (“L’Envers et l’Endroit" em 1937,
“Noces” em 1939, “Le Mythe de Sisyphe” em 1942, “Les lettres à un ami allemand”
em 1945, “L´Homme révolté” em 1951 e”LÊté” em 1954). É necessário ainda juntar
três recolhas de ensaios políticos (“Les Actuelles”), “Les deux Discours de
Suède” (pronunciados aquando da atribuição do Nobel) e a contribuição para a
obra de Arthur Koestler intitulada “Réflexions sur la peine capitale”.
Outras obras foram editadas após a sua morte entre as quais
se contam o “diário” dos seus pensamentos e leituras, assim como notas de
trabalho, publicado sob o título “Carnets”; o diploma de estudos superiores de
1936: “Métaphysique chrétienne et néoplatonisme”, publicado pela “La Pléiade”;
o romance inédito, “La Morte heureuse”, cuja redacção data de 1937; o
manuscrito inacabado, encontrado na pasta de Camus depois do acidente de viação
que o vitimou:“Le Premier Homme”, esboço do que viria a tornar-se o seu grande
romance quasi autobiográfico e ainda a sua correspondência com o amigo Jean
Grenier.
quarta-feira, janeiro 2
12-8
Hoje pela manhã cedo fui fazer os exames da medicina do
trabalho – pois eu trabalho e tenho muito orgulho em trabalhar – e sinto sempre
um vago sentimento de medo quando faço exames médicos seja de medicina do
trabalho, ou quejandos, e o medo faz-me subir a tensão arterial, (só a bata
branca me atemoriza), e disse-o ao médico, afável, que após a medição me disse
12-8, sem mais nem menos, admirável surpresa, tão baixa, e logo me lembrei quão
efémera é a vida. O dia seguiu sem mais surpresas… e longo será este ano!
terça-feira, janeiro 1
ANTÓNIO MARQUES JÚNIOR
HOMENAGEM A ANTÓNIO MARQUES JÚNIOR MILITAR DEMOCRATA E POLÍTICO DE CORPO INTEIRO, UM CIDADÃO ENTRE PARES, QUE PARTILHOU A LIDERANÇA DA REVOLUÇÃO DO 25 DE ABRIL ASSUMINDO TODOS OS RISCOS SEM NADA PEDIR EM TROCA. QUE VIVA!
segunda-feira, dezembro 31
BOM ANO DE 2013
Uma fotografia que me foi oferecida, agora mesmo, pelo Helder Gonçalves ilustrando a paisagem do sítio onde o ano novo nascerá para mim (Azenhas do Mar). Para todas e todos, amigas e amigos, conhecidas (os) e reconhecidas (os), de todos os graus e intensidades, tempos e lugares, Bom Ano de 2013, com um abraço. |
domingo, dezembro 30
OS EREMITAS
O interesse de Afonso Henriques pelas novas formas de vida religiosa que apareciam no Condado Portucalense manifestou-se, como vimos, no apoio concedido aos Templários e Hospitalários e na protecção aos fundadores de Santa Cruz de Coimbra. (…) Os eremitas são, por sua própria natureza, avessos a soluções institucionais, mas inserem-se na mesma corrente inovadora. Formaram, talvez, a sua corrente mais radical, como haviam sido no século IV, os do Egipto e da Síria. Inovadores, inconformistas, avessos a qualquer espécie de organização, representam bem a energia, o entusiasmo, a criatividade e o desprendimento que caracterizam o fenómeno religioso no século XII. Também apareceram em Portugal, de forma espontânea, com as mesmas características do que no resto da Europa.
(…)
Afonso Henriques também acompanhou o movimento eremítico português. Fê-lo, mesmo, com uma surpreendente precocidade, porque o primeiro diploma autêntico que dele se conhece é justamente, como já vimos, uma carta de couto em favor dos eremitas de São Vicente de Fragoso, no actual concelho de Barcelos, datada de 4 de Dezembro de 1127, ou seja, meio ano antes da batalha de São Mamede.
(…)
Um dos aspectos mais importantes do fenómeno eremítico do século XII é o facto de ter sido absorvido pelos movimentos contemporâneos mais institucionalizados, em particular pela ordem de Cister e pela ordem premonstratense.
(…)
(Os eremitérios) integraram-se em movimentos religiosos da corrente renovadora da época, na qual, apesar das diferenças que separavam entre si os três ramos de monges, cónegos regrantes e eremitas, se influenciaram umas às outras. Seja com for, Afonso Henriques, ao proteger os eremitas, devia apreciar vivamente o seu fervor e o seu dinamismo.
In “D. Afonso Henriques” de José Mattoso, ”8. “Eremitas, cistercienses e monjas”, pgs. 90/94 (22).
[Notas da minha leitura da extraordinária biografia "D. Afonso Henriques", de Mattoso, em setembro de 2007, demonstração eloquente de como a história torna irrelevantes - que não potencialmente nocivas - todas as políticas que a ignorem.]
(…)
Afonso Henriques também acompanhou o movimento eremítico português. Fê-lo, mesmo, com uma surpreendente precocidade, porque o primeiro diploma autêntico que dele se conhece é justamente, como já vimos, uma carta de couto em favor dos eremitas de São Vicente de Fragoso, no actual concelho de Barcelos, datada de 4 de Dezembro de 1127, ou seja, meio ano antes da batalha de São Mamede.
(…)
Um dos aspectos mais importantes do fenómeno eremítico do século XII é o facto de ter sido absorvido pelos movimentos contemporâneos mais institucionalizados, em particular pela ordem de Cister e pela ordem premonstratense.
(…)
(Os eremitérios) integraram-se em movimentos religiosos da corrente renovadora da época, na qual, apesar das diferenças que separavam entre si os três ramos de monges, cónegos regrantes e eremitas, se influenciaram umas às outras. Seja com for, Afonso Henriques, ao proteger os eremitas, devia apreciar vivamente o seu fervor e o seu dinamismo.
In “D. Afonso Henriques” de José Mattoso, ”8. “Eremitas, cistercienses e monjas”, pgs. 90/94 (22).
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