quinta-feira, dezembro 23

Fundo ao Fundo

Os trabalhadores da CGD afirmaram, hoje, que o Ministro Bagão Félix é mentiroso. Quem sou eu para os desmentir.

A CGD tem um fundo de pensões. Outras empresas criaram fundos de pensões. A CGD é a maior empresa do sector financeiro português. Um fundo de pensões é um “mealheiro” no qual se acumulam fundos para prover aos encargos futuros com as reformas dos trabalhadores.

É uma fórmula de “contrato de empresa” em prol da estabilidade laboral e da paz social. Alivia o Estado. É uma solução, em regra, preconizada por todos os políticos e gestores de bom senso mas sempre foi reivindicada pela direita.

A direita no poder, ironia das ironias, acaba de “nacionalizar”, o fundo de pensões da CGD. Primeiro uma parte, agora outra fatia, depois se verá… tudo para “benefício dos trabalhadores”. Já tinha acontecido o mesmo a outros. É uma tentação que estava à vista de todos face ao fracasso da “venda do património”, à pressão do tempo e à ditadura do deficit.

Este processo de liquidação (ou enfraquecimento) dos fundos de pensões é uma política a que fica ligado o nome de Bagão Félix. Às arrecuas é a direita radical no seu melhor. A direita radical (ou extrema direita), em Portugal, não é liberal, é mansa, beata e dissimulada além de populista e socializante, como todas, em qualquer parte do mundo. Bagão Félix é, no governo, o seu expoente máximo.

Estamos sempre a aprender. Se pensam que já viram tudo estão bem enganados. E o melhor ainda está para vir.

Sem comentários: