quarta-feira, janeiro 15

COLECÇÃO DE CONCEIÇÃO NEUPARTH - 25 de abril - 40 anos, 12


                                                                MES – Amadora

Esta fotografia foi obtida, certamente, aquando da campanha para as eleições legislativas de 25 de Abril 1976. O MES, de forma autónoma, só participou nas eleições para a Assembleia Constituinte, realizadas a 25 de Abril de 1975, e nas primeiras eleições legislativas realizadas exactamente um ano depois.

A sua extinção foi o resultado de uma dura luta entre duas correntes que se confrontaram no 4º Congresso e ocorreu, como tenho vindo a documentar, através de um jantar/festa, no dia 7 de Novembro de 1981. É esta a data exacta, confirmada pelo António Pais através da sua agenda e das fotografias, de sua autoria, que testemunham as presenças nesse evento.

A revista “Sábado”, na sua edição de 11 de Março, publicou a fotografia de grupo, que deu início a esta série, sem referir a fonte o que é lamentável e não abona acerca da deontologia profissional dos autores de uma reportagem acerca da carreira política de um dos fotografados, José António Vieira da Silva, actual Ministro da Trabalho.

Outras fotografias do jantar de extinção do MES se seguirão para surpresa de alguns dos próprios fotografados.

PUBLICADO EM 19 DE MAIO DE 2006

1 comentário:

Isabel disse...

Só para informar que doei ao Ephemera toda a documentação que tinha do MES, estando a mesma a ser digitalizada e colocada no site. Pode ser que encontre documentos que lhe interessem.
http://ephemerajpp.com/