domingo, janeiro 7

Maria da Conceição Newparth

Posted by Picasa Mural pintado na Rua António Maria Cardoso em homenagem aos cidadãos assassinados pela PIDE no dia 25 de Abril de 1974 [Já desaparecido].

Só ontem tomei conhecimento da morte de Maria da Conceição Newparth. Tive oportunidade de a conhecer mas não me incluía entre os seus amigos íntimos. Sei que a sua acção política, antes e depois do 25 de Abril, foi discreta mas eficaz, como referem os testemunhos daqueles que a conheceram de perto.

Tive a oportunidade de conhecer, recentemente, na íntegra, a surpreendente colecção de fotografias dos “Murais de Abril” que legou ao “Centro de Documentação 25 de Abril” da Universidade de Coimbra, e de organizar uma homenagem à sua figura aquando da celebração do 25 de Abril de 2006.

Nesse contexto foi organizada, uma modesta, mas significativa, exposição de um fragmento daquela colecção de fotografias a que foi dado o título de “Murais Artísticos de Abril”. Algumas dessas fotografias já foram, aliás, aqui publicadas.

A que hoje publico, pela primeira vez, tem uma história particular na justa medida que se refere a um mural a cuja produção e execução eu próprio estive associado.

Aqui lhe rendo a minha homenagem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Experiência. Será desta?

Anónimo disse...

Parece que consegui. Era apenas para dizer que gostei muito deste post - espero, assim, que as memórias se não percam em condomínios de luxo.