sexta-feira, setembro 22

"A BRASILEIRA"

Posted by Picasa Fotografia de “A Defesa de Faro”

Havia uma bandeja de latão ou de níquel um metal qualquer e nela luziam depositados os copos escorrendo aquele suor da água gelada que se engolia de um trago sem mais. E gelados com o sabor dos gelados artesanais que não eram para comprar todos os dias mas só nos dias de festa. Como quando fiz a comunhão solene ou o crisma já não sei que me desculpe a minha boa mãe que tanto insistiu e lhe fiz a vontade e sozinho já não sei porquê fui tentado e pequei com um deles comendo-o antes do tempo devido. No sopé da avenida do liceu na brasileira de um lado sentavam-se os clientes normais e do outro os pides e os distraídos desta divisória da casa. É um lugar de todas as encruzilhadas da minha vida na cidade de Faro onde nasci. Por ali passa o caminho trilhado anos sem fim a caminho de todos os caminhos ali nasce a rua João Lúcio o grande poeta algarvio esquecido onde sobrevive cercada pelo vandalismo urbanístico a vivenda de família de minha mulher por ali deambulei a caminho do cinema ao ar livre da esplanada de s. Luís uma preciosidade de que a cidade se deixou espoliar ou a caminho do velho estádio com o mesmo nome que acolhia o farense que a cidade abandonou. O progresso secou as gotículas de água que escorriam dos copos pousados na bandeja de latão ou de níquel que me saciavam a sede nos dias de calor. A encruzilhada ainda lá está mas morreu. Parece que o espaço envolvente encolheu. Sem a afirmação de um gosto alternativo ao passado a que vulgarmente se chama modernidade o progresso é nada. É no que se transformou aquela encruzilhada.

[Post publicado em “A Defesa de Faro. A fotografia retrata o espaço físico no qual existia o café “A Brasileira” mas não é, evidentemente, nem da época das minhas deambulações nem contemporânea.]

1 comentário:

Anónimo disse...

PORTO, 2006.09.22
“ A BRASILEIRA DO MEU TEMPO....”
Era um café chic para a época. Situava-se no princípio do avenida do Liceu em frente à papelaria Artys do Sr. Capela. Era um estabelecimento que albergava gente bem. Eu, que estudei em Faro oriundo da periferia, passava por lá às vezes mas não era assíduo. O café era frequentado pelo Zeca Afonso que foi professor de francês no meu tempo na Escola Comercial. E também pelo professor de ginástica do Liceu (mais tarde também meu professor no Magistério Primário onde fui colega da Ilda Capela e da Rute) que fazia equipe com os Profs Xico Zambujal e Daniel Faria. Mas as figuras típicas do café, as mais interessantes, eram, na minha opinião, o Arquitecto Hermínio professor no Liceu, creio, sempre de laço e o explicador Gil, um lisboeta que apareceu por lá e que se tornou muito popular entre a malta do Liceu a quem explicava matemática.
JS