quinta-feira, setembro 28

28 SETEMBRO - 1974

Posted by Picasa Imagem daqui

28 de Setembro de 1974 – “Em resposta à anunciada manifestação da Maioria Silenciosa são organizadas barricadas populares junto às saídas de Lisboa e um pouco por todo o país. No final dessa noite, os militares substituem os civis nas barricadas. Mais de uma centena de pessoas, entre figuras gratas ao regime deposto, quadros da Legião Portuguesa e participantes activos da manifestação abortada da Maioria Silenciosa, são detidas por Forças Militares.”

In Cronologia do “Centro de Documentação 25 de Abril” da Universidade de Coimbra

Actualização: ver o trabalho de investigação de José Pedro Castanheira.

2 comentários:

Anónimo disse...

PORTO, 2006.09.28
"O FASCISMO NÃO PASSOU"
A frase tem força e é bom repetirmos que o fascismo não voltará. Faz hoje 32 anos que teve lugar esse acontecimento. Acho que as pessoas que viveram o 25 de Abrl deveriam fazer um balanço todos os dias acerca da evolução das coisas e saber se essas mesmas coisas estão a marchar bem. Por exemplo, Saramago aqui há uns tempos disse qu " les choses ne marche pas bien..."
jS

tativic disse...

O que Saramago disse-em Espanha e em espanhol, dado não saber françês...não tem nada a ver com Portugal-"ce sont des affaires môches"! O que interessa é termos a noção desta grande verdade: Mesmo com todo o alarido e folclore destrutivo, comunista, o "fascismo"soviético, não se conseguiu impor em Portugal, embora tenha causado muitos danos a vários níveis.Hoje, cada vez me convenço mais de que Spínola tinha razão!!!