quarta-feira, novembro 24

Política plástica

Sou sincero. Não vi com atenção a entrevista do PM a Judite de Sousa. Passei por lá uns segundos. O suficiente para entender a natureza da entrevista.

Depois já li o que JPP escreveu. Está tudo dito. A lógica é a de aparecer ou morrer. Já escrevi aqui acerca da natureza da relação entre o PM e a comunicação.

Há uma banda musical que ostenta uma designação muito interessante: é a “banda plástica”. Fazem muito bem animação de rua, tocam bem, vestem-se de forma divertida, fazem da música uma autêntica diversão. Gosto muito da “banda plástica”.

A “política plástica” é bem menos divertida. Era preciso estar vestido a preceito, tocar boa música, aparentar, ao menos, um ar divertido. É provável que o problema seja meu. Não estou habituado ao estilo.

Tenho uma fé profunda na capacidade dos homens para se fazerem entender. Não creio que o PM não se faça entender. Aqueles que o ouvem têm que acreditar que ele acredita naquilo que diz. É esse o problema. O PM não faz com que os outros acreditem que ele acredita. É um problema de credibilidade.

Na “banda plástica” não é preciso acreditar. Gosta-se ou não se gosta. Com o PM é preciso acreditar. Mesmo que não se goste. Mas, além dos indefectíveis, alguém acredita? Há quem diga que este é um problema de toda a política contemporânea. É a autenticidade que se ausentou para parte incerta.

Sem comentários: