domingo, junho 19

"Bukharine, Minha Paixão" e Ludgero Pinto Basto


Capa da Edição Russa. Edição Portuguesa da Terramar

Abateu-se um calor de chumbo sobre Lisboa. Queria comprar o livro "Bukharine, Minha Paixão", escrito pela mulher de Bukharine, Anna Larina Bukharina. Sabia que tinha surgido nas bancas mas só me decidi quando este sábado li, no “Expresso”, uma entrevista, antiga, mas inédita, com o médico comunista Ludgero Pinto Basto cuja mística sempre me seduziu, além do mais, por ser amigo do seu filho Ludgero.

Foi o “velho militante comunista” que fez a tradução do livro para português. Morreu o mês passado com 96 anos sem o ter visto no mercado. A sua morte mereceu algumas referências esparsas e breves apesar da importância do seu legado ao PCP tendo sido, inclusive, com Álvaro Cunhal e Francisco Miguel membro do Secretariado do partido no final dos anos 30.

Não deixa de ser assinalável que, mantendo-se fiel ao PCP, tenha sido um crítico do Estalinismo como decorre, explicitamente, do teor da entrevista publicada no Expresso e do seu interesse pelo extraordinário testemunho histórico de Anna Larina.

Mais espanta que, quer a entrevista, quer o livro, só tenham surgido a público após a morte de Ludgero Pinto Basto. Mistérios... .

Ler ainda Água Lisa (2)

1 comentário:

Rose Bahiana disse...

Sou brasileira, morei no Rio, hoje estou em Salvador, Bahia, nunca consegui comprar esse livro no Brasil. Achei que tinha sonhado que ele existia. E li sobre ele numa resenha no jornal O Globo.